Buscar

CCJ0039-WL-A-PA-13-Direito Processual do Trabalho-128449

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
			 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO - CCJ0039
			
		
		
			Título
			DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				13
			
 
 Tema
		 Execução Trabalhista. Regras gerais
		
		 Objetivos
		 O aluno precisa conhecer as regras gerais e especiais que regem a execução trabalhista, em especial o fato de a CLT possuir poucos artigos sobre a execução, razão pela qual prevê a aplicação da lei de execução fiscal que, por sua vez, prevê a incidência do CPC de forma subsidiária, fatos que geram muitas controvérsias. É importante destacar que os recursos trabalhistas, por terem efeito apenas devolutivo, permitem a execução provisória, o que imprime maior celeridade no trâmite processual.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 Execução Trabalhista: regras gerais; execução provisória e definitiva; liquidação de sentença: cálculos, arbitramento, artigos. Citação do executado. Penhora: bens penhoráveis e bens impenhoráveis.
	
	 Aplicação Prática Teórica
 CASO CONCRETO:
  
 A empresa Brasiliense Ltda. foi condenada ao pagamento de verbas trabalhistas postuladas na ação trabalhista proposta por Maria Joaquina. Inconformada, a empresa interpôs recurso ordinário, que ainda esta pendente de julgamento no Tribunal Regional do Trabalho. Iniciou-se a execução provisória fixando-se o valor da execução em R$30.000,00 (trinta mil reais).  Devidamente citada, na forma do art. 880, da CLT, a empresa nomeou a penhora uma máquina industrial avaliada em R$40.000,00 (quarenta mil reais), Contudo, a Reclamante não aceitou o bem nomeado e o juiz determinou a penhora online, o que afetou a situação financeira da empresa que ficou sem a quantia necessária para efetuar o pagamento do salário dos seus atuais empregados.
  
 Diante do caso apresentado, na qualidade de advogado (a) consultado (a) pela empresa Brasiliense Ltda. indique a medida processual adequada para a liberação do valor penhorado, considerando que não cabe a interposição de agravo de petição. Justifique.
  
 1ª QUESTÃO OBJETIVA:
  
 (OAB/FGV – 2012.1) Relativamente à execução trabalhista, assinale a afirmativa correta.
 A) Pode ser por título judicial ou extrajudicial. São títulos extrajudiciais os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministério Público do Trabalho, os termos de conciliação firmado perante as Comissões de Conciliação Prévia e os cheques sem fundo passados pelo empregador ao empregado.
 B) Pode ser por título judicial ou extrajudicial. São títulos judiciais unicamente as decisões passadas em julgado com efeito suspensivo e são títulos extrajudiciais os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministério Público do Trabalho e os termos de conciliação firmado perante as Comissões de Conciliação
 Prévia.
 C) Dependem de prévia liquidação, pelo que só podem ser executados a sentença e o acordo não cumpridos.
 D) Pode ser por título judicial, caso do acordo descumprido, e por título extrajudicial, caso do termo de ajuste de conduta firmado perante o Ministério Público do Trabalho.
  
 2ª QUESTÃO OBJETIVA:
  
 (OAB/FGV 2012.3)
 A liquidação tem por objetivo a apuração do quantum debeatur nas sentenças proferidas de forma ilíquida e que tenham deferido, ao menos em parte, a pretensão deduzida. De acordo com a CLT, assinale a alternativa que indica as formas possíveis de liquidação da sentença nas obrigações de dar (pagar) e, caso o juiz conceda prazo às partes para manifestação, o número de dias para a impugnação.
  
 A) Artigos, cálculo ou arbitramento. Prazo de 8 dias.
 B) Cálculo, arbitramento ou artigos. Prazo de 10 dias.
 C) Artigos ou arbitramento. Prazo de 15 dias.
 D) Cálculo ou arbitramento. Prazo de 5 dias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes