Buscar

Pova discursiva Pressupostos...

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA DISCURSIVA – EDUCAÇÃO INFANTIL: PRESSUPOSTOS TEORICOS METODOLÓGICOS
1) Desde 1993, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio.
O que é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)? Descreva suas principais características (pelo menos duas):
Historicamente no Brasil o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é apresentado como a primeira proposta para a primeira etapa da educação básica, a educação infantil. Ele apresenta objetivos gerais e específicos conteúdos e ações didáticas organizadas para diferentes faixa etárias entre 0 e 6 anos. Não é um documento de caráter obrigatório a ser seguido pelas instituições de educação infantil, mas representa uma articulação das políticas nacionais para discutir o assunto.
2)Ao adentrar o espaço físico escolar apresenta não apenas uma realização voltada para a educação, mas uma forma silenciosa de educar. Este espaço não é apenas um cenário onde se desenvolve a educação, mas uma forma silenciosa de educar.
Como se caracteriza a organização dos espaços de educação infantil? Apresente características:
Para a composição desses ambientes são pensados espaços como fraldário, lactário, o solário, a sala de repouso, sala de atividades. Para esses espaços devemos pensar nas cores e texturas das paredes, na iluminação natural e artificial, na cobertura do chão com pisos práticos (não escorregadios e de fácil limpeza) e no acesso e na circulação das pessoas.
Com relação aos espaços para as crianças de 1 a 6 anos, devemos pensar nas possibilidades de desenvolvimento por meio de jogos, brincadeiras, músicas, histórias, demais formas de expressões, além disso devemos ser zelosos no sentido de estarmos em consenso com cuidados especiais envolvendo alimentação e higiene.
3) Para a organização de um espaço educativo voltado para a educação infantil, uma instituição de
ensino deve considerar as caracteristicas físicas do ambiente, pois estas comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que o controlam.
Aponta que ambientes construidos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover alguns aspectos. Cite um e apresente suas caracteristicas:
A identidade pessoal ligada a noção de identidade de lugar, possibilitando a criança desenvolver sua individualidade e participar nas decisões sobre as organizações dos espaços.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais