Buscar

Biblioteca 1205466

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS
CURSO DE FARMÁCIA
Exercícios – Cálculos de Química Analítica 
Disciplina: Química Analítica Quantitativa. 
Professor: Paulo Renan G. Ferreira. 
Turma: 
Aluno(a): 
 Uma solução foi preparada adicionando-se 40 g de NaOH em água suficiente para produzir 400 mL de solução. Calcule a concentração da solução em g/mL e g/L.
O vinagre contém em média 60 g/L de um ácido. 
a) Qual é o ácido? 
b) Usando uma colher com vinagre (15 mL) como tempero, quantos gramas do referido ácido estão contidos nesse volume?
Soluções de permanganato de potássio, KMnO4, um sólido cristalino de cor violeta-escuro, podem ser utilizadas como antisséptico de uso tópico. Uma solução desse sal, de volume igual a 500 mL, foi preparada dissolvendo 1,0 g do sal em água. Qual a concentração em quantidade de matéria na solução? Dado: KMnO4 = 158,034 g/mol. 
A dextrose (D-glicose), C6H12O6, é utilizada como estabilizante do iodeto de potássio adicionado ao sal de cozinha. Calcule as massas de dextrose necessárias para preparar as seguintes soluções: 
250 mL, concentração 1,00 mol/L. 
2,50 L, concentração 0,250 mol/L. 
Dados: C = 12 g/mol; H = 1 g/mol; O = 16 g/mol. 
O guaiacol, C7H8O2, que pode ser obtido da destilação de madeira, é utilizado como expectorante. Uma solução expectorante pode ter uma concentração de 70 mmol/L. Quantos litros dessa solução devem ser preparados para que se consumam 6,0 mols dessa substância fenólica? Dados: C = 12 g/mol; H = 1 g/mol; O = 16 g/mol. 
O tetracloreto de carbono, CCl4, é um líquido (d = 1,594 g/cm3, a 20 °C) utilizado como solvente industrial e também na preparação dos clorofluorometanos (gases responsáveis pela destruição do ozônio estratosférico, atualmente com uso muito restrito). Um volume de 500 L de uma solução etérea foi preparado dissolvendo 2,50 L de tetracloreto de carbono em éter etílico. Qual a concentração em quantidade de matéria dessa solução? Dado: CCl4 = 153,82 g/mol. 
Zinco metálico reage com soluções de ácidos, como o HCl, em água, como muitos outros metais. 
Zn(s) + 2 HCl(aq) → ZnCl2(aq) + H2(aq) 
Essas reações são utilizadas para preparar hidrogênio em laboratório. Qual o volume (em mililitros) de HCl 2,5 M necessário para converter completamente 10 g de zinco a cloreto de zinco? (Dado: Zn = 65 g/mol). 
O Tiopental (Thionembutal) é indicado para a indução de anestesia completa de curta duração ou para induzir anestesia geral. Além disso, também pode ser usado como auxiliar em anestesia regional ou controle de convulsões. Foi necessário anestesiar com Thionembutal um paciente. Cada ampola de Thionembutal contém 1 g que deve ser diluído com 20 mL de água destilada estéril. Calcule a concentração final em % (p/v) na ampola.
A lidocaína ou xilocaína é um anestésico local usado no tratamento da arritmia cardíaca e da dor local (como em pequenas operações cirúrgicas). Um paciente recebeu 0,5 mL de solução de lidocaína a 2% (p/v). Quantos mg de lidocaína o paciente recebeu?
Embora o leite não seja uma solução real (é na verdade uma suspensão de pequenos glóbulos de gordura, proteína e outros substratos na água), contém um açúcar dissolvido chamado de lactose. O leite da vaca geralmente contém 4,5% em massa de lactose, C12H22O11. Calcule a massa de lactose presente em 175 g de leite. 
O rótulo de uma garrafa de vinagre mostra que ela contém 5,0% de ácido acético (% m/v), CH3COOH. A garrafa contém 240 mL de vinagre. Quantos gramas de ácido acético estão presentes na garrafa? 
O enxofre é um dos componentes do ácido sulfúrico (H2SO4), cujo uso é comum em indústrias na fabricação de fertilizantes, tintas e detergentes. Sabendo-se que o ácido sulfúrico concentrado é 98,0% em massa de H2SO4 e densidade 1,84 g/mL, calcule a sua concentração, em mol/L. 
Uma solução de amônia P.A (Pureza Analítica) é 28 % em massa e possui d = 0,9 g/mL. Calcule o volume de solução P.A para preparar 500 mL de solução aquosa 3 M. Dado: NH3 = 17 g/mol. 
Uma solução aquosa de ácido metanoico (HCOOH) (d = 1,18 g/cm3) tem 80% (p/p) em massa de ácido puro. Determine o volume de solução P.A necessário para preparar 250 cm3 de uma solução com concentração de 1 M. Dado: HCOOH = 46,03 g/mol.
O rótulo de licor de cacau, a seguir representado, contém a seguinte indicação: 17,3° GL (graus Gay-Lussac). O número 17,3 indica a porcentagem (% v/v) de álcool etílico (CH3CH2OH) na bebida. 
Sabendo que a densidade do álcool etílico é 0,80 g/cm3, calcule a concentração de álcool neste licor, em mol/L. Dado: CH3CH2OH = 46,0684 g/mol. 
Segundo o US Public Health Service (Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos), a água potável deve ter, no máximo, 0,05% (p/p) de sais dissolvidos. Transforme essa porcentagem em massa em ppm e em ppb. 
Um comprimido de 325 mg contém os seguintes ingredientes. Qual é a concentração de cada ingrediente em ppm e ppb? 
12,5 mg de Captopril, um medicamento para pressão alta. 
22 mg de Mg2+. 
0,27 mg de Ca2+. 
O hidrogenossulfato de sódio, NaHSO4, que se dissolve em água liberando o íon H+, é usado para ajustar o pH da água em piscinas. Suponha que adicionemos 560 g de NaHSO4 a uma piscina que contém 4,5 L de água a 25 ◦C. Qual será a concentração do íon Na+ em ppm? (Dado: Na = 23 g/mol; NaHSO4 = 120,06 g/mol). 
� INCLUDEPICTURE "http://2.bp.blogspot.com/-rJ7hkXQ0Ig4/Uvo61VvU-VI/AAAAAAAAQQA/j-npVFF4OlM/s1600/logo-estacio-pos-graduacao.png" \* MERGEFORMATINET ���

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais