Buscar

As Faces do Capitalismo

Prévia do material em texto

As Faces do Capitalismo
O sistema capitalista que surgiu por meados do século XV com o mercantilismo veio para substituir até então o sistema feudal, com o passar de décadas e séculos o Capitalismo veio sofrendo suas modificações até que se consolidou finalmente com a Revolução Industrial no século XIII dando um impulso à economia, à tecnologia entre outros. Mas até que ponto esse poderoso sistema socioeconômico é benéfico ou maléfico para a sociedade? 
Karl Marx grande sociólogo que criticou severamente a sociedade capitalista refere-se a uma relação que se constrói entre homem e natureza e que está em conformidade com as estratégias de conservação do poder de uma classe rica e de uma classe de proletários, assim Marx avalia essa ligação de forma que há sempre uma exploração desse trabalhador. Analisando a tese de Marx nota-se que ainda nos dias de hoje essa relação de exploração é válido, o homem vive em uma sociedade trabalhando incessantemente para a manutenção de um governo que não lhe dá o retorno, mas que lhe induz sempre aos produtos de manifestações culturais que a Indústria Cultural lhe proporciona.
O consumo é sim inevitável e essencial para sobrevivência humana, porém os homens adotaram um sentido distorcido da palavra e do ato de consumir, desprezando o necessário que são os bens primários, pois estes são essenciais para a sua sobrevivência para priorizar bens secundários que lhe darão de certa forma “status” e o garantirá em uma posição elevada na sociedade gerando por consequência uma sociedade de desiguais, e a um questionamento: ter vale mais do que ser?
Levando-se em consideração esses aspectos vê-se uma sociedade corrompida pelo dinheiro e pelo o consumismo, alienada, e sentindo suas vidas cada vez mais vazias, “O Mercado não está dando conta de seu papel de dar sentido e valor à vida das pessoas”. Portanto a conscientização, as leituras mais profundas a repeito dos problemas sociais e um senso crítico sobre este sistema deve ser estimulado não somente para a melhoria da vida atual, mas como um compromisso para com as vidas futuras.

Outros materiais