Buscar

portifólio Gestão escolar. UTA Idocx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNINTER
Centro Universitário Internacional
TEMPO E ESPAÇO DOS SUJEITOS E INTITUIÇÕES ESCOLARES
Fernanda Bueno CASTRO
Resumo
Neste estudo propõe-se uma análise qualitativa por meio de uma entrevista como um recurso mediador de informações sobre o tempo e espaço dos sujeitos e instituições escolares, objetivando estar a par das ações do gestor, do que o mesmo tem colocado em prática para melhoria do ensino/aprendizagem. A entrevista foi realizada à uma pedagoga da Escola Municipal de Ensino Fundamental Conceição Correia, na qual foi relatou as estratégias e objetivos sobre o tempo e espaço dos sujeitos na escola referida, que consiste em averiguar, a organização de conteúdos, a flexibilidade, atividades desenvolvidas e projetos educacionais. Evidenciou-se que a escola é bem articulada, utiliza de várias estratégias para empregar todo o conteúdo proposto pelas Diretrizes curriculares.
Palavras-chave: Organização escolar. Conteúdos transdisciplinares. Estratégias pedagógicas.
O trabalho apresentado trata-se de uma entrevista realizada à uma pedagoga da Escola Municipal de Ensino Fundamental Conceição Correia, na qual foi abordado o tema “o tempo e espaço dos sujeitos e instituições escolares”. A gestão escolar propõe a melhoria de ensino ofertado, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos sujeitos proativos e participativos (BARTNIK, 2012, p. 30). Para a construção de uma educação de qualidade é necessário uma organização realizada coletivamente, flexibilizando tempos e espaços a partir das necessidades da comunidade, dos alunos e da escola. Afirma a entrevistada que todos os participantes diretos e indiretos sempre contribuem na articulação para que o tempo e espaço da escola atenda de melhor forma as carências da instituição. 
Paulo Freire (1979, p.143) enfatiza o carácter transformador da teoria, o qual envolve uma reflexão crítica da realidade. Já a prática, é percebida como a ação do homem sobre o mundo a fim de transformá-lo, o que nos leva a conclusão que um complementa o outro, a ação e a reflexão se dão simultaneamente. Relata a entrevistada que há sim, muitas vezes a adaptação da teoria e prática e mais ainda, vão além dos muros da escola, inovando o processo de ensino-aprendizagem e abrangendo o conhecimento.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), ao propor uma educação comprometida com a cidadania, passa pela compreensão de que as práticas pedagógicas são sociais e políticas e de que não se trata de educar para a democracia, para o futuro. A educação para a cidadania requer, portanto, que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos. A concretização desse projeto se dá por meio dos temas transversais, (Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual) indicando a metodologia proposta para sua inclusão no currículo e seu tratamento didático, devido ao pouco tempo escolar, é necessário incluir esses temas em meio as disciplinas regulares de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010).
“As escolas deverão explicitar, em suas propostas curriculares, processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre Educação Fundamental e a Vida Cidadã; os alunos, ao aprender os conhecimentos e valores da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada, estarão também constituindo suas identidades como cidadãos em processo, capazes de ser protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e às comunidades.”
Com relação a grade curricular, o tempo para as disciplinas, os espaços dos professores, integração de conhecimento, atividades conjuntas, é necessário utilizar estratégias para alcançar as metas propostas documentadas no Projeto Político Pedagógico, indaga a Pedagoga entrevistada que há a necessidade de um planejamento antecipado para a desenvoltura de habilidades, hábitos e atitudes para usar as estratégias, afirma a mesma que são: seleção de conteúdo; metodologias diversificadas e acompanhamento da família. A primeira etapa desse planejamento é analisar a realidade de todos envolvidos dando sequência aos critérios de coerência, precisão, metas, conteúdo, metodologia e avaliação, tudo de forma flexível.
Para complemento são trabalhados projetos transdisciplinares envolvendo professores, alunos de turmas diferentes, outros espaços de investigação e intervenção, outros recursos pedagógicos que não os tradicionais, ao ar livre, exposições de vídeos, atividades lúdicas, feiras, seminários.
Em suma, prescreve-se o tempo e espaço escolar, a melhor forma de utilizá-lo de modo que não fique lacunas, e todo conteúdo proposto e metas sejam concluídos com sucesso dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Referências
BARTNNIK, Helena Leonir de Souza. Gestão educacional [livro eletrônico] Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série de formação de professores).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.	
BRASIL. Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica. Brasília, Conselho Nacional de Educação, 2010.
FREIRE, Paulo. (1979). Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
Curso: Segunda Licenciatura em Pedagogia
Questionário: “O tempo e espaço dos sujeitos e instituições escolares”
Escola:.......................................................................................Data: / /
Entrevistado: ( ) Diretor		( ) Vice-diretor		( )Pedagogo
Objetivas
A atual legislação permite múltiplas modalidades de organização, flexibilizando tempos e espaços, a partir das características de necessidade da comunidade, dos alunos e da escola para construir coletivamente essas novas formas. Em sua opinião, na prática estes tais sujeitos beneficiados participam dessa organização?
( ) Nunca ( )Raramente ( )Ás vezes ( )Muitas vezes ( )Sempre
Ao seu ver, a articulação de teoria e prática vão além dos muros da escola?
( ) Nunca ( )Raramente ( )Ás vezes ( )Muitas vezes ( )Sempre
Você acha que a escola trabalha com padrões disciplinares ou transdisciplinares, centrais ou complementares?
( ) Nunca ( )Raramente ( )Ás vezes ( )Muitas vezes ( )Sempre
Discursivas
Com relação a grade curricular, o tempo para as disciplinas, os espaços dos professores, integração de conhecimento, atividades conjuntas, qual a estratégia utilizada pela escola?
São trabalhado projetos transdisciplinares envolvendo professores, alunos de turmas diferentes, outros espaços de investigação e intervenção, outros recursos pedagógicos que não os tradicionais? Quais? Como são trabalhados?

Outros materiais