Buscar

Questionário P1

Prévia do material em texto

Quais as etapas de desenvolvimento de um produto/serviço?
Desenvolver produtos é um dos fatores de crescimento da empresa; Crescer e manter-se competitivo no mercado; Criação de novos produtos e serviços.
Por que as empresas buscam desenvolver novos produtos ou serviços?
Porque vão gerar receitas e lucros futuros para a empresa.
Quais as etapas do Ciclo de Vida do Produto?
Introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Explique cada etapa do Ciclo de Vida do Produto?
Introdução: Fase inicial da vida; Crescimento: Firmar-se no mercado; Maturidade: Estabilidade ampla nos processos e na demanda; Declínio: Cai a demanda, mantém a oferta.
O que é obsolência programada ou planejada?
Quando o produto entra no mercado para permanecer por um período limitado, dentro da conveniência estratégica da empresa.
Quais os impactos da obsolência programada no meio ambiente?
É nociva, pois mais produtos serão descartados sem necessidade, em menos tempo.
Como os Engenheiros de Produção podem atuar a fim de diminuírem os impactos causados pelo consumo excessivo que demandam cada vez mais a produção em larga escala de produtos com duração finita de mercado, cujos efeitos são percebidos no meio ambiente pela sociedade?
Reciclagem.
Sobre a criação de produtos e serviços, diversas ferramentas auxiliam a criação do seu conceito até a sua criação final. Exemplifique quais ferramentas são essas?
Brainstorm, softwares (CAD, CAM, CAE, ERP/MRP), Ishikawa, Pareto, Fluxograma, Matriz de Pugh, etc.
O que é brainstorm e para o que serve?
É uma técnica grupal ou individual que serve para explorar o potencial de idéias de um grupo com a finalidade de resolver problemas específicos.
O que é Pesquisa de Mercado e qual a sua aplicação?
É um processo de coletar dados sobre produtos e serviços, pois é utilizado para determinar se eles satisfarão as necessidades dos clientes.
Quais os tipos de pesquisa de mercado existentes? Diferencie-os.
Pesquisa de dados primários: São dados que não estão disponíveis; Pesquisa de dados secundários: São dados disponíveis já existentes em diversas fontes (internet, jornais, etc).
O que é Clínica de Preços e para que esta clínica é empregada?
É uma técnica usada para identificar preços de outros produtos ou serviços. Através desta ferramenta, pode-se ter uma idéia da aceitação deste novo serviço pelo mercado e quanto os futuros clientes estarão dispostos a pagar.
Exemplifique o que é a Matriz de Pugh e como esta ferramenta pode auxiliar na elaboração do conceito do produto e/ou serviço?
É uma ferramenta para comparação de soluções que auxilia o serviço atual com as opções de mercado para identificar pontos de melhoria.
O que é Business Model Canvas (ou Modelo de Osterwalder) e qual a sua utilização?
É uma ferramenta de planejamento estratégico. Sua utilização permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes.
Qual a vantagem do Business Model Canvas sobre o Plano de Negócios?
Através dele pode-se notar onde estão as prioridades de negócios, onde investir e permite rapidamente verificar os pontos focais do serviço.
O Canvas é dividido em blocos. Quais são eles?
Proposta de valor; Segmento de clientes; Canais; Relacionamento com clientes; Atividade chave; Recursos principais; Parcerias principais; Fontes de receita; Estrutura de custo.
O que significa o bloco Segmento de Clientes e quais informações deve ser inserido neste bloco?
É o foco da empresa. Perfil do público alvo, preferências, comportamentos, faixa etária, etc, ou seja, todas as informações necessárias que ajudarão a elaborar se o empreendimento proporcionará lucro.
O que significa o bloco Relacionamento com Clientes e quais informações deve ser inserido neste bloco?
Como a empresa se relacionará com cada segmento de cliente para estabelecer proposta de valor, assistência pessoal, co-criação.
O que significa o bloco Canais e quais informações deve ser inserido neste bloco?
É como o cliente compra e recebe o produto ou serviço. Estão inseridas mídia social, anúncio patrocinado, publicidade em TV, radio, revista, jornal, distribuição pelos correios, pós venda e atendimento ao consumidor.
O que significa o bloco Fontes de Receitas e quais informações deve ser inserido neste bloco?
Formas de se obter receita por meio de propostas de valor. São inseridos os valores que os clientes estão dispostos a pagar, como preferem pagar, quais eles já pagam, etc
O que significa o bloco Proposta de Valor e quais informações deve ser inserido neste bloco?
O que a empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes. São descrito as soluções que a empresa propõe a oferecer para resolver os problemas dos clientes.
O que significa o bloco Atividades Principais e quais informações deve ser inserido neste bloco?
São as atividades essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor. São enumeradas as tarefas que serão executadas para construir a proposta de valor.
O que significa o bloco Recursos Principais e quais informações deve ser inserido neste bloco?
São os recursos necessários para realizar a atividade chave. Descrever como serão executadas as atividades, quais são as máquinas utilizadas, o número de pessoas para trabalharem, quanto de investimento será necessário.
O que significa o bloco Estrutura de Custos e quais informações deve ser inserido neste bloco?
São custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar. Correta classificação entre os fixos e variáveis, de maneira que facilite a visualização dos custos mais caros de cada etapa, e observando se são menores ou maiores que o fluxo de receitas.
O que significa o bloco Parceiros Principais e quais informações deve ser inserido neste bloco?
São as atividades realizadas de forma terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa. É descrito quais serão os principais fornecedores que ajudaram a empresa a oferecer a proposta de valor.
Qual a ordem preferencial de preenchimento dos blocos dos Canvas?
1-Segmento de clientes; 2-Proposta de valor; 3-Canais de distribuição; 4-Relacionamento com os clientes; 5-Fontes de receita; 6-Recursos chave; 7-Atividade chave; 8-Parceiro chave; 9-Estrutura de custo
Uma das etapas do desenvolvimento do produto é a apresentação do produto/serviço por meio de protótipos. Quais os tipos de representação existem e para que servem?
Maquete (miniatura do produto), protótipo descartável, protótipo evolutivo, etc. Servem para representar visualmente o produto que está sendo desenvolvido.

Outros materiais

Perguntas Recentes