Buscar

Resumo de Analise de Custo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Contabilidade de Custos - criada para solucionar os problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado e não como um instrumento de Administração.
Objetivos da contabilidade de custos - controlar o patrimônio das entidades e apurar o resultado.
Contabilidade Gerencial - 
Contabilidade Financeira - e suas Funções – tem como objetivo estar atenta às leis e normas e é obrigatória para as entidades legalmente estabelecidas. E
A Contabilidade de Custos e suas Funções - Excluir influências externas à empresa na determinação dos rendimentos mensais ou anuais; Elaborar a planificação da produção e do investimento; Obter os dados necessários ao fecho do ano comercial e fiscal. Controlar a rentabilidade da empresa, graças à inclusão de todos os tipos de custos e das diferentes produções, e por vezes também com a ajuda da Contabilidade de Custos planificada; Controlar a rentabilidade da empresa, graças à inclusão de todos os tipos de custos e das diferentes produções, e por vezes também com a ajuda da Contabilidade de Custos planificada;
Terminologia de Custos - GASTO dispêndio de recursos financeiros para adquirir bens ou serviços. INVESTIMENTO gasto necessário para adquirir bens com o objetivo de gerar receitas futuras. DESPESA gasto necessário no consumo de bens ou serviços para gerar receitas. CUSTO gasto necessário no consumo de bens ou serviços com o objetivo de produzir outros bens ou serviços. PERDA gasto anormal e involuntário. DESEMBOLSO saída de caixa para pagamento de bens ou serviços.
Custo - Compreendem todos os gastos relativos aos bens e serviços(recursos) consumidos na produção de outros bens. Todos os gastos incorridos no processo produtivo são classificados pela contabilidade, como custos.
Despesa - São gastos relativos aos bens e serviços consumidos no processo de geração de receitas e manutenção dos negócios da empresa.
Custos Diretos – podem ser diretamente apropriados ao produto. Indireto – recisam de rateio para a alocação a um determinado produto.
Fixo – estão relacionados ao volume de produção.
As despesas diretas são aquelas que podem ser facilmente quantificadas e apropriadas em relação às receitas de vendas e prestação de serviços.
As despesas variáveis são aquelas que variam proporcionalmente às variações no volume de receitas.
Despesas é o valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.
 CUSTEIO ABC - sistema de custeio permite que tenhamos a melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos, permitindo aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.
CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL - é o método de Custeio é utilizado pelas empresas no auxílio à tomada de decisões, tendo como premissa básica, conhecer a Margem de Contribuição que cada produto apresenta para cobrir gastos fixos da empresa e gerar lucro.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO OU INTEGRAL - o método de Custeio Consiste em atribuir aos produtos Fabricados todos os custos de produção, sejam eles fixos ou variáveis.
Departamento - Sabedores da responsabilidade que cada departamento possui em abrigar seus custos buscaram na departamentalização a alocação destes custos de acordo com a política da organização, é um Centro de Custos, onde são acumulados os custos indiretos para depois fazer a alocação aos Centro de produtos ou a outros departamentos.
A margem de contribuição:  é a parte do preço de venda excluindo os custos variáveis e destinada a cobrir os custos fixos e ainda gerar lucro para a empresa. Podemos dizer também que é o quanto de cada produto “sobra” para saldar as despesas.
MC = Preço de Venda - Custo Variável ( será cobrado o cálculo)
O ponto de equilíbrio representa o valor em quantidades produzidas (e vendidas) em que as receitas totais se igualam aos custos e às despesas totais (fixos e variáveis). 
PEC = Custo fixo / Margem de Contribuição
Margem de segurança = Vendas – Vendas no ponto de equilíbrio. ( será cobrado cálculo)
Custo Primário é a mesma coisa que custos diretos. Correspondem aos Custos de Matéria-Prima e de Mão de obra Direta. 
Custo Primário = Matéria Prima + Mão de obra Direta.
Custo de Transformação correspondem aos Custos incorridos para transformar a matéria prima em produto.
Custo de Transformação = Mão de obra Direta + Custos Indiretos de Fabricação.
Custo-padrão:  Os custos determinados previamente, baseados em cálculos analíticos sobre os processos produtivos.
Custo de oportunidade - é a consequência direta do conceito de uma escolha: conseguir algo significa sacrificar outras coisas em nome de um ganho futuro.
 Custo Indireto: são os custos que não podem ser apropriados diretamente a cada produto e por isso devem ser rateados, Devido à relação entre os custos indiretos de fabricação e o volume de produção serem difíceis de determinar, estes se tornam mais difíceis de ser controlados do que os custos diretos de materiais e de mão de obra.
 Os métodos utilizados para cálculo do Custo de Estoque SÃO: PEPS, UEPS e Média Ponderada Móvel.
PEPS : o material utilizado é custeado pelos preços mais antigos, permanecendo os mais recentes em estoque. O primeiro a entrar é o primeiro a sair (firstin, first-out). Média Ponderada Móvel: É o critério de considerar como CMV(consumo de mercadorias vendidas) a média ponderada das diversas compras do mesmo item.
UEPS: A sigla, de forma intuitiva, pode ser lida como Último a Entrar, Primeiro a Sair. A ideia também é simples: o último item comprado é o primeiro a ser vendido. Se a sua empresa trabalha com itens perecíveis, o UEPS não é viável, por ser possível que a primeira mercadoria comprada, no momento da venda, já esteja vencida. O UEPS, no entanto, é um dos métodos de controle de estoque mais eficientes para o planejamento da produção, ao permitir ajustes rápidos nos preços e quantidades a serem fabricadas de acordo com o consumo real.

Outros materiais