Buscar

P1 2015.1 turma c

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE NACIONAL DE DIREITO
Disciplina: Direito Penal I
Professor: Carlos E. A. Japiassú
Monitora: Luiza Sancho
Disserte sobre o princípio da reserva e sua importância no mundo contemporâneo.
No ano de 1996 vigorava uma Lei A que determinava a pena de 3 a 5 anos de detenção para determinada conduta. Durante a vigência da Lei A, Mévio pratica tal conduta tipificada pela lei em questão. Em razão disso, Mévio é condenado a 3 anos de detenção em regime semi-aberto. Em 2001, dois anos após o fim do cumprimento da pena, sobrevém Lei B que revoga a lei anterior, descriminalizando a conduta anteriormente tipificada. Após análise acurada da questão, responda:
Terá a Lei B efeito sobre Mévio, mesmo após ele ter cumprido pena?
Supondo que, no curso do cumprimento de pena por Mévio, sobrevenha uma Lei C que não revogue a Lei A, mas comine pena de 2 a 4 anos de detenção e 10 dias-multa para a conduta em questão. Como isso influenciará o curso da execução da pena de Mévio?
Fernando, comerciante mexicano e residente no Rio de Janeiro, retorna de viagem à Cidade do México, em que foi visitar os pais. Ao chegar ao Brasil, é levado ao hospital e lá internado, por força do Ministério da Saúde, que, em razão da gripe aviária, determinou que todos aqueles que chegassem ao Brasil, vindo do México, deveriam ser postos em quarentena. Como não havia sido acometido pela mencionada doença, decide fugir do hospital. A seguir, é encontrado, reconduzido ao estabelecimento médico e processado criminalmente pela prática do delito de infração de medida sanitária preventiva, previsto no artigo 268, do Código Penal.
No curso do processo, como a Organização Mundial de Saúde declarou que o México deixara de apresentar a epidemia, o Ministério da Saúde brasileiro decide retirar a determinação de quarentena.
Assim, Fernando, em sua defesa, afirma que não possuía a doença e, portanto, sobre ele, não deveria recair a quarentena. Ademais, no caso concreto, tendo em vista a reforma das normas, deveria se considerar a retroatividade da lei posterior, mais benéfica, conforme disposto no artigo 2º, do Código Penal. Analise a situação.

Outros materiais