Buscar

PROVA COM AS RESP FUNDAMENTOS DA EDUC ESPECIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNADMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
1. Em relação à disortografia, é correto afirmar:
Dificuldade no aprendizado e no domínio das regras ortográficas. 
2.Os suportes pedagógicos especializados oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais que estejam matriculados nas escolas regulares podem ser:
Sala de recursos, professor itinerante, atendimento domiciliar e atendimento hospitalar.
3. Pesquisas tem demonstrado que pessoas com deficiência intelectual podem aprender e se desenvolver, desde que respeitadas as suas necessidades e limitações. Em relação à pessoa com deficiência intelectual, a aprendizagem deve ser buscada quando se trabalha:
A) inicialmente com atividades práticas.
4. O desenho apresentado abaixo ilustra um dos problemas de aprendizagem que está muito presente no contexto escolar: a dislexia, que tem ganhado destaque na mídia principalmente com a divulgação de algumas pessoas famosas como Ágatha Christie e Tom Cruise. Leia com atenção e assinale a alternativa CORRETA: (desenho de uma criança pensando D porém a letra correta é a B)
I – Refere-se a uma doença neurológica que compromete o uso e o domínio da linguagem escrita. É definida como distúrbio ou transtorno da aprendizagem na área da leitura, escrita ou soletração, e é um distúrbio de grande frequência em sala de aula.
II – A criança com dislexia sempre será disléxica, mesmo quando chegar a fase adulta e a prática pedagógica contribuirá para seu processo de alfabetização.
Correta: alternativa C (I e II estão corretas)
5. Dislexia:
Dislexia é um distúrbio de aprendizagem na área da linguagem escrita, especialmente em relação a
leitura e a escrita. Não há consenso em relação à causa. As dificuldades mais usuais da dislexia são relacionadas a: leitura, escrita, memorização, relação entre som e letra, pronúncia.
6. A gagueira ou tartamudez é uma das principais formas de disfluência cujo início mais frequente ocorre por volta dos 3 aos 4 anos, mas tbm pode ocorrer aos 7 anos ou na puberdade. Como quase todos os distúrbios da linguagem, ela atinge mais o sexo masculino. Em relação a esse distúrbio, podemos afirmar que:
A gagueira consiste num distúrbio e no fluxo do ritmo normal da fala que envolve bloqueio, hesitações, prolongamentos e repetições de sons, sílabas ou frases. (I)
Esse distúrbio faz-se acompanhar frequentemente de tensão muscular, rápido piscar de olhos, irregularidades respiratórias e caretas. (II)
A gagueira pode ser contínua ou aparecer somente em situações de stress e sensibiliza bastante a criança. (III)
Correta: alternativa A (I, II e a III estão corretas)
7. A Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas em Educação Especial regulamenta o direito das pessoas com necessidades educacionais especiais terem acesso escola regular de ensino. Esse documento afirma que:
O princípio fundamental dessa Linha de Ação é a de que as escolas devem acolher todas as crianças independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras. (I)
As escolas tem que encontrar a maneira de educar com êxito todas as crianças, incluindo aqueles que possuem desvantagem severa. (II)
Correta: alternativa E (I e II estão corretas)
8. As pessoas com deficiência, por conta da sua condição biopsicossocial, necessitam de organização, recursos e estratégias diferenciadas que atendam às suas necessidades no ambiente escolar. Para tanto, a escola necessita ressignificar suas práticas, tendo por objetivo atender a todos os alunos, oferecendo uma educação que, ao mesmo tempo, respeita as suas necessidades e trabalha rumo a minimização das suas dificuldades. Essa afirmação refere-se aos preceitos de qual momento histórico da Educação Especial: Inclusão
9. Em relação a Fobia Escolar, é corretor afirmar:
E) Incapacidade total ou parcial de frequentar a escola.
10. Em relação à Síndrome de Down, é correto afirmar:
Tal condição leva o sujeito a deficiência mental moderada ou leve, acrescida de vários problemas de audição, formação do esqueleto, hipotonia muscular e coração. (II)
A causa é uma alteração cromossômica que ocorre de forma acidental durante a divisão celular, uma vez que há a presença de 47 cromossomos ao invés de 46. (III)
Correta: alternativa D (II e III estão corretas)
11. Um dos suportes pedagógicos especializados oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais que estejam matriculados nas escolas regulares é a sala de recursos. Como deve ser a sua organização:
A) O aluno frequenta essa sala no contra turno em relação ao período em que está matriculado na escola regular. Podem existir salas em todas as áreas, podendo ser para deficientes físicos, visuais, auditivos ou intelectuais. Os professores devem ser habilitados ou pós-graduados na área de Educação Especial.
12. Em relação à dislalia, é correto afirmar:
B) Consiste na má pronúncia das palavras, por omissão, substituição, distorção ou acréscimo de sons.
13. A Resolução CNE/CEB nº 2/2001, em seu artigo 5º considera que educandos com necessidades educacionais especiais são os que, durante o processo educacional apresentem:
II - Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento não vinculadas a uma causa orgânica, que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares.
III – Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento relacionadas a disfunções e deficiências, que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares.
IV – Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
V – Altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Correta: alternativa E
14. A Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, estabelece as diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação Básica, modalidade Educação Especial. Quem são os atendidos pela AEE:
E) Pessoas com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento e com superdotação.
15. O trabalho com as Redes de Apoio foi uma conquista na área de Educação Especial, uma vez que não havia até então a possibilidade de interlocução entre os profissionais de diversas áreas. Em relação às Redes de Apoio, é corretor afirmar:
I – O trabalho com as Redes de Apoio propõe a interlocução entre os profissionais da educação, saúde e assistência social.
III – É sustentada na política de inclusão que inclui a dimensão da interdisciplinaridade em seus fundamentos metodológicos.
Correta: alternativa C (I e III estão corretas)
16. Uma escola de Ensino Regular, na tentativa de se adequar aos preceitos de uma Educação Inclusiva, tomou a seguinte iniciativa: realizar uma adequação arquitetônica, alargando portas e adaptando banheiros. Essa iniciativa permite o atendimento da diversidade: 
B) Não, porque atender a diversidade requer na apenas uma organização arquitetônica mas uma estruturação curricular, de formação de profissionais, dentre outras.
17. O processo de inclusão requer uma organização que atenda as necessidades de todas as pessoas com necessidades especiais. Para isso é necessário uma organização estrutural, arquitetônica e de capacitação profissional. Nesse sentido, é correto afirmar que a perspectiva de uma sociedade inclusiva deve:
C) Atender a todos os grupos marginalizados socialmente: índios, negros, quilombolas, mulheres, homossexuais, dentre outros.
18. Uma das formas de compreender o mundo que nos cerca é por meio da apreciação de imagens, expressões culturais ou artísticas. A compreensão dessas representações fica comprometida para aqueles que tem deficiência visual ou baixa visão. Elas tem dificuldades em acompanhar o currículo escolar, caso este não tenha nenhuma adequação que considere as suas necessidades. Quais dessas afirmativas a seguir expressam tipos de adaptações que considerem as necessidades
e limitações das pessoas com deficiência visual ou baixa visão:
I – Recursos ópticos
II – Uso da linguagem para descrever espaços, situações, pessoas, etc.
IV – Uso de material em alto relevo.
V – Recursos não-ópticos
Correta: alternativa D (I, II, IV e V estão corretas)
19. No que se refere as Redes de Apoio, é correto afirmar?
D) Trabalho em conjunto entre profissionais da saúde e da educação.
20. Em relação a discalculia, é corretor afirmar:
C) A pessoa com discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais e na compreensão dos números.
21. No contexto escolar o psicólogo pode contribuir intervindo mediante ações com os professores e com a equipe de gestão. Dentre elas, podemos citar:
A) Ouvir e acolher o professor em suas dúvidas e angústias em relação ao trabalho.
22. Observe a descrição de um dos paradigmas da Educação Especial. 
A pessoa com deficiência deve primeiramente ser atendida em serviços que lhe darão condições para, a partir do momento que tiver um nível de desenvolvimento aceitável para o convívio social, ser inserida na sociedade. 
Essa passagem demonstra qual momento da Educação Especial:
B) Integração
23. A Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9394/96) também assegura direitos às pessoas com necessidades especiais. Sinalize quais direitos essa determinação legal assegura:
I – reafirma o atendimento das pessoas com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino.
II – garante a oferta de Educação Especial durante a Educação Infantil e tbm oferece o atendimento em classes, escolas ou serviços especializados, quando não for possível sua integração em classes comuns, em função de condições específicas dos alunos.
III – Assegura aos educandos com necessidades educacionais especiais currículo, métodos, técnicas, recursos, organização específica, terminalidade específica e aceleração, professor especialista em sala de recurso, professor capacitado na sala comum e educação para o trabalho.
Correta: alternativa E
24. Um aluno com necessidade educacional especial, matriculado em uma escola regular, tem o direito de frequentar o suporte de atendimento educacional especializado que será:
E) Desenvolvido por especialista ou habilitado na área de Educação Especial.
25. Pesquisas assistemáticas tem demonstrado que os profissionais da educação, da saúde e da assistência social insistem na emissão de laudos clínicos que atestem a condição de deficiência para posteriormente organizar e assegurar os serviços necessários ao atendimento das necessidades daqueles com necessidades especiais. Em relação aos laudos clínicos, é correto afirmar que:
A) A identificação do tipo de deficiência é importante, mas não fundamental para a intervenção pedagógica, psicológica e social, já que as ações para a melhora no desenvolvimento global do sujeito partem da avaliação criteriosa de cada uma das áreas mencionadas.
26. O diagnóstico de deficiência auditiva permite verificar a localização da deficiência auditiva. Em relação à localização, essa pode estar: 
B) Surdez de condução, neurossensorial ou mista.
27. Para o psicólogo que atua na perspectiva de uma Educação Inclusiva, não é possível verificarmos apenas as dificuldades de escolarização que se apresentam, é necessário analisarmos os contextos em que tais situações ocorrem. Nesse sentido, em relação ao trabalho do psicólogo, é correto afirmar que:
D) Deve-se avaliar o contexto familiar e educacional.
28. Complete essa frase que aborda uma reflexão sobre os rumos da pedagogia hospitalar: “A Pedagogia Hospitalar é uma necessidade, mas, na realidade...”:
A) É ainda difícil perceber e identificar o surgimento desses novos espaços educativos.
29. Trabalhar em uma perspectiva de uma sociedade inclusiva requer algumas ações dos Assistentes Sociais. Quais seriam essas ações: 
II – a intervenção dos assistentes sociais junto a família de alunos com deficiência e junto aos alunos em situação de vulnerabilidade social requer certa especificidade a fim de que possam ser atendidas as demandas específicas.
IV – assegurar a viabilização de trâmites diversos, acompanhamento de medidas socioeducativas e/ou protetivas, visitas domiciliares, intervenções comunitárias e demais atividades necessárias para a facilitação e o êxito na construção de uma cultura e uma trajetória inclusiva na escola.
V – aproximar-se da família e da escola para identificar os fatores sociais, econômicos e culturais que determinam a problemática no campo educacional, propondo ações que contribuam para a permanência de todos os alunos na escola.
Correta: alternativa E (II, IV e V)
30. No que diz respeito a Psicologia, podemos apontar como intervenções possíveis:
Todas as alternativas estão corretas
31. A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção e acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Indique quais são os preceitos estabelecidos nessa legislação:
A) Todas estão corretas.
32. Durante a fase pré-escolar, a maioria das crianças apresenta dificuldade em articular de sons. Após esse período, não é mais esperado, acarretando então problemas de articulação. As formas de manifestação desse distúrbio é chamado de dislalia, que se caracteriza por:
III – ser diagnosticada através de um exame fonético, por meio de palavras e listas de diálogos para serem repetidas;
IV – apresentar-se como rotacismo, ou seja, substituir no momento da fala o R pelo L como faz o Cebolinha do Maurício de Souza.
Correta: alternativa D (III e IV estão corretas)
33. A indisciplina cresce constantemente (...)
Todas as alternativas estão corretas.
34. Leia atentamente: Reinaldo é um menino de 9 anos (...) mistura letra de forma com letra cursiva...
Disgrafia
35. Dificuldade de aprendizagem é um termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender. Dentro desse contexto, leia as seguintes afirmações:
II – aprender é um ato de plasticidade cerebral, modulado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (família)
III – nas dificuldades para a aprendizagem, incluem-se fatores relacionados com a escola, com a família e com a criança.
Correta – alternativa E (II e III estão corretas)
36. Leia o artigo a seguir: Ensine os alunos a falar bem cedo.
III – o intercâmbio para essa aquisição, entre criança e adulto, não se restringe a um recebimento passivo, nesse caso é mútua.
Correta: alternativa E (somente a III está correta)
QUESTÕES DISCURSIVAS
Na história da Educação Especial brasileira passamos por três paradigmas distintos. O Paradigma da Institucionalização, o Paradigma de Serviços e o Paradigma de Suportes. Cada um desses paradigmas veio acompanhado por medidas legais e por uma visão da deficiência, marcada e evidenciada pela percepção que a sociedade teve dela e os serviços a ela oferecidos. Elabore um texto dissertativo elencando as medidas praticadas no movimento de Institucionalização.
Foi ligada à caridade e à filantropia; esse tipo de atendimento oferecido às pessoas com deficiências privou‑as do convívio social com seus pares, não permitindo que usufruíssem de instrumentos que lhes possibilitassem uma vida econômica ativa; caracterizou‑se, pela retirada das pessoas com deficiência do convívio social e comunitário, inserindo‑as em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais situadas em localidades distantes do lugar em que moravam as suas famílias. Foi marcado pela criação do Imperial Instituto de Meninos Cegos e pela instalação do Instituto dos SurdosMudos.
O paradigma da Institucionalização foi muito criticado a partir das décadas de 1960 e 1970 e, por
conta disso, um novo paradigma começa a desenhar-se na História da Educação Especial Brasileira, denominado de Serviços. Comente como esse tipo de serviço foi desenvolvido.
A pessoa com
deficiência deve, no que for possível, ser integrada ao sistema de ensino regular, e, se porventura não tiver condições de frequentar a sala regular, lhe será oferecida
uma educação nas salas especiais ou nas instituições, assim como serviços da área da saúde, em caráter extraordinário, para que esse aluno possa ser preparado para frequentar a classe comum.
O paradigma de Serviços é fortemente criticado e, por causa disso, surge um novo movimento na
área da Educação Especial, a Inclusão respaldada pelo Paradigma de Suportes. Elabore um texto dissertativo para descrever como a sociedade deve organizar-se para adotar iniciativas pautadas em uma perspectiva inclusiva.
A Declaração de Salamanca aponta que para a implantação de uma educação inclusiva, é fundamental que haja a colaboração de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas de fala e terapeutas ocupacionais.
A escolarização de alunos com deficiência na rede regular de ensino é um fato e o ensino Colaborativo apresenta-se como uma sugestão de modelo de atuação muito próspero, que pode contribuir com o processo de escolarização de alunos com deficiência e com a formação dos professores desses alunos, uma vez que utiliza os diversos saberes em um trabalho de rede. Mendes (2006) diferencia dois modelos de ensino em colaboração, a Consultoria Colaborativa e o Ensino Colaborativo. Disserte sobre um deles.
Consultoria Colaborativa: é um trabalho multidisciplinar composto por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que usam seus serviços para a melhoria do ensino na escola. É muito importante para o aluno, a comunidade escolar e a família.
Ensino Colaborativo: é quando duas professoras trabalham juntas, a professora de ensino regular e a professora especialista.
Alguns deficientes físicos, por conta de sua condição biológica, apresentam dificuldades na comunicação. Para eles, podemos utilizar a comunicação alternativa ou a comunicação aumentativa. Qual a diferença entre elas?
Comunicação alternativa: há a substituição da fala por outro tipo de comunicação, uma vez que a pessoa sente muitas dificuldades com a oralização; utilizamse pranchas ou cartões de comunicação.
Comunicação aumentativa: usa-se um meio de comunicação para compensar as falhas da fala, contudo o sujeito não deixa de utilizar a linguagem oral.
A partir das décadas de 1960 e 1970 há um movimento de retirar as pessoas com deficiências das instituições, já que a possibilidade de terem um convívio social com seus pares tornava-se restrito. Estamos nos referindo ao modelo de Integração. Disserte sobre esse momento da Educação Especial, também chamado de Paradigma de Serviços.
Trata-se de um processo que visa a integrar o aluno à escola, gerando meios para que o aluno com necessidades especiais se integre graças ao atendimento que lhe é oferecido; nesse modelo, ao invés de a escola ter que se adequar ao aluno, o aluno é que deve se adequar-se à escola. A integração educativo-escolar refere-se ao processo de educar-ensinar, no mesmo grupo, crianças com e sem necessidades especiais durante uma parte ou na totalidade do tempo de permanência na escola.
O mutismo seletivo é um transtorno que acomete crianças de todas as idades, caracteriza-se por uma incapacidade da criança em falar em alguns locais (escola, festas, rua), em algumas situações e com algumas pessoas, inclusive da própria família. Essas crianças compreendem a linguagem e são capazes de falar com toda normalidade em lugares onde se sentem seguros e confortáveis, como exemplo, em casa e com pessoas de seu círculo mais íntimo, tais como, pais e irmãos. O fato de não falar em determinadas situações não significa que estão querendo chamar atenção ou controlar o ambiente, mas sim em demonstrar o grau de ansiedade e vergonha que sofrem, e essas emoções as inibe de falar e expressar seu comportamento não-verbal. Normalmente, elas apresentam dificuldade em olhar nos olhos, dificuldade em sorrir, de se expressar em público, de ir ao banheiro, em comer na escola. A percepção dessas crianças é que estão sendo observadas constantemente, por isso, seus movimentos ficam paralisados como estátua cada vez que elas se sentem avaliadas.
NEGATIVISMO – Caracteriza-se, como distúrbio, por uma resistência exagerada da criança frente às imposições que o adulto lhe faz e essa resistência muitas vezes se manifesta sob forma de desobediência, acompanhada de agressividade. De início, manifesta-se pela recusa em cumprir ordens ou pedidos, fingindo não ouví-los, mostra-se vagarosa,em excesso para comer, tomar banho e, à medida em que cresce, apresenta um vocabulário onde “não” é a primeira forma de reação.
AGITAÇÃO, INQUIETUDE, INATABILIDADE –As causas dessas condutas variam de uma situação para outra, e não se configuram distúrbios senão quando acompanhadas de agressividade provocando descontentamento pessoal e relacional. São reações típicas em certas situações de vida, como diante de um mau ambiente familiar, pais que brigam em frente das crianças, doenças mentais, lesões cerebrais… No entanto, são normais em certos períodos de vida – crises passageiras como as dos três anos e a da puberdade.
A inclusão escolar é prevista pela Lei de Diretrizes e Bases e pela Constituição Federal. Esse foi um fato histórico, conquistado após muitos anos de questionamentos sobre o tema. Destaque os 3 aspectos principais da LDB.
Educandos com necessidades especiais são aqueles que possuem necessidades incomuns e,
portanto, diferentes das dos outros no que diz respeito às aprendizagens curriculares compatíveis
com suas idades. Em razão dessa particularidade, esses alunos precisam de recursos pedagógicos
e metodológicos próprios.
• Entende‑se por educação especial, para os efeitos dessa lei, a modalidade de educação escolar,
oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades
especiais.
• Professores com especialização adequada, em nível médio ou superior, para atendimento
especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para integração desses
educandos nas classes comuns.
Uma escola regular recebeu esse ano um aluno com deficiência que foi matriculado no terceiro ano. Após sua matrícula, quais são as ações que a comunidade escolar deveria desenvolver para a aprendizagem e desenvolvimento desse aluno no ambiente escolar? 
A expansão industrial atrelada a oferta de mão-de-obra para atuar no mercado resultou no aumento considerável de produtos industrializados que precisavam ser vendidos no mercado consumidor (...).
Faça uma relação entre os mecanismos capitalistas e a busca por uma sociedade homogênea.
Para fazer parte de um grupo, é necessário usar as mesmas roupas (sempre de marcas caras e famosas), ter o melhor carro, etc. Sendo assim, a pessoa passa a ser respeitada e valorizada por aquilo que tem (coisas materiais) e não pelo que é (seu caráter, valores e princípios). Por conta disso, quem foge do padrão estabelecido pela sociedade, acaba sendo excluído e sofre preconceito. Por sua vez, o Estado garante, através de suas leis, que todos sejam tratados da mesma forma praticando, assim, a inclusão.
Hoje, apesar das desigualdades presentes na sociedade, há determinações legais que no plano teórico asseguram condições de acesso aos direitos e garantias (...) Dessa forma, porque as determinações legais são difíceis de serem implementadas, ou seja, porque apesar de todas as legislações que asseguram os direitos sociais, quase sempre suas determinações não são colocadas em prática?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes