Buscar

CCJ0045-WL-A-PA-15-Prática Simulada I (Cível)-126839

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: SEMANA 15 
			 PR�TICA SIMULADA I
			
		
		
			Título
			SEMANA 15 
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				15
			
 
 Tema
		 Ação de Conhecimento. Rito Sumário. Ação de Ressarcimento de dano em prédio urbano. Elaboração de contestação.
		
		 Objetivos
		 
O aluno deverá ser capaz de:
	
articular os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de Processo Civil, com os elementos necessários para a elaboração da contestação;
	
identificar as demandas cabíveis no rito sumário;
	
analisar os fatos sob o prisma dos valores e das normas; 
	
desenvolver o raciocínio jurídico, apontando as preliminares, bem como desenvolvendo a defesa de mérito.
	
concatenar os pedidos pertinentes diante das arguições feitas na peça de defesa;
	
indicar as provas necessárias ao caso concreto.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 Contestação   
	defesas processuais (arts. 300 e 301 do CPC);
         Carência de ação; 
         Litispendência;
	defesas de Mérito (art. 302 do CPC).
	Pedido Contraposto (art. 278 CPC)	
	
	 Aplicação Prática Teórica
 
 
Luiz Eduardo e sua mulher Dirce, brasileiros, empresários, proprietários do imóvel localizado em João Pessoa, Paraíba, distribuíram perante a 03° Vara Cível da Comarca de João Pessoa, Estado da Paraíba, Ação de Ressarcimento por dano em prédio urbano, pelo rito sumário, em face de Rogério e sua mulher, Valéria, narrando em síntese que há seis meses o apartamento localizado imediatamente acima do imóvel dos autores, foi adquirido pelos réus. Antes mesmo de se mudarem, os novos proprietários iniciaram obras no imóvel. Tais reformas provocaram infiltrações no teto do banheiro e no quarto do apartamento dos autores danificando inclusive um armário, sendo certo que o custo para a reparação dos danos causados no imóvel foi de R$ 12.000,00 (doze mil reais). 
 Luiz Eduardo narra ainda que procurou Rogério solicitando providências para o conserto de seu imóvel. Ao entrar no apartamento dos réus, Luiz Eduardo constatou que fora instalada uma banheira de hidromassagem no banheiro e que evidentemente seria esta a causava os vazamentos. 
 Rogério, procura você, advogado (a), afirmando que também sofreu infiltrações em seu bem, inclusive nos mesmos cômodos narrados pelo autor, ciente que seus prejuízos somaram a quantia de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Mas, com o intuito de sanar qualquer problema oriundo de seu imóvel no apartamento dos autores, Rogério contratou três engenheiros técnicos que afirmaram, conforme laudos, ser o problema fruto da cobertura do prédio onde foi construída pelo condomínio uma área de lazer com piscina, sauna e churrasqueira, uma vez que a piscina apresentava sérios problemas de impermeabilização. 
 O síndico do prédio, ciente do ocorrido e de posse dos laudos técnicos, no intuito de evitar maiores danos, impermeabilizou a piscina, porém se eximiu da responsabilidade de ressarcir os autores e os réus do prejuízo sofrido nos imóveis.
 Rogério também destaca que, junto com sua esposa, conforme testemunhas, devido ao vazamento, sofreu constrangimento dentro do prédio por parte dos autores que proferiam sempre, na presença dos demais moradores, uma série de impropérios ao casal e ainda, que os mesmos já foram citados, apresentando inclusive contestação, em demanda idêntica a esta proposta pelos autores, na 05° Vara Cível da Comarca da Capital do Estado da Paraíba. 
 Elabore a peça de resposta cabível para a defesa de Rogério e Valéria.

Outros materiais