Buscar

Questões dp de bioquímica estrutural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões dp de bioquímica estrutural
1. O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Os valores variam de 0 a 14. A maioria das substâncias encontradas nos seres vivos (sangue, água, lágrimas) têm o pH aproximadamente neutro, com exceção de sucos gástricos (ácidos) e outros. Veja outros exemplos: Revelador fotográfico- 12; Amônia- 11; Sangue- 7.35; Água pura- 7.0; Suco de limão- 2.0; Suco gástrico- 1.5
Soluções neutras são aquelas que:
A- [H+] + [OH-] = 0 
2. A maior proporção da dose de um fármaco administrada por via oral será absorvida no intestino delgado. Todavia, supondo-se que o transporte passivo da forma não ionizada da droga determina sua taxa de absorção, o composto que será absorvido em menor grau no estomago é:
E- Propranolol (pKa=9,4)
3. Se uma pessoa respirar muito rapidamente, como em casos de histeria, de ansiedade, em virtude do uso de drogas, de exercícios físicos excessivos, overdose em razão do uso de aspirina e em casos de doenças pulmonares, podemos dizer que: 1) a concentração de CO2 diminuirá e 2) o pH do sangue aumentará. Podemos dizer sobre I e II:
A- I e II estão corretas
4. Várias reações químicas que ocorrem dentro de uma célula, ou mesmo fora dela, dependem do pH e pequenas variações no pH podem afetar a velocidade das reações químicas ou mesmo não permitir que elas ocorram. O organismo dispõe de alguns mecanismos reguladores do pH e tem a finalidade de preservar as condições ótimas para as funções celulares: O mecanismo respiratório e o renal ajudam a ajustar o pH do corpo, mantendo o pH do sangue 7,4 +/- 0,05. O mecanismo de tampão encontrados no sangue (líquido intravascular), nos tecidos (líquido intersticial) e no interior das células (líquido intracelular) não pode ser representado por: Ácido carbônico / bicarbonato – 64% • Proteína ácida / proteína básica – 7% • Hemoglobina / oxihemoglobina – 28% • Fosfato monoácido / fosfato diácido – 1%
E- ácidos graxos essenciais e não essenciais
O termo gasometria arterial refere-se a um tipo de exame de sangue colhido de uma artéria e que possui por objetivo a avaliação de gases (oxigênio e gás carbônico) distribuídos no sangue, do pH e do equilíbrio ácido-básico. Nesta mesma amostra podem ser dosados, ainda, alguns eletrólitos como o sódio, potássio, cálcio iônico e cloreto. Os parâmetros mais comumente avaliados na gasometria arterial são: pH 7,35 a 7,45
pO2 (pressão parcial de oxigênio) 80 a 100 mmHg
pCO2 (pressão parcial de gás carbônico) 35 a 45 mmHg
HCO3 (necessário para o equilíbrio ácido-básico sanguíneo) 22 a 26 mEq/L
SaO2 Saturação de oxigênio (arterial) maior que 95%.
A gasometria consiste na leitura do pH e das pressões parciais de O2 e CO2 em uma amostra de sangue. A leitura é obtida pela comparação desses parâmetros na amostra com os padrões internos do gasômetro. Essa amostra pode ser de sangue arterial ou venoso, porém é importante saber qual a natureza da amostra para uma interpretação correta dos resultados.
Quando escolher a gasometria arterial ou a venosa?
Quando se está interessado em uma avaliação da performance pulmonar, deve ser sempre obtido sangue arterial, pois esta amostra informará a respeito da hematose e permitirá o cálculo do conteúdo de oxigênio que está sendo oferecido aos tecidos. No entanto, se o objetivo for avaliar apenas a parte metabólica, isso pode ser feito através de uma gasometria venosa.
Parâmetros normais para gasometria arterial
A avaliação do pH serve para determinar se está presente uma acidose ou uma alcalose. Um pH normal não indica necessariamente a ausência de um distúrbio ácido-básico, dependendo do grau de compensação. O desequilíbrio ácido-básico é atribuído a distúrbios ou do sistema respiratório (PaCO2) ou metabólico.
PaO2 ou PO2 A PaO2 exprime a eficácia das trocas de oxigênio entre os alvéolos e os capilares pulmonares, e depende diretamente da pressão parcial de oxigênio no alvéolo, da capacidade de difusão pulmonar desse gás, da existência de Shunt anatômicos e da reação ventilação / perfusão pulmonar. Alterações desses fatores constituem causas de variações de PaO2.
PaCO2 ou PCO2 A pressão parcial de CO2 do sangue arterial exprime a eficácia da ventilação alveolar, sendo praticamente a mesma do CO2 alveolar, dada a grande difusibilidade deste gás. Seus valores normais oscilam entre 35 a 45 mmHg.
•Se a PaCO2 estiver menor que 35 mmHg, o paciente está hiperventilando, e se o pH estiver maior que 7,45, ele está em Alcalose Respiratória.
•Se a PaCO2 estiver maior que 45 mmHg, o paciente está hipoventilando, e se o pH estiver menor que 7,35, ele está em Acidose Respiratória.
HCO3- (bicarbonato). As alterações na concentração de bicarbonato no plasma podem desencadear desequilíbrios ácido-básicos por distúrbios metabólicos.
• se o HCO3- estiver maior que 28 mEq/L com desvio do pH > 7,45, o paciente está em Alcalose Metabólica.
• se o HCO3- estiver menor que 22 mEq/L com desvio do pH < 7,35, o paciente está em Acidose Metabólica.
BE (Base excess) sinaliza o excesso ou déficit de bases dissolvidas no plasma sanguíneo.
SatO2 (%) Conteúdo de oxigênio/Capacidade de oxigênio; corresponde à relação entre o conteúdo de oxigênio e a capacidade de oxigênio, expressa em percentual.
Acidose Respiratória (Aumento da PaCO2). Qualquer fator que reduza a ventilação pulmonar, aumenta a concentração de CO2 (aumenta H+ e diminui pH) resulta em acidose respiratória.
Hipoventilação → Hipercapnia (PaCO2 > 45mmHg) → Acidose respiratória
Alcalose Respiratória (Diminuição da PaCO2)
Quando a ventilação alveolar está aumentada, a PaCO2 alveolar diminui, consequentemente, haverá diminuição da PCO2 arterial menor que 35mmHg, caracterizando uma alcalose respiratória (diminuição de H+, aumento do pH).
Hiperventilação → Hipocapnia (PaCO2 < 35mmHg) → Alcalose respiratória
Acidose Metabólica (Diminuição de HCO3-)
O distúrbio ácido-básico que mais frequentemente se observa na prática clínica é a acidose metabólica. A administração de HCO3- por via venosa está indicada quando o pH < 7.25, na maioria dos casos.
↓ HCO3- ( < 22 mEq/L) e ↓ pH ( < 7,35)
Alcalose Metabólica (Aumento de HCO3-)
A alcalose metabólica verifica-se quando o corpo perde muito ácido. Pode desenvolver-se quando a excessiva perda de sódio ou de potássio afeta a capacidade renal para controlar o equilíbrio ácido-básico do sangue.
↑ HCO3- ( > 28 mEq/L) e ↑ pH ( > 7,45)
5. Caso uma pessoa relate ser diabético, estar com halito cetônico e após fazer a gasometria esteja com pH sanguineo de 7,1 podemos dizer que:
C- Sugere-se que deve estar com acidose metabólica
6. CO2(aq) + H2O(l) ↔ H2CO3(aq) ↔ H+(aq) + HCO3-(aq)
É esse equilíbrio que mantém o pH do sangue em aproximadamente 7,4, tendo uma razão normal entre o HCO3-(aq) e o H2CO3 de 20:1, respectivamente. Se essa razão for alterada de alguma forma, pode causar sérios danos ao organismo, com profundas alterações metabólicas, podendo causar a morte. Além de crises de ansiedade e histeria, uso de drogas, febre alta, exercícios físicos em excesso, cirroses, overdose de aspirina, doenças pulmonares e, principalmente, no caso de alpinistas, pois a baixa pressão parcial do gás oxigênio na atmosfera em razão da altitude provoca o aumento da ventilação pulmonar e a perda excessiva de CO2, levando a pessoa a respirar muito rapido (hiperventilação) que é reflexo da:
A- Alcalose
7. Sua principal causa é a respiração reduzida, o que aumenta a concentração de CO2 no organismo. Algumas situações que podem levar à este processo são: asma, pneumonia, enfisema, inalação de fumaça, ingestão de drogas, bronquite, alterações no sistema nervoso central, lesão no sistema respiratório e obstrução das vias aéreas. Seus principais sintomas: falta de ar, diminuição ou supressão da respiração, desorientação com possibilidade de coma. Este texto relata o processo de:
B- Acidose respiratória
8.O interior das células reflete uma realidade metabólica diferente do plasma sanguíneo. A atividadecelular gera permanentemente subprodutos ácidos como resultado de numerosas reações químicas. Em conseqüência, o pH habitual do líquido intracelular é ligeiramente mais baixo que o pH do plasma. Portanto, a alternativa mais correta indicando o pH intracelular é:
E- acima De 7,35
9. Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes. Estas reações não dependem de:
A- Luz
10. Experiências conduzidas de forma controlada foram publicadas por Santorio Santorio em 1614 no seu livro ´"Ars de statica medecina". Neste Santorio descreveu como determinou o seu próprio peso antes e depois de comer, beber, dormir, trabalhar, ter relações sexuais, jejuar e excretar. Ele descobriu que a maior parte da comida ingerida era perdida no que ele chamou de "perspiração insensível". Podemos dizer que estes experimentos demonstravam:
B- Metabolismo

Outros materiais