Buscar

Resumo do Artigo 5 da Constituicao Federal 88 incisos XLV ao LII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo do Artigo 5 da Constituição Federal – incisos XLV ao LII
XLV – a pena do condenado não poderá ser cumprida por outra pessoa senão o próprio condenado, somente passará a sucessores do condenado ou a quem for destinado o patrimônio do condenado, a obrigação de reparar o dano, sendo esse maior que o patrimônio deve-se pagar o dano até o limite do valor patrimonial transferido.
XLVI - cada pena é individual, e podem ter os seguintes aspectos: tirar ou restringir a liberdade; perda de bens; multa; perda de direitos; prestação de serviços não remunerado.
XLVII – não existem penas: de morte, excedo em caso de guerra declarada; de duração perpétua; de trabalhos forçados; expulsão da pátria; de torturas.
XLVIII – cada condenado deverá cumprir sua pena em estabelecimentos (de delegacias a prisões de segurança máxima), de acordo com a natureza do delito, idade e sexo.
XLIX – o presidiário tem todos os seus direitos preservados, excedo a perda de liberdade em alguns casos, sendo que todas as autoridades devem respeitar a sua integridade física e moral, o que deve ser observado nos transporte de presos, que não deve ser em No transporte de presos, onde eles não devem ser transportados em compartimentos de proporções reduzidas, com ventilação deficiente ou ausência de luminosidade. 
L – Direito das presidiárias de amamentar seus filhos, bem como estar junto deles.
LI – Um brasileiro nato não pode ser extraditado. Já o brasileiro naturalizado sofre a extradição se cometer crime comum antes da naturalização, ou se for comprovado seu envolvimento com tráfico ilícito de entorpecentes, drogas e afins, antes ou depois da naturalização.
LII – É proibida a extradição de estrangeiros por crime político ou de opinião.
LIII – cada um dos súditos do Estado disporá de um juízo com competência natural para processá-lo e julgá-lo com observância obrigatória dos princípios de processo constitucional.

Outros materiais