Buscar

CCJ0039-WL-A-PA-09-Direito Processual do Trabalho-128460

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 
			 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO - CCJ0039
			
		
		
			Título
			DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				9
			
 
 Tema
		 Fase probatória; razões finais e renovação da tentativa de conciliação. Sentença.
		
		 Objetivos
		 O aluno precisa saber que a prova oral é muito utilizada na Justiça do Trabalho, razão pela qual é preciso conhecer as peculiaridades existentes, no que se refere ao procedimento a ser adotado na hipótese de indeferimento pelo juiz da prova requerida, bem como as consequências advindas quando a parte intimada para prestar depoimento deixar de comparecer. Além disso é preciso saber que a exigência de prova pericial para provar insalubridade e periculosidade, e os entendimentos do TST sobre os temas.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 Fase probatória: ônus da prova no processo de trabalho; meios de prova, peculiaridades. Razões finais e renovação da tentativa de conciliação. Sentença.
	
	 Aplicação Prática Teórica
 CASO CONCRETO:
  
 (OAB/FGV 2011.3) Tício ajuizou ação trabalhista em face da empresa Hora Certa Ltda., na qual pretendia receber horas extras e reflexos. Na própria petição inicial já havia impugnado os controles de ponto aduzindo que não havia variação de horário. Na audiência, a ré trouxe os documentos, juntando-os com a contestação e declarou que pretendia produzir prova testemunhal acerca do pedido do autor. O juiz, após examinar a documentação, indeferiu a prova testemunhal da ré.        Na sentença, o juiz julgou procedente o pedido do autor. Considerando as regras de distribuição do ônus da prova, o juiz agiu corretamente? Fundamente. 
  
 1ª QUESTÃO OBJETIVA:
  
 (OAB/FGV - 2011.3 – DUQUE DE CAXIAS) No Processo do Trabalho, em relação ao ônus da prova, assinale a alternativa correta.
 (A) É do empregador quanto à alegação de inexistência de vínculo de emprego, se admitida a prestação de serviços com outra qualidade.
 (B) É sempre do empregador nas reclamações versando sobre horas extras.
 (C) É sempre da parte que fizer a alegação, não importando o comportamento da parte contrária a respeito.
 (D) É sempre do empregador nas reclamações versando sobre equiparação salarial.
  
 2ª QUESTÃO OBJETIVA:
  
 (OAB/FGV 2012 – IPATINGA) - Em audiência inicial de uma ação trabalhista, infrutífera a proposta de conciliação, foi recebida a contestação e, ato contínuo, adiada a audiência em razão da ausência da testemunha indicada pelo réu. Foram intimadas as partes e patronos, sob as penas da lei, para comparecimento em nova data para produção das demais provas requeridas, isto é, oitiva de testemunhas e depoimento pessoal das partes. Na data e hora marcadas o autor se atrasou e não respondeu ao pregão quando chamado seu nome.
 Dados os fatos acima, assinale a afirmativa correta.
 A) A ausência do reclamante à audiência provoca a revelia.
 B) A ausência do reclamante provoca automaticamente a improcedência dos seus pedidos.
 C) A ausência do reclamante à audiência provoca o arquivamento do processo.
 D) A ausência do reclamante à audiência pode resultar na confissão em seu desfavor, se cominada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes