Buscar

CCJ0040-WL-A-PA-11-Direito Processual Penal I-126819

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: Exceções processuais. Conflito de competência e de atribuição.
			 DIREITO PROCESSUAL PENAL I
			
		
		
			Título
			Exceções processuais. Conflito de competência e de atribuição.
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				11
			
 
 Tema
		 Exceções processuais. Conflito de competência e de atribuição.
		
		 Objetivos
		 
Trata-se de um momento processual de grande dúvida do aluno. Ele deverá utilizar seu conhecimento armazenado de processo penal I, através do exame dos pressupostos processuais, requisitos de validade e das condições da ação, diferenciando os elementos do mérito da ação dos elementos do processo.
Deverá, ainda, resolver o conflito de jurisdição (competência) entre os juízos, sejam positivo ou negativo, indicando o órgão superior competente para a solução.
Por último, deverá examinar e diferenciar outros conflitos, principalmente o de atribuição entre os membros do Ministério Público, conhecendo a Lei orgânica e o órgão competente para a solução.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 
Questões preliminares. Objeções ou exceções processuais, art. 95 do CPP. O motivo de foro íntimo no CPC. Incompetência (relativa e absoluta), litispendência; ilegitimidade de parte (para a causa e para o processo); coisa julgada. Distinção entre coisa julgada formal e coisa julgada material (coisa soberanamente julgada e revisão criminal). Limites objetivo e subjetivo da coisa julgada (incidência no crime continuado, no concurso formal e no concurso de agentes).  Conflito de competência e conflito de atribuições. A competência para julgar os conflitos de competência e decidir os conflitos de atribuições na CRFB. 
	
	 Aplicação Prática Teórica
 
CASO 01:
 O Promotor de Justiça com atribuição requereu o arquivamento do inquérito policial, em razão da atipicidade, com fundamento no artigo 395,II do CPP. O juiz concordou com as razões invocadas e determinou o arquivamento do IP. Um mês depois, o próprio promotor de justiça tomou conhecimento de prova substancialmente nova, indicativa de que o fato realmente praticado era típico. Poderá ser instaurada ação penal? A decisão de arquivamento do IP faz coisa julgada material?
 2- Em relação às exceções previstas na legislação processual penal, assinale a alternativa correta.
 	 a)
 	 A arguição de suspeição sempre precederá a qualquer outra.
 
	 b)
 	 Se for arguida a suspeição do órgão do Ministério Público, o juiz, depois de ouvi-lo, decidirá, sem recurso, podendo antes admitir a produção de provas no prazo de 10 (dez) dias.
 
	 c)
 	 Poderá se opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito.
 
	 d)
 	 As exceções serão processadas em autos apartados e não suspenderão, em regra, o andamento da ação penal.
 
 3- Acerca de exceções, assinale a opção correta.
 	 a)
 	 A exceção de incompetência do juízo, que não pode ser oposta verbalmente, deve ser apresentada, no prazo de defesa, pela parte interessada.
 
	 b)
 	 A parte interessada pode opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, devendo fazê-lo na primeira oportunidade em que tiver vista dos autos.
 
	 c)
 	 Podem ser opostas exceções de suspeição, incompetência de juízo, litispendência, ilegitimidade de parte e coisa julgada e, caso a parte oponha mais de uma, deverá fazê-lo em uma só petição ou articulado.
 
	 d)
 	 Tratando-se da exceção de incompetência do juízo, uma vez aceita a declinatória, o feito deve ser remetido ao juízo competente, onde deverá ser declarada a nulidade absoluta dos atos anteriores, não se admitindo a ratificação.

Outros materiais

Perguntas Recentes