Buscar

O mercado de capitais é um sistema criado para facilitar a capitalização das empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O mercado de capitais é um sistema criado para facilitar a capitalização das empresas, isto é, para financiá-las através da emissão e venda de ações ao público. Se uma empresa precisa de dinheiro para crescer, ela vende ações no mercado. As bolsas de valores criam, organizam e regulam mercados, onde essas ações emitidas podem ser negociadas com confiança e transparência.
As ações são valores mobiliários emitidos por sociedades anônimas – elas podem ser escriturais ou representadas por certificados, ordinárias ou preferenciais e com emissão em ofertas públicas ou privadas.
Quando uma empresa resolve que quer ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores, ela passa por um processo de Oferta Pública, conhecido como IPO (Initial Public Offer). Na ocasião, os investidores colocam suas ordens de quanto gostariam de comprar e qual preço gostariam de pagar (dentro de um limite estabelecido pelos bancos estruturadores). Ao final da Oferta, as ações passam a negociar na Bolsa – mercado secundário – e qualquer um pode comprá-las ou vendê-las ao preço que achar justo (se achar um vendedor ou comprador que goste desse preço!).
O mercado de capitais, também chamado de mercado acionário, é um tipo de mercado financeiro, onde são oferecidos e demandados fundos ou meios de financiamento a médio e longo prazo.
O principal objetivo deste tipo de mercado é agir como intermediário com a canalização de novos recursos e a economia dos investidores para que, mais tarde, os emitentes possam realizar suas operações de financiamento e investimento dentro das empresas.
Dentro do mercado de capitais participam várias instituições do sistema financeiro, que agem como reguladores e complementam as operações praticadas dentro do mercado, sendo as mais importantes: a bolsa de valores (ambiente onde são realizados negócios envolvendo ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, commodities agropecuárias e diversos tipos de derivativos financeiros, como as opções de compra e venda de ações e os contratos futuros), entidades emissoras (tratam-se de instituições que colocam ações com a missão de conseguir recursos por parte dos investidores; podem ser sociedades anônimas, o governo, instituições credenciadas ou entidades dependentes do estado, porém descentralizadas), intermediários ou casas de bolsas (tratam da compra e venda de ações e da administração do investimento de terceiros) e investidores (pode tratar-se de pessoas físicas, investidores estrangeiros, investidores institucionais, entre outros).
Existem diversos tipos de mercado de capitais que dependem da sua negociação (mercado de valores: instrumentos de renda variável e de renda fixa; e mercado de crédito em longo prazo: empréstimos e créditos bancários); de sua estrutura (mercados organizados e não organizados); e por último de seus ativos (mercado primário: o ativo é emitido uma única vez e é negociado entre emissor e comprador; e o mercado secundário: os ativos são negociados entre diferentes compradores para imprimir liquidez e atribuir um valor).
Do lado contrário estão os mercados monetários, aqueles que oferecem e demandam fundos em curto prazo.

Outros materiais