Buscar

SOCIEDADE LIMITADA trabalho empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
UNOESC - CAMPUS JOAÇABA
ÁREA DAS CIÊNCIAS DAS HUMANIDADES
CURSO: DIREITO 
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL 
SOCIEDADE LIMITADA
O código civil em seu art. 966 define: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.” o direito empresarial brasileiro tem diferentes tipos de sociedades, sendo a mais utilizada a sociedade limitada (LTDA), aquela formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam solidariamente de forma limitada ao valor de suas quotas pela integralização do capital social. Na sociedade limitada o patrimônio da empresa não se confunde com o dos sócios, essa é a regra, a exceção é uma limitação, ou seja, os sócios podem ser responsabilizados por suas ações, de forma que seus bens pessoais sejam afetados pela dívida social adquirida, tornando assim a responsabilidade ilimitada, subsidiária e solidaria. Isso se dá nos casos em que houver abuso a lei ou ao contrato social, portanto nesses casos haverá a responsabilização ilimitada do sócio inadimplente.
Um ponto relevante é a facilidade na formação da estrutura, que por vezes é menos burocrática, outro ponto é o fato de ter a responsabilidade limitada quanto aos seus sócios, o que torna um dos motivos pelo qual a LTDA é a mais utilizada para exploração da atividade econômica. 
Já, para Bertoldi a noção de sociedade Ltda. É que:
 “Devemos observar inicialmente que, como qualquer outra sociedade empresaria, a sociedade limitada é responsável integralmente e ilimitadamente pelas dívidas assumidas em seu próprio nome. A limitação de responsabilidade enunciada em seu título refere-se, na verdade, aos seus sócios”
 Diante do exposto, entende-se que a sociedade empresária é uma pessoa jurídica de direito e obrigações, podendo praticar todos os atos não proibidos por lei. Importante esclarecer a diferença entre empresa que é uma atividade, e empresário aquele que exerce essa atividade. O legislador deixa claro a responsabilização do sócio correspondente ao valor da sua quota, e que todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social, isso se dá pela necessidade de zelar pela segurança jurídica nas relações concernentes as atividades exercidas pelo empresário, levando em consideração os terceiros envolvidos, o sócio tem o dever de lealdade para com seu sócio e a sociedade. Caso o sócio se torne inadimplente para com a sociedade, esta pode entrar com ação judicial contra o mesmo, conforme artigos 1.004, 1.031 e 1.058 do código civil.

Outros materiais