Buscar

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA – RESUMO AV2
A definição: “um material natural constituído de camadas e horizontes de compostos minerais e/ou orgânicos”. Está relacionada à: Pedologia.
A propriedade de um mineral relacionada à absorção de luz é: Transparência.
A propriedade de um mineral relacionada à quantidade de luz refletida pela sua superfície é: Brilho.
A propriedade de um mineral relacionada à resistência que ele apresenta ao ser riscado é: dureza.
A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangéia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes: América do Sul e África.
A Terra é um planeta muito antigo. Quando estamos falando na classificação do tempo geológico em éons, em que escala de grandeza de tempo estamos nos referindo? Bilhões de anos.
As bacias sedimentares estão relacionadas a algumas características principais. Dentre as alternativas abaixo, qual não faz parte de uma característica de bacia sedimentar?
Possui somente rochas ígneas em sua composição.
As propriedades físicas dos minerais são determinadas pela sua estrutura interna e composição química. Muitas propriedades físicas são notavelmente constantes para uma dada espécie mineral, mas algumas, especialmente a cor, podem variar. Embora os geólogos possam usar sofisticadas técnicas no estudo e na identificação de minerais, as espécies mais comuns podem ser identificadas considerando as propriedades físicas: Cor e brilho, formas, Clivagem e fratura, dureza e Peso.
As rochas e os materiais rochosos podem apresentar tipos diferentes de deformações em resposta ao estado de tensões que suportam. Marque a ÚNICA alternativa que apresenta tipos de deformações: Plásticas, elásticas.
As rochas formadas pela transformação de outros tipos de rochas sob a influência de alta pressão e temperatura estão relacionadas à: Rochas metamórficas.
Assinale a alternativa correta, no que se refere às camadas de estrutura interna da Terra: O núcleo é subdividido em interno e externo, sendo composto, em ambos, por ferro e níquel.
Assinale a alternativa correta, no que se refere às teorias e as práticas modernas da Geologia: Ciência de Campo.
Assinale a alternativa correta quanto à litosfera: Fragmentada em 12 grandes placas e a menos espessa da estrutura interna da Terra.
Assinale a alternativa correta, quanto à rocha sedimentar:
Rochas formadas pela consolidação de pedaços pré-existentes de rocha na superfície.
Assinale a alternativa correta quanto movimento entre as placas tectônicas:
O movimento de convergência entre as placas está relacionado com as cadeias montanhosas e os terremotos.
Assinale a alternativa correta que classifica o tamanho decrescente de grão sedimentar:
Cascalho, areia, silte e argila.
Assinale a alternativa incorreta quanto aos tipos de datação: Os tipos de datação dos compostos geológicos da Terra estão relacionados somente a quantidade de segundos somados desde a formação do composto.
Assinale a alternativa que diz respeito a uma rocha ornamental ígnea intrusiva: granito.
Assinale a alternativa que não diz respeito a uma bacia sedimentar: 
Pode ser composta essencialmente por granitos e gnaisses.
Com base nas diferentes faunas e floras fósseis, o tempo geológico é subdividido. Segundo a tabela de tempo geológico, qual a sequência de classificação do tempo? Éon, era, período, época e andar.
Como a intensidade da gravidade é maior nos polos do que Equador, a Terra não possui forma totalmente esférica, sendo que seu raio equatorial (6378km) é ligeiramente maior do que o raio polar (6357km). Portanto, a Terra possui a forma de: esferoide achatado.
Como em muitas outras ciências, a Geologia depende de experimentos em laboratórios e simulações computacionais para descrever as propriedades físicas e químicas dos materiais terrestres e modelar os processos naturais que ocorrem na superfície e no interior da Terra. Entretanto, a Geologia tem seu próprio estilo e visão particular:
Esta afirmação está correta, pois o mesmo a geologia sendo uma ciência como outras, ela possui um jeito peculiar de analisar os eventos: faz as coletas e observações no local onde as coisas acontecem.
Como se chama o processo que envolve a compactação e/ou cimentação onde os sedimentos são convertidos em rochas sedimentares? Litificação.
Embora o planeta tenha se esfriado desde o seu início ardente, até hoje continua como um planeta inquieto, mudando continuamente por meio de atividades geológicas. Marque a alternativa correta em relação às atividades geológicas: Terremotos, vulcões e glaciações.
Estado de tensão cisalhante atua uma tensão de cisalhamento, que provoca movimentos paralelos em sentidos opostos. Estamos falando em limites tectônicos: Transformante.
No limite tectônico convergente, atua uma tensão de compressão, que altera o volume das rochas, tornando-a menor. Neste caso, se o comportamento da rocha for rúptil, origina-se: Uma falha compressiva.
No movimento de convecção das placas, sempre uma faz o movimento de subducção e outra soergue. Assinale abaixo a alternativa que corresponde, respectivamente, a densidade das placas que fazem os movimentos acima: a mais densa desce e a menos densa sobe.
No século XVIII James Hutton antecipou um princípio básico da geologia: “o presente é a chave do passado”. O conceito de Hutton tornou-se conhecido como o princípio: do Uniformitarismo.
O homem sempre teve uma grande curiosidade sobre o mundo em que vive. Tal qual o céu, o centro da Terra sempre foi palco de muitas lendas e teorias. Entretanto, diferentemente do que ocorre com o espaço sideral, muito pouco se pode observar diretamente sobre o interior da Terra e o conhecimento sobre o planeta que está bem abaixo de nossos pés ainda é bastante vago. A teoria mais aceita é que, simplificadamente, o nosso planeta é composto por três camadas principais. Considerando o que foi estudado em sala sobre o tema acima, pode-se afirmar que: Embora o modelo simplificado indique apenas três camadas, é possível descrever a Terra com um modelo mais completo, com 5 camadas: crosta, manto superior, manto inferior, núcleo externo e núcleo interno.
O oxigênio gasoso e o mineral quartzo são respectivamente: Elemento e Composto.
O processo relacionado à desintegração e decomposição das rochas em fragmentos de diversos tamanhos é chamado de: intemperismo.
O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo: ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
Observem no mapa as margens do Mar Vermelho, a costa nordeste da África e a costa arábica. Essa observação nos permite deduzir que as terras continentais racharam, se abriram e se afastaram, deslocando-se em direções opostas e possibilitando a formação e a expansão do mar. A respeito da movimentação das placas da litosfera, assinale a alternativa correta: 
A área mais estável de uma placa tectônica é o seu centro, como no caso da localização do Brasil, distante das duas bordas das placas, por isso mesmo, livre de grandes terremotos e de atividade vulcânica na atualidade.
Os recursos minerais foram fundamentais para a humanidade desde que ela começou sua aventura na Terra, desde o tempo em que o homem pré-histórico trilhava enormes distâncias atrás de sílex (um tipo de mineral) para a confecção de suas ferramentas. Em relação às primeiras utilizações de recursos minerais é correto afirmar? Na Idade da Pedra Lascada, os instrumentos não passavam de lascas de pedra.
Os frequentes terremotos que atingem a costa oeste dos Estados Unidos e que geram a expectativado “Big One” nas cidades da região são provocados: pela existência de falhas geológicas no encontro das placas do Pacífico e da América do Norte.
Os vulcões possuem um conduto cilíndrico, conhecido como chaminé vulcânica, que liga sua cratera à câmara magmática subjacente. Por meio dessa estrutura, o magma e os gases associados alcançam a superfície. Quando um vulcão cessa sua atividade eruptiva, suas encostas são atacadas pela água, gases e ácidos, e ele é erodido, mas o magma que se solidificou na chaminé é, geralmente, mais resistente à alteração e à erosão. Consequentemente, se boa parte do vulcão é erodida, o pipe permanece como uma estrutura monolítica conhecida como: Neck vulcânico.
Quais princípios estão relacionados a estratificação ou acamamento que é a marca registrada das rochas sedimentares utilizados para interpretar os eventos geológicos? Horizontalidade e Superposição.
Quais são, na ordem, os agentes que resultam na formação de uma rocha sedimentar? Meteorização e erosão / transporte e sedimentação / consolidação dos sedimentos.
Qual alternativa abaixo diz respeito a um dos principais tipos de rochas ornamentais? Granito.
Qual camada abaixo é a mais espessa das geosferas? Manto inferior.
Qual camada abaixo está relacionada à maior concentração de ferro e níquel? Núcleo.
Qual das alternativas abaixo não está relacionada a um exemplo de mineral? Granito.
Qual o ramo da Geologia também é responsável pelo entendimento dos processos de formação e deformação das rochas e do comportamento mecânico e da reologia? Geologia Estrutural.
Qual o tipo de rochas que se forma através da cristalização do magma, uma massa de rocha fundida que se origina em profundidade na crosta e no manto superior? Ígneas.
Qual tipo de classe de rocha é preferível para ambientes externos, quanto a sua maior resistência aos agentes do intemperismo? Granito.
Quando falamos em conchas, pérola, âmbar e pedras nos rins, podemos relacionar isso a: Mineralóides.
Quanto ao ciclo das rochas, assinale a alternativa INCORRETA: Descreve somente a evolução de uma espécie rochosa até a transformação em grão.
Recentemente, o perigo dos terremotos voltou a lembrar do homem que a base rochosa na qual vive é apenas aparentemente imóvel. Como exemplos de formas de relevo que demonstram a vitalidade e a dinâmica dos agentes internos, pode-se destacar: as cordilheiras do oeste do continente americano.
Rochas formadas pelo conjunto das transformações e reações sofridas quando sujeita a condições de pressão e temperatura diferentes da época em que se formaram. Estamos falando de uma rocha: Metamórfica.
São compostas, em grande parte, de silicatos ferromagnesianos: Rochas ultramáficas.
São formadas de substâncias em soluções iônica ou coloidal através de processos químicos variadas, e se depositam pela evaporação e precipitação. A precipitação produz materiais finamente cristalizados ou amorfos. A evaporação pode produzir cristais maiores, como acontece com depósitos de sal ou gipsita. Qual tipo de rocha sedimentar é descrita nesta frase? Química.
Segundo Wegner, o precursor da ideia da separação dos continentes, qual a sequência da deriva continental? Pangéia – Gondwana e Laurásia – continentes atuais.
“Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa”. (Benjamin Franklin, 1782, geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie). Esta frase não é mais aceita atualmente, devido ao fato de existir uma teoria que explica que a estrutura interna da Terra, camadas sólidas se movem e provocam a alteração da paisagem superficial. Qual é esta teoria? Teoria da Tectônica de Placas.
Um agregado de minerais, que ocorre naturalmente, formado por processos inorgânico (temperatura e pressão) e sólido, corresponde à definição de: Rochas.
Usualmente, quando se fala em Tempo Geológico, fala-se em um período de tempo de milhões ou bilhões de anos. Os geólogos organizam os eventos em uma linha do tempo dividida em diversos éons, eras, períodos e épocas, embora não exista grande precisão na identificação da idade das rochas ou do exato momento em que grandes eventos – como a formação do Himalaia – ocorreram. Com relação aos métodos usados para identificar a idade das rochas, é possível afirmar que:
O processo de datação absoluta permite identificar a idade de alguns tipos de rocha. Embora a precisão, em geral, não seja muito grande, torna possível identificar um valor numérico para essa idade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes