Buscar

aula3 exercicio3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	Movidas por ideias de que, por maior que seja o sucesso da empresa hoje, ninguém pode dar-se ao luxo de ser complacente. Assinale, corretamente, as três classes importantes no processo de Inovação Tecnológica.
		
	
	Personas que: ensinam - trabalham - organizam
	
	Personas que: trabalham - organizam - constroem
	
	Personas que: constroem - ensinam - aprendem
	 
	Personas que: aprendem - organizam - constroem
	
	Personas que: trabalham - ensinam - organizam
	 2a Questão
	
	São "ingredientes" para que exista na organização uma cultura voltada para o intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo:
		
	
	alimentar o desejo de ser inovador, mas não compartilhar riscos e recompensas com os funcionários, tomando cuidado com mudanças.
	 
	alimentar o desejo de ser inovador, investir nas ideias das pessoas e compartilhar riscos e recompensas com os funcionários.
	
	absorver problemas nas reuniões de grupo, assumindo todos os riscos envolvidos no processo.
	
	criar uma estrutura organizacional com muitos níveis hierárquicos, a fim de investir nas ideias dos altos gestores.
	
	desenvolver uma visão empreendedora, sem aceitar mudanças.
	
	 3a Questão
	
	
	
	Segundo Nonaka e Takeuchi, existem quatro modos de converter o conhecimento, isto é, de criar a Espiral do Conhecimento e promover a interação entre os conhecimentos tácito e explícito. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que NÃO se refere a esses quatro modos.
		
	
	Combinação.
	 
	Continuação.
	
	Internalização.
	
	Externalização.
	
	Socialização.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando que a interação entre universidades e empresas é um fator importante no processo da inovação, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países, tendo a universidade como geradora do conhecimento e a empresa desempenhando o papel de tradutora das ideias geradas em algo novo e lançar no mercado esses novos produtos e processos. Julgue os itens a seguir, relacionando cada um deles as (U)niversidades ou as (E)mpresas:
(   ) Interesse da comunidade acadêmica em legitimar seu trabalho junto à sociedade que é, em grande medida, a responsável pela manutenção das instituições universitárias;
(   ) Base de conhecimento e infraestrutura de laboratórios disponível nas universidades e institutos de pesquisa;
(   ) Interesse de desenvolver pesquisas em novas áreas, que resultem em produtos e processos de alto valor tecnológico;
(   ) Necessidade de compartilhar o risco e o custo das pesquisas pré-competitivas com outras instituições que dispõem de suporte financeiro governamental;
(   ) Custo crescente da pesquisa relacionada ao desenvolvimento de produtos e serviços necessários para assegurar posições vantajosas num mercado cada vez mais competitivo.
		
	 
	U, E, U, E, E
	
	E, E, U, E, E
	
	U, E, U, U, E
	
	U, E, U, E, U
	
	E, E, U, E, U
	 5a Questão
	
	Analise as proposições abaixo sobre inovação e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I) A Empresa XPTO fez mudanças no design que não alteraram a função, a utilização pretendida ou as características técnicas do bem ou serviço.
II) A Empresa ELETRO Z de eletrodomésticos utilizou software que facilita a utilização ou conveniência, como torradeiras que se desligam automaticamente quando o pão está torrado.
III) A Empresa Vendas S.A. personalizou o produto de acordo com as necessidades de um cliente, mas não incluiu atributos significativamente diferentes quando comparados com produtos feitos para outros clientes.
	
	Apenas o item III não é considerado inovação.
	 
	Os itens I e III não são considerados inovação.
	
	Apenas o item II não é considerado inovação.
	
	Apenas o item I não é considerado inovação.
	
	Os itens II e III não são considerados inovação.
	
	 6a Questão
	
	Na época da inflação mais acelerada no Brasil, apresentou-se como preponderante a lógica de as famílias fazerem compras para o mês todo, criando o mercado para os hipermercados e para os freezers em cada residência. Com o declínio da inflação e maior dificuldade na mobilidade urbana ressurgiu a lógica das lojas de vizinhança, que se tornaram objeto de investimento mesmo para os grandes varejistas.
Esta Fonte de Inovação pode ser considerada como:
	
	Inesperada.
	
	Inovação baseada na inovação do processo.
	
	Mudança demográfica ou populacional.
	
	Mudanças em percepção, disposição e significado.
	 
	Mudanças na estrutura do setor industrial ou na estrutura do mercado.
	
	 7a Questão
	
	Há 4 modos de conversão do conhecimento. Um desses modos de conversão se dá do conhecimento tácito para o explícito a partir de diálogo e reflexão coletiva significativos e gera como conteúdo um conhecimento conceitual. O modo de conversão descrito é denominado:
		
	 
	Externalização
	
	Semantização
	
	Socialização
	
	Internalização
	
	Combinação
	
	 8a Questão
	
	Podemos definir inovação tecnológica como:
		
	 
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem, processo, empresa ou mercado em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	o desenvolvimento de uma estratégia de negócios na qual os clientes atendem às necessidades da empresa e dos empresários do conselho administrativo.
	
	a invenção de um produto, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem ou processo, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas. Uma empresa não entra neste contexto de desenvolvimento ou aprimoramento.
	
	o desenvolvimento de uma empresa em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades da empresa e dos clientes da mesma.

Outros materiais