Buscar

CCJ0040-WL-A-PA-13-Direito Processual Penal I-126821

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: Prisão no curso da investigação e do processo. Prisão em flagrante 
			 DIREITO PROCESSUAL PENAL I
			
		
		
			Título
			Prisão no curso da investigação e do processo. Prisão em flagrante 
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				13
			
 
 Tema
		 Prisão no curso da investigação e do processo. Prisão em flagrante
		
		 Objetivos
		 
Grande problema para o aluno é saber discutir o tema sob a ótica jurídica. Influenciado pelo direito midiático, pela imposição do pânico, o aluno tende, como cidadão, sentir-se inseguro e direcionado a retalhar as condutas ilícitas com a aplicação imediata de prisão. Ele deverá compreender que durante o processo a prisão tem uma finalidade específica que não é a aplicação da pena, mas sim a garantia da eficácia do processo e de futura execução da pena.
O aluno, estudando a prisão em flagrante, compreenderá seus limites de validade, identificando todo o procedimento a ser realizado. Saberá avaliar um Auto de Prisão em Flagrante e seu devido processo legal. Estudará a nota de culpa e as modalidades de flagrante delito. Os sujeitos ativo e passivo da prisão.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 
Prisão no curso do processo. Prisão pena e prisão civil. Breve abordagem. Prisão Cautelar: Constitucionalidade x presunção de inocência. O fumus comissi delicti (fumus boni iuris) e o periculum libertatis (periculum in mora); As características: jurisdicionalidade, acessoriedade, instrumentalidade hipotética, provisoriedade, homogeneidade. Prisão em espécie: Prisão em flagrante delito. Fundamento. Facultatividade e obrigatoriedade. 
Modalidades de flagrante delito: flagrante próprio; flagrante impróprio; flagrante presumido; flagrante esperado; flagrante provocado ou preparado; súmula nº 145 do STF; flagrante diferido/retardado, ação controlada, Lei 9.034/95. Estado de flagrante nos crimes permanentes; habituais; formais; flagrante em crimes de ação penal pública condicionada à representação e de ação penal privada. Flagrante em infração da competência do JECrim.  O auto de prisão em flagrante; A.P.F: procedimento, formalidades, nota de culpa. Observar as alterações determinadas pela Lei 12.403/11 
	
	 Aplicação Prática Teórica
 CASO  1: 
 Seguindo denúncia anônima sobre existência de “boca de fumo�, uma equipe de policiais combina dar um flagrante no local. Lá chegando, ficam de espreita, presenciando alguma movimentação de pessoas, entrando e saindo do imóvel, que também servia de residência. Já passava das 21h, quando telefonaram à autoridade policial e esta autorizou o ingresso para busca e apreensão. Assim foi feito e os policiais lograram apreender grande quantidade de pedra de crack, que estava escondida sob uma tábua do assoalho. Levado o morador à DP local, foi ele submetido ao procedimento legal de flagrante, sendo imediatamente comunicada a prisão ao juízo competente. O defensor público requereu o relaxamento do flagrante, por ilegalidade manifesta. Assiste razão a defesa?
 
2- Assinale a opção correta.
 	 a)
 	 Os conceitos de flagrante preparado e esperado se confundem.
 
	 b)
 	 A prisão em flagrante delito somente poderá ser realizada dentro do período de 24h, contadas do momento em que se inicia a execução do crime.
 
	 c)
 	 O estado de flagrante delito é uma das exceções constitucionais à inviolabilidade do domicílio, nos termos da Constituição Federal.
 
 
 d) No flagrante esperado a prisão é ilegal. 
 
 3- Relativamente à prisão, assinale a opção correta de acordo com o CPP.
 	 a)
 	 Se o réu, sendo perseguido, passar ao território de outro município ou comarca, o executor poderá efetuar-lhe a prisão no lugar onde o alcançar, apresentando-o imediatamente à autoridade local, que providenciará a remoção do preso depois de haver lavrado, se for o caso, o auto de flagrante.
 
	 b)
 	 Na hipótese de resistência à prisão em flagrante, por parte do réu, o executor e as pessoas que o auxiliarem não poderão usar dos meios necessários para defender-se ou para vencer a resistência.
 
	 c)
 	 Na hipótese de o executor do mandado verificar, com segurança, que o réu tenha entrado em alguma casa, o morador será intimado a entregá-lo, à vista da ordem de prisão. Se não for atendido imediatamente, o executor convocará duas testemunhas e, ainda que seja noite, entrará à força na casa, arrombando as portas, caso seja necessário.
 
	 d)
 	 Ainda que haja tentativa de fuga do preso, não será permitido o emprego de força.

Outros materiais