Buscar

Arquitetura Sustentável

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Arquitetura Sustentável
Proposta loja de rua
Professora:Ludmila de Mello Portella Milani
Alunos: Elizangela Martins de Oliveira RA: T379EB2
 Jonathan Lima Silva RA: B439Jd-0 
 Mauricio Soares da Silva RA: B439iJ-1
 Patrícia Dolenc RA: B346ii-5 
 Priscila Bandeira RA: B36629-0
 Shirley Stefani RA: B36819-5
*
*
*
*
Filosofia Essencial
* Tem como objetivo de levar uma arquitetura sustentável ao alcance de todos, na utilização de materiais e recursos que não agridem o meio ambiente. 
* Obter um novo tipo de seguimento construtivo para lojas de rua ecologicamente correto.
*
*
Estudo de materiais e referências 
Eólica
Sistema de Energia
*
*
*
*
*
*
Captação de água da chuva
*
*
Tanque slim- O tanque slim tem a capacidade de 2460 litros e foi fabricado com a mais alta tecnologia em polietileno reforçado e aditivação UV, ele tem uma boa relação entre altura e  largura o que  lhe confere ótima estabilidade, possui paredes grossas para evitar deformações e boa opacidade para evitar a proliferação de algas. Vantagens: - Facilidade de instalação. - Paredes interligadas internamente. - Todas as saídas possuem incerto de bronze. - Ótima estabilidade quando vazio. - Boa opacidade, evitando a proliferação de algas. - Pode ser usado como muro ou divisória. - Possui uma saída de água na altura do joelho. 
*
*
Materiais Sustentáveis
1° Bambu
Imagem cobertura 1
Imagem cobertura 2
*
*
Bambu, madeira do futuro!
Belo, leve e renovável, ele tem tudo para se firmar como alternativa à madeira e contribuir para uma arquitetura mais sustentável
O bambu-gigante (Dendrocalamus giganteus) é uma planta da família das gramíneas. Possui colmos que atingem até 36 m e cresce cerca de 94 cm por dia, grandes folhas acuminadas e flores verdes, depois amareladas e pardo-claras, em espiguetas paniculadas. Originária da Malásia, floresce a cada trinta anos e é cultivada como ornamental e pelos largos colmos que, cortados, servem de vasos ou baldes, sendo muito utilizados em construção. Também é conhecido por bambu-balde.
*
*
Imagem cobertura 3
Imagem estrutura e detalhes 4
*
*
Vidro Low-e (baixo-emissivo) 
Fabricação Desenvolvido inicialmente para ser aplicado em edifícios de países de clima frio, que precisam manter o interior do edifício aquecido, os vidros low-e (low emissivity glass) são vidros baixo emissivos que impedem a transferência térmica entre dois ambientes. Sua eficiência vem de uma fina camada de óxido metálico aplicada em uma das faces do vidro. Essa película filtra os raios solares – intensificando o controle da transferência de temperaturas entre ambientes -, sem impedir a transmissão luminosa.
 A deposição dessa camada de óxido pode ser feita utilizando-se dois processos. O mais conhecido é o pirolítico (hard-coat): a camada de óxido é pulverizada de forma contínua sobre o vidro durante o processo de fabricação float. A tecnologia a vácuo também pode ser utilizada para a fabricação do baixo emissivo. Nesse caso, a deposição do óxido é feita em câmara hermeticamente fechada, por meio de um bombardeio iônico. Adaptado para o clima tropical, ganhou uma câmara de controle solar que também tem propriedades low-e quando exposta ao meio externo (ou seja não pode estar em contato com o PVB), que, além de permitir a passagem de luz, possui propriedades refletivas.
 
Benefícios 
Transparente, com um leve tom esverdeado ou azulado, o low-e de controle solar é um importante aliado da estética das fachadas, pois auxilia no controle solar sem criar o indesejável efeito espelho. Oferece desempenho energético, que reflete para fora principalmente as radiações no espectro do infravermelho próximo e distante. Sua refletividade externa fica entre 8% e 10% e sua transmissão luminosa, entre 70% e 80%. Para intensificar suas propriedades energéticas e até conferir características de segurança, o low-e pode ser curvo, insulado, temperado e laminado.
 Aplicações
 Ideal para fachadas, janelas e também para a linha branca – pode ser aplicado em refrigeradores, evitando também que o vidro embace. 
*
*
2° Vidro Low-e
*
*
3° Alumínio com % reciclável 
Colocar aqui a pesquisa sobre o alumínio 
*
*
Imagem porta 1
Imagem porta 2
Imagem porta 3
*
*
SUSTENTABILIDADE Construções em aço costumam ter apelo sustentável, já que o material é reciclável e reduz o impacto ambiental. "As estruturas metálicas utilizam menos água e madeira. Com execução mais rápida, exigem que o canteiro de obras esteja ativo por menor tempo", relata Carolina. "Tais sistemas também reduzem a energia utilizada na obra, os fluxos logísticos de entrada de materiais e de saída de resíduos", acrescenta. Essas características contribuem nas dimensões Espaço Sustentável, Materiais e Recursos e Qualidade Ambiental Externa para a certificação de uma obra com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
Tipo de estrutura
Metálica
*
*
Imagem estação de trem em Tianjin, na China
Imagem 1 Concessionária BMW Motors 
Imagem 2 Concessionária BMW Motors 
*
*
 Usar tintas livres de COV, ou com baixos níveis destes, é melhor para o meio ambiente e para a sua saúde! 
 Você sabia que as tintas que deixam cheiro forte, continuam sendo nocivas à sua saúde mesmo depois que o cheiro vai embora? Isso por causa dos compostos orgânicos voláteis ( COVs ), que são emitidos, no caso das tintas, principalmente pelos solventes usados no produto. 
 
 O que são os compostos orgânicos voláteis (COVs):  São compostos orgânicos de carbono que têm baixo ponto de ebulição, por isso, voláteis. Os compostos vaporizam, tornam-se um gás, à temperatura ambiente. Existem em várias formas estruturais, incluindo álcoois, cetonas, ésteres e aldeídos. Não estão presentes somente nas tintas, também são encontrados em materiais de construção, adesivos, artigos de limpeza, fumaça de cigarro, combustíveis e etc. 
 
 Os COVs agridem a camada de ozônio gerando impactos negativos ao meio ambiente e sobre a saúde humana. A exposição prolongada a essas substâncias pode causar em casos crônicos, dor de cabeça, fadiga, confusão, irritação nos olhos, alergias, danos ao sistema nervoso e respiratório, ao fígado e rins. Por isso a importância de escolher preferencialmente tintas ecológicas, ou com baixos níveis de emissão de COV. 
*
*
Mapa com o raio de 5 km, identificando o perímetro da priorização de compra de materiais 
Somente para mostrar a prof!!!
*
*
Rio Pinheiros
Local do Projeto
Aeroporto Gongonhas
Mapa de localização de Área
Raio de 5KM
*
*
Implantação terreno e entorno
*
*
Plantas
*
*
cortes
*
*
Detalhes para explicar o sistema
*
*
Maquete eletrônica
*
*
Ficha técnica 
 Perguntas para a professora amanhã
Tipo de matérias utilizados da obra, Tem que colocar ? 
Sobre o prazo ( como devo representar ? )
Tem que apresentar em slides e tb em A3? 
*
*
Fontes:
https://arquiteturaesustentabilidade.wordpress.com/2012/10/25/energia-eolica-residencial/
https://www.energiapura.com/content/aerogerador-skystream-land
https://www.energiapura.com/categoria/1
http://harvesting.com.br/loja/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.view_images&product_id=40&image_id=product&Itemid=1
http://www.villaramosaluminio.com.br/
http://sustentarqui.com.br/dicas/use-tintas-livres-de-covs/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais