Buscar

Auciliar de Movimentação de Carga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

M - Auxiliar de Movimentação de Cargas
Auxiliar de Movimentação de Cargas Offshore executa uma atividade essencial para a indústria do petróleo e do gás, em particular, para a operação embarcada.  Ele atua como um dos agentes do processo de movimentação de cargas e pessoas, apoiando esse tipo de atividade, acondicionando as cargas e seus respectivos métodos de amarração, até a preparação do ambiente de trabalho, através de isolamentos e sinalizações da área. Executa suas atribuições dentro dos padrões exigidos nas normas específicas da ocupação, considerando a segurança das pessoas e instalações, e preservando o meio ambiente e a saúde das pessoas que interagem com o campo de trabalho. Este profissional tem por obrigação fazer valer, constantemente, todo o treinamento adquirido em normas e procedimentos, assim como toda a ambiência que envolve uma movimentação de carga.
O trabalho coletivo é extremamente importante, assim como a competência de cada um dos membros da equipe com quem o Auxiliar se relaciona: o Coordenador, o Supervisor e o Operador (Guindasteiro). O trabalho em equipe é construído a partir de um repertório de ações, de linguagem e de estratégias compartilhadas. Repetidamente, no ambiente offshore, a integridade física dos auxiliares está depositada nas mãos do guindasteiro e, às vezes, este precisa “ver com os olhos” dos auxiliares. A evolução do trabalho do operador é regulada pelo auxiliar, que orienta a movimentação da carga nos “pontos cegos”. Assim, questões como entrosamento, confiança e boa comunicação entre a equipe constituem aspectos fundamentais na atividade do auxiliar de movimentação de carga.
Faz parte das atividades diárias desse profissional: auxiliar o guindasteiro no atendimento a todas as movimentações de carga interna e externa da plataforma; atender a aeronaves e embarcações e realizar com segurança as movimentações de carga; preparar cargas para movimentação em ambiente offshore; fazer a peação da carga (no ambiente offshore, significa prender, amarrar, fixar determinada carga em alguma estrutura fixa); organizar e preparar o ambiente de trabalho para a movimentação de cargas em atendimentos as normas de sinalização; providenciar o isolamento e acondicionamento dos produtos a serem transportados; transportar empregados com segurança de uma Unidade Operacional para uma embarcação e vice-versa; entre outras.
Há na área offshore uma variedade enorme de tipos de materiais embarcando, desembarcando ou transbordando continuamente. Portanto, é preciso que o auxiliar tenha conhecimento sobre eles para definir, em conjunto com o guindasteiro, a melhor forma de movimenta-las, a fim de evitar que sejam danificadas. As decisões de como proceder em cada situação são tomadas em comum acordo com o operador, e quando não há acordo entre eles o Supervisor intervém e toma a decisão final.
As tarefas relacionadas com a movimentação de carga são comumente exigentes em termos físicos, biomecânicos e posturais. Os trabalhadores, ao manipular peças, equipamentos, cabos-guia, frequentemente assumem posturas que, a médio e longo prazo, podem vir a comprometer a integridade de sua coluna vertebral e da musculatura associada a este tipo de movimentação. Quanto aos esforços físicos e biomecânicos, entende-se que estes se relacionam não só ao peso dos objetos manipulados, mas também à forma de acondicionamento, à qualidade das peças, à frequência da manipulação e à altura em que se situa o objeto a ser manipulado.
O trabalho é executado em ambiente aberto, com o profissional exposto às diversas condições meteorológicas durante seu expediente (sol forte, baixa temperatura, chuvas, ventos, umidade).  É obrigatória a utilização de EPI (equipamento de proteção pessoal) durante a execução de suas funções.
A profissão de auxiliar de movimentação de carga requer um nível de instrução mínimo equivalente ao ensino fundamental (ou 1º grau completo) e sua aprendizagem pode ocorrer por intermédio de cursos de qualificação profissional.  Como pré-requisito para embarcar, são exigidos também os cursos de EMCIA, Salvatagem, Espaço Confinado e Primeiros Socorros, que as empresas pagam aos profissionais contratados.
 
	AUXILIAR DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS - RIGGER SINALIZADOR
 
Conteúdo do Curso
 
	Disciplina
	Carga Horária
	UNIDADE I: Padrões de segurança na movimentação
	4 horas
	UNIDADE II: A Carga , as lingas e os dispositivos de movimentação
	6 horas
	UNIDADE III: Pré operação da movimentação
	2 horas
	UNIDADE IV: Operação da movimentação
	8 horas
	
	Carga horária total:
OBSETIVO
	20 Horas
Fornecer aos participantes conhecimentos e habilidades sobre as atividades da função de Homem de área, riscos operacionais, procedimentos em emergências, teoria e prática da movimentação de cargas, capacidade de levantamento, sinalizações e práticas de segurança do trabalho.

Outros materiais