Buscar

O Que é Grafeno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Que é Grafeno?
O material conhecido como grafeno tem uma grande responsabilidade, ser o futuro da tecnologia. Isso porque se trata de um material composto de átomos de carbono que é o mais fino e mais condutor do planeta. O material que é uma camada de grafite também possui grande resistência uma vez que possui pouca espessura e se mostra 100 vezes mais resistente que o aço.
O material é visto como o futuro da tecnologia pelo fato de que quando é utilizado sozinho e de maneira correta oferece inúmeras possibilidades. Dentre 
as possibilidades que o grafeno oferece estão a de substituir materiais raros e ainda baratear os custos para o consumidor final.
A História do Grafeno
Ele já foi descoberto na década de 30, homologado na literatura química em 1954, mas foi em 2004, que uma equipe de física da Universidade de Manchester, liderada por André Geim fez algumas descobertas que candidataram o material à se tornar "o futuro”. Eles esfregaram grafite em uma placa de vidro com uma camada de óxido, pequenos pedaços deste grafite - que você já sabe que são átomos de grafeno - por conta desta camada de óxido, puderam ser estudadas pelo microscópio óptico.
Lembra do grafite e as suas camadas de átomos de carbono?  Com a descoberta do Doutor Geim, pôde-se observar que os átomos de carbono se formam como uma rede hexagonal, quase perfeita. É como uma tela de arames interligados, que na realidade representam os milhões de átomos unidos como uma espécie de colmeia. Na imagem você pode notar que o ponto de encontro entre os “arames” são os átomos de carbono.
No Grafeno, os elétrons se propagam mais rapidamente e sem interferências por colisão, sem perder velocidade por percorrer um caminho mais longo. A transmissão destas descargas elétricas é muito mais rápida que qualquer outros grupos de semicondutores existentes na terra.
– O Futuro?
Atualmente, o grafeno é bastante valorizado no mundo da tecnologia. Isso porque se trata do material com mais força, leveza e mais fino de que se tem conhecimento. Outras características do grafeno o tornam ainda mais especial como o fato de ser transparente e elástico e ainda possuir propriedades óticas e elétricas.
Muitos cientistas e empresas apostam nesse composto químico para promover uma verdadeira revolução na indústria de eletrônicos. Com o grafeno seria possível criar uma nova geração de componentes assim como de dispositivos. E mesmo se tratando de uma descoberta relativamente recente já conta com  alguns produtos comerciais que serão lançados em breve.

Outros materiais