Buscar

questões monitoria p2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE DIREITO PENAL I
Professor: Carlos Eduardo A. Japiassú
Monitoras: Luiza Sancho e Yasmine Araújo
Maria, esposa de Leônidas, acaba de dar à luz a filha do casal Joana, o que deixa toda a família feliz. Cerca de oito meses após o nascimento do bebê, Leônidas descobre que Maria teve um romance com seu irmão Leôncio e que Joana seria filha dele. Completamente enojado com a situação, Leônidas decide matar o fruto do romance. Assim, Leônidas mistura liquido venenoso transparente e incolor na mamadeira do bebê e entrega a babá Luana. Sem notar a alteração da bebida, Luana amamenta a criança, que morre. Analise a responsabilidade penal dos envolvidos.
Joana, 19 anos, nutre, desde criança, sentimento de inveja da beleza de sua prima, Fernanda, da mesma idade. Ao entrar na Faculdade de Direito e perceber que o entorno do prédio de sua universidade, há vários crimes de roubo, em que o agente atenta contra intregridade física das vítimas, Joana decide levar sua prima, sob o pretexto de conhecer as instalações do prédio universitário, à sua faculdade com a intenção de que a mesma sofra um assalto no caminho, reaja e venha a sofrer lesões no rosto. O que de fato ocorre. Analise a responsabilidade de Joana de acordo com as teorias da causalidade e imputação objetiva apresentadas em aula. (Valor: 4,0 pontos)
Após uma discussão de relacionamento com sua namorada, por motivos de ciúmes, Caio que estava extremamente nervoso, decide voltar para sua casa dirigindo. Visando chegar o mais rápido em casa, Caio ignora todas as sinalizações do trajeto, até que em uma das vias, vê uma senhora atravessando a faixa de pedestres, mas não diminui sua velocidade por acreditar que não irá atingi-la, no entanto, a atropela e foge do local. Neste momento, o bombeiro, Mévio que estava em seu horário de trabalho, vê a cena e nada faz para socorrer a vítima atropelada no meio da rua que acaba falecendo. Com base nesta situação, analise as responsabilidades penais de Caio e Mévio. (Valor: 3,0 pontos)
Mévio, policial militar, conhecido por sua agressividade e sede de sangue, estava fazendo patrulhamento em uma região conhecida por ser dominada pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro, reconhece o gerente do tráfico, Tício, caminhando pela comunidade. Sabendo de todo mal que aquele homem causou e amparado por seu dever de proteger a sociedade, Mévio dispara um projétil de arma de fogo contra Tício, mas não consegue acertá-lo. Tício, reage atirando contra viatura policial, começando um grande conflito. Ao conseguir tirar a viatura do local, Mévio e seu colega de farda Caio, ainda dentro da comunidade, ficam sobressaltados, quando escutam o barulho de uma pessoa se escondendo atrás de um muro. Acreditando que era um traficante prestes a ataca-los, Mévio atira seguidamente contra o muro. Ao saber que a pessoa estaria morta, o mesmo se aproxima e percebe que a pessoa que ele acreditava ser um traficante era uma criança escondida e que tinha a matado. Analise o caso. (Valor: 3 pontos)
Adalberto, viciado em drogas e bebida, começa a ingerir bebida alcoólica e cocaína em quantidades absurdas, ficando embriagado como acontecia diariamente. Chegando em casa faminto, Adalberto vai até a cozinha procurar por comida, não encontrando. Decide então prepará-la, no entanto, devido ao seu estado de embriaguez, Adalberto liga o fogo, mas cai no chão e desmaia. Momentos seguintes ele acorda por causa do cheiro de fumaça e sai correndo desesperado de casa. Na casa estavam os seus dois filhos, Luiza de 4 anos e Matheus de 2 anos, dormindo no quarto. Minutos seguintes os bombeiros chegam ao local por terem sido acionados pelos vizinhos e diante da casa completamente em chamas, só conseguem salvar Luiza. Diante do caso, analise a responsabilidade penal de Adalberto.
Edson, motorista de ônibus da linha 007 (Central-Santa Teresa) há mais de 10 anos, com pressa para cumprir seu itinerário por esta ser a data de aniversário de sua neta, imprimiu velocidade excessiva ao veículo em dia chuvoso e, ao fazer uma determinada curva, acaba chocando-se contra um poste de iluminação. Os 32 passageiros sofreram diversas lesões em decorrência da colisão, entretanto, Mônica, historiadora sergipana de 72 anos de idade, acaba morrendo, pois, ao descer do veículo, recebe uma descarga elétrica oriunda dos fios do poste caídos no chão. Analise a situação.
Heleno, querendo matar-se. Toma uma mistura de ricina e arsênico, altamente perigosa, antes de sair de casa à meia noite rumo à Praia de Copacabana com o intuito de jogar-se no mar, de maneira a garantir sua morte. No meio do caminho, encontra-se com Nelson, desafeto seu, que munido de uma faca e com o dolo de matar Heleno, desfere-lhe duas facadas no lado esquerdo de seu tórax. Heleno é levado para o hospital, contudo, por falta de cirurgiões plantonistas, acaba morrendo duas horas depois. Nelson é preso em seguida, sob a acusação de homicídio. Entretanto, alguns dias depois, a perícia comprova que Heleno, na verdade, morreu envenenado e que naquele dia estava a caminho da Praia para jogar-se no mar. Com base nesses novos fatos, analise a situação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes