A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
relatorio de estagio

Pré-visualização | Página 5 de 5

movimento através da música
3. 5 CONTEÚDO 
Português, Matemática, História, Geografia e Ciências.
3. 6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
 O desenvolvimento do Projeto consiste em 03 (três) Etapas distintas e sequenciais. A primeira se refere a escolha das músicas a serem trabalhadas e vão ser escolhidas aquelas em que a melodia envolvam conteúdos a serem trabalhos nas disciplinas da grade curricular. Posteriormente ocorrerá a 2ª Etapa, que será ouvir e cantar as músicas com os alunos em sala de aula isso sempre em consonância com o conteúdo estudado trabalhando interpretação e gramática, matemática, ciências, geografia e história. 
 Por fim, após o andamento dessa parte inicial ocorrerá a 3ª Etapa que será o momento que os alunos virão à Sala de Tecnologia da Escola para produzir desenhos, confecção de slides representando as letras das músicas ouvidas. Haverá coreografias (danças trabalhando movimentos corporais) e dramatizações das músicas, rodas de violão, cantigas tocadas e cantadas pelos alunos. 
 
3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO
Previsão de 2 meses ou até que todas as etapas sejam concluídas com êxito.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 2º ao 4º ano da Escola 
3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAS 
- Professores, alunos e funcionários da escola.
- Alguns Instrumentos musicais como violão, teclado e percussão;
- Microfones;
- Aparelho de som;
- Um computador 
- Mutimídia
3.9 AVALIAÇÃO
 A avaliação do “Aprendendo com a música” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos alunos, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da unidade escolar.             Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.             Os alunos serão observados durante todo o projeto através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas.
4. 0 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
 Evidenciou-se através deste projeto que as diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a prática da musicalização. De acordo com esta perspectiva, a música é concebida como um universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive. Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a música pode ser considerada um agente facilitador do processo educacional. Nesse sentido faz-se necessária a sensibilização dos educadores para despertar a conscientização quanto às possibilidades da música para favorecer o bem-estar e o crescimento das potencialidades dos alunos, pois ela fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.
A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. 
5. 0 REFERÊNCIAS
http://pedagogaandreaeduca.blogspot.com.br/2013/03/projeto-musica-e-movimento-na-educacao.html
BARRETO, Sidirley de Jesus; SILVA, Carlos Alberto da. Contato: Sentir os sentidos e a alma: saúde e lazer para o dia-a dia. Blumenau: Acadêmica, 2004.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
MÁRSICO, Leda Osório. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 1982.
WEIGEL, Anna Maria Gonçalves. Brincando de Música: Experiências com Sons, Ritmos, Música e Movimentos na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 1988.
BRITO, Teca de Alencar, Música na Educação Infantil. 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. 
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil -. Conhecimento de Mundo. Brasília, MEC/SEF 1998.