Buscar

FALÊNCIA Aspectos Gerais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FALÊNCIA
CONCEITO DE FALÊNCIA: Falência é um processo de execução coletiva, ou um concurso de credores, no qual os bens do falido são arrecadados para uma venda judicial forçada, com a distribuição proporcional do resultado entre todos os credores. (Tarcísio Teixeira)
Uma execução forçada em concurso de credores, sendo a última situação de um devedor no sentido de preservar os bens para que haja uma garantia de pagamento aos credores. Por isso a primeira coisa a ser feita é a arrecadação dos bens, para posteriormente realizar a verificação dos créditos.
Execução forçada: Acarreta a realização dos leilões.
Concurso de credores: Os credores concorrem para receber, por estarem em uma esfera escalonada de hierarquia (vide tópicos abaixo).
Características principais:
Afasta o devedor de suas atividades;
Em regra, todavia, o Juiz irá verificar se o devedor deve ou não continuar nas atividades.
Entendendo o Juiz que é o caso de o devedor permanecer nas atividades, este será fiscalizado pelo administrador judicial e pelo Comitê de Credores.
Acarreta o vencimento antecipado das dívidas do devedor e dos sócios de responsabilidade ilimitada (art. 77);
Significa que ao decretar a falência, o vencimento das dívidas do devedor e dos sócios de responsabilidade ilimitada (patrimônio não se separar) passar a ser imediatamente. 
Juízo de falência – universal (indivisível e competente para todas as ações sobre bens e interesses do falido, salvo as ações trabalhistas e fiscais – art. 76);
Juiz que atrai todas as ações para si irão tramitar naquela vara da falência.
As ações fiscais e trabalhista não seguem essa disposição por não possuírem liquidez, ou seja, só serão atraídas na fase de pagamento.
Todas as ações do falido (como autor ou como réu) terão prosseguimento com o administrador judicial (art. 76, parágrafo único).
Mesmo procedimento do tópico anterior. 
O falido como autor diz respeito ao fenômeno da autofalência: hipótese em que o próprio devedor, sem esperar o credor, realiza o pedido de falência. 
Administrador judicial: Possui uma importância muito grande na falência, se tornando um gestor de todo o processo e, ao contrário da recuperação judicial o devedor será mero auxiliador.
MASSA FALIDA – Conceito: Acervo que compreende o ativo (bens e créditos) e o passivo (débitos) do falido, que passa a ser administrado e representado pelo administrador judicial. (Tarcísio Teixeira)
Assim que decretada a falência é que surge a massa falida, em outras palavras é o ente despersonalizado constituída por um acervo de bens, dívidas e direitos (ativo e passivo), além dos credores (representados por seus créditos).
Classificação dos créditos – Ordem de prioridade para o recebimento de valores que forem disponibilizados durante o processo pela venda dos bens do falido. (Tarcísio Teixeira). Art. 83: ordem hierárquica.
Créditos derivados da legislação do trabalho;
Acidente de Trabalho X Trabalhista: Primeiro acidente de trabalho.
Créditos com garantia real até o limite do valor do bem gravado;
Créditos tributários, excetuadas as multas tributárias;
Créditos com privilégio especial;
Créditos com privilégio geral;
Créditos Subordinados;
Créditos quirografários (não possuem garantia);
Multas contratuais e as penas pecuniárias por infração das leis penais ou administrativas, inclusive as multas tributárias; e
Créditos subordinados.
Créditos extraconcursais – Aqueles que não estão compreendidos na classificação dos créditos da falência. São os que não fazem parte da falência e que por isso não entram no concurso de credores, porque decorrem em razão do processo de falência (créditos posteriores). 
Art. 84:
Remuneração do administrador judicial e seus auxiliares;
Despesas com a massa falida (ex.: manutenção de bens etc);
Custas judiciais de ações e execuções da massa.
Pedido de restituição – Durante o processo de falência, pode ocorrer de ser arrecadado, pelo administrador judicial, algum bem de propriedade de outrem, bem que estiver em poder do devedor. Neste caso, o legítimo proprietário do bem arrecadado poderá pedir sua restituição (devolução). Art. 85, caput.
Hipóteses em que são arrecadados bens de forma indevida ou equivocada, numa situação falimentar de quebra em que o Juiz decreta a falência e posterior arrecadação dos bens. Por exemplo, neste caso pode vir a serem arrecadados bens que não pertencem à empresa.
Prazo para realizar o pedido de restituição = 15 dias a contar da decretação de falência. 
Considerações sobre o pedido de restituição:
Quando não for possível a restituição da coisa em razão de esta ter perecido (perdeu a essência), poderá ser feita em dinheiro (art. 86);
O pedido deve ser feito de forma fundamentada (base legal + documentação) (art. 87, caput) e será apreciado pelo Juiz;
Intima-se o falido, o comitê de credores e o administrador judicial para manifestação no prazo de 5 dias (art. 87, § 1º);
O falido e os credores possuem interesse em relação ao bem e o administrador possui responsabilidade de verificar a quem pertence o bem.
O juiz determinará audiência de instrução e julgamento, se necessário;
Se o juiz não se convencer acerca da titularidade do bem, possui a discricionariedade de determinar uma audiência. 
Se procedente o pedido, a entrega da coisa será feita em 48 hs (art. 88);
Da sentença cabe apelação sem efeito suspensivo (art. 90, caput).
Sem efeito suspensivo porque se trata de uma sentença que coloca fim ao processo, não havendo necessidade de paralisação. 
EXEMPLO: Foram arrecadas algumas joias de ouro, e ao realizar o pedido de restituição o ouro já havia sido derretido (perdeu a essência). Nesta hipótese, a restituição se dará em dinheiro, sendo o valor devidamente atualizado. 
Trata-se de uma situação incidental, em que o dono do bem não concorre com os credores, podendo o Juiz, inclusive, quando necessário, reservar até 40% do valor da restituição.
Se passado o prazo para o pedido de restituição (15 dias), devera entrar no concurso de credores.
Art. 85. O proprietário de bem arrecadado no processo de falência ou que se encontre em poder do devedor na data da decretação da falência poderá pedir sua restituição.
Parágrafo único. Também pode ser pedida a restituição de coisa vendida a crédito e entregue ao devedor nos 15 (quinze) dias anteriores ao requerimento de sua falência, se ainda não alienada.

Outros materiais