Buscar

Ciências Sociais - Aula 1 (Discurso Político)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Discurso Político (Resumo) - Ciências Sociais Aula 1
Discurso político 
É a expressão de ideias argumentativas e persuasivas com conteúdos que se alteram na medida em que são modificados os contextos mental, social, econômico (também jurídico).
As relação construídas pelo discurso político, vão depender da ambiência, sendo provisórios e inconstantes. Ex.: Brasil Colônia x Período de escravidão - o discurso utilizado pela ICAR era de que os negros não tinham alma e por isso poderiam escravizados.
As componentes do discurso político
LOGOS: Palavra grega "Língua", ou seja, parte racional. Convicção, Puro raciocínio, elementos à base da verdade e em busca da mesma. (motivos e razões). Ex.: Chico Mendes x Defesa da Amazônia. Seringueiro que se preocupou de tal maneira com a Amazônia, expondo o que via e sabia do trabalho de extrator. 
PATHOS: baseado em "Sentimento", afeto... não a força do argumentos que nem sempre é convincente., mas como é transmitida ao auditório, manipulando o mesmo que não tem condições de analisar o conteúdo. Ex.: Certos líderes religiosos que distorcem a Bíblia, por meio de emocionalismo, para convencer fiéis. 
ETHOS: Virtudes do caráter do orador, na qual projeta dignidade, confiança e credibilidade ao falar. O convencimento do auditório se dá à partir da imagem do orador. Ex.: Mahatma Gandhi x Processo de Pacificação da ìndia (homem sereno e religioso que mostrou ser exemplo à independência da Inglaterra com base no pacifismo).
Obs.: Um discurso pode apresentar os três componentes pelo orador, na qual o auditório que terá que distinguir qual tem mais ênfase. 
O que é o PODER?
Elemento presente em quase todas as relações sociais, como habilidade de fazer valer os próprios interesses ou preocupações, mesmo diante de resistência de outras pessoas. Se fala em política, proporcionalmente se fala em poder.
O discurso político tem por objetivo expressar ideias de forma argumentativa e persuasiva e seus conteúdos se modificam de acordo com o contexto (político, social, econômico e jurídico).
Porquê da construção de um discurso político? Deve-se voltar ao pensamento de Aristóteles de que somos seres políticos voltados à pólis, povo e sociedade. 
PODER LEGÍTIMO: Quando utilizado de forma legítima (sob consentimento daqueles a quem cumpre seguir determindeterminações estabelecidas), tal poder se chama "autoridade".
Ex.: Governantes são eleitos pelo povo e logo são autoridades por esse consentimento.
Uso da persuasão no discurso político:
Tido como verdade condicionada, no modelo de "faz de conta que", tal verdade não é demonstrada pela força argumentativa e sim, pela aparência de verdade que a mesma possui. 
Com isso, persuasão precisa ser mais convincente do que a própria verdade. 
Ex.: O GLOBO 1964 - "Ressurge a Democracia". O discurso utilizado foi apoiando a ditadura, mostrando totalmente o contrário da realidade.
ANÁLISE DO DISCURSO: 
Discuso das ideias - aborda problemática da verdade
Discurso do poder - aborda o aceitável e razoável
Obs.: A capacidade do discurso político atingir seus objetivos é o equilíbrio entre Logos, Ethos e Pathos

Outros materiais