Buscar

OdontoPrev

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 
Fichamento de Estudo de Caso
Aluno: Cinthia Dayane Silva Damasceno
 
 Disciplina : Planejamento Estratégico 
 Tutor: Prof. : Audemir Leuzinger de Queiroz 
Montes Claros
2018
Estudo de Caso: OdontoPrev
	Randal Zanetti, dentista, fundador e CEO da OdontoPrev, a maior fornecedora de planos odontológicos na América Latina, a OdontoPrev tornara-se a líder incontestável de mercado com uma rede especializada de 25.000 dentistas, assinaturas superiores a 6 milhões, mais de três vezes o número de seu competidor mais forte, e capitalização de mercado de $2,5 bilhões (Consultar Anexo para dados de participação de mercado, Anexo para demonstrativos financeiros, e Apêndice A para uma visão geral sobre a odontologia.)
	No entanto, apesar de sua posição de liderança, a OdontoPrev encarava alguns grandes desafios. Após o PIB brasileiro expandir um fraco 0,9% em 2012, comparados a 2,7% e 7,5% nos últimos dois anos, o mercado odontológico, que historicamente mostrara-se resistente a influências macroeconômicas, passou por sua maior desaceleração de volume em décadas. Ele caiu de um crescimento anual de 20% em 2011 para aproximadamente 10% em 2012.2. E embora a fusão com o Bradesco tivesse aberto novos canais de distribuição para o segmento individual e o de PMEs, esses ainda constituíam um mercado incerto para a OdontoPrev.
A Odontologia representava 6,5% dos gastos do setor de assistência médica dos EUA, com faturamento de $110 bilhões por ano, e projetava-se um crescimento anual de 6% nos próximos cinco anos. Diversos fatores impulsionavam esse crescimento, incluindo a população idosa que mantinha seus dentes, tendências demográficas (como crescimento em populações com maior incidência de doenças dentárias), maior consciência da importância da saúde bucal, maior cobertura através de empresas prestadoras, e crescente demanda por odontologia cosmética.
O Brasil era o quinto maior país por área e população no mundo, com mais de 196 milhões de pessoas. Também ostentava a maior economia da América Latina e a quinta maior do mundo. Melhores iniciativas socioeconômicas no Brasil em meados da década de 1990 e na primeira década do milênio contribuíram para a expansão da classe média e a redução da pobreza em todo o país, tendo os índices de pobreza caído de 40% para 25% entre 2001 e 201213 (consultar Demonstrativo 6 para a classificação socioeconômica por região).
A indústria brasileira de seguros médicos e odontológicos nasceu na década de 1960 e cresceu relativamente sem regulamentação por quase 40 anos. As fracas barreiras de entrada combinadas a um panorama econômico hiperinflacionário durante os 80s e início dos 90s que mascaravam o equilíbrio real entre preço e custos atuariais levaram à existência de mais de 2.700 empresas no Brasil. 
O sucesso de uma companhia seguradora dependia da capacidade que tinha de controlar seus gastos, representadas por um índice chamado "proporção de perdas" que mede a perda incorrida (como despesas com pagamento de serviços) em proporção ao total recebido em prêmio. Como o mercado corporativo era inerentemente menos arriscado de um ponto de vista atuarial (menos seleção adversa) e não era sujeito à mesma regulamentação governamental que os segmentos individualizados e de PMEs, Zanetti logo decidiu centrar-se no primeiro grupo.
Nenhum dos fundadores da OdontoPrev, nem mesmo Zanetti, tinham formação corporativa formal, eles logo estabeleceram uma comissão técnica, e, então, um conselho diretivo para oferecer orientações e apoio importantes.
O ambiente de regulamentos mais rígidos no final da década de 1990s e início de 2000s levou Zanetti a acreditar que formava-se uma onda de consolidação no horizonte, então OdontoPrev passou a planejar um rápido escalonamento de capital e competir com participantes maiores como Aetna, CIGNA e Bradesco Dental, A decisão de aumentar o capital foi correta, mas o momento e o tipo de investidor talvez não. Esperávamos uma consolidação mais significativa naquele ponto, mas nos adiantamos alguns anos.
Com o crescimento da classe média e de oportunidades para dentistas atenderem um maior público, o México parecia uma interessante oportunidade de expansão para a OdontoPrev. A cobertura odontológica pública abrangia uma parte significativa da população, mas alguns alegavam que as clínicas públicas não forneciam a qualidade de que precisavam. Muitos buscavam alternativas privadas de maior qualidade e a maioria deles pagava de maneira avulsa. A OdontoPrev tem a possibilidade de tirar vantagem das capacidades que desenvolveu e expandir para o México por meio de planos odontológicos corporativos, oferecendo aos funcionários opções alternativas ao pagamento avulso. Mas o mercado brasileiro também parecia que se manteria promissor, uma vez uma parcela significativa da população ainda não possuía plano dentário.
1

Outros materiais