Buscar

Samantha aula 4. administracao indireta

Prévia do material em texto

AULA 4. ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, AS ENTIDADES PARAESTATAIS E O TERCEIRO SETOR
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
- é constituída por pessoas jurídicas de direito público ou privado, a quem o Poder Público delega ou comete a execução do serviço público e são criadas a partir de lei.
CARACTERÍSTICAS: descentralização, quer dizer que a  competência para exercer um serviço público é distribuída de uma para outra pessoa, física ou jurídica. Assim, é pressuposto da descentralização a existência de pelo menos duas pessoas que entre si repartiram as competências. 
A descentralização pode ser dividida em:
Política - quando o ente descentralizado realiza suas atividades como sendo titulares de maneira originária e assim sendo, exerce suas atribuições próprias que não decorrem do ente central.
Administrativa - quando as atribuições exercidas pelo ente da administração indireta decorrem do poder central.
A pessoa jurídica instituída como integrante da Administração Indireta tem as seguintes 
CARACTERÍSTICAS:
 1)   sua criação decorrerá de lei. (art. 37, XIX CF); 
2)   será sem fins lucrativos; 
3)   sua extinção ocorrerá por força de lei e não pela vontade das partes; 
4) sujeita-se ao controle interno, podendo inclusive, ficar sujeita à fiscalização pela entidade a que se vincula; 
5)  sujeita-se ao controle externo, tal como do Poder Legislativo com apoio do Tribunal de Contas e do Poder Judiciário, além da fiscalização do Ministério Público; 
6)    de acordo com o princípio da especialidade deve sujeitar-se à finalidade para a qual foi instituída.
AUTARQUIA
São pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei especifica (art. 37, XIX) para executar um serviço público, possuindo capacidade exclusivamente administrativa. Regime jurídico de direito publico (não se aplica CC e lei de falências)
( serviço publico descentralizado, criada por lei, dispensa registro)
- tem autonomia e podem adquirir direitos e obrigações. Esta relacionada a um ministério ou secretaria.
Muito embora sua criação seja determinada por lei, tal lei deve ser de iniciativa do poder executivo, sendo sua organização determinada por decreto, regulamento ou estatuto. Criação ( por lei, principio do paralelismo, o que se cria de uma forma só pode ser extinto pela mesma forma).
As autarquias possuem patrimônio próprio considerado público, que são impenhoráveis e imprescritíveis.
Tais bens são divididos em: 
 A) Bens dominiais - bens em que o Estado exerce o domínio, mas que não são afetados a uma destinação pública específica. Ex.: terrenos sem donos; 
B)    Bens de uso comum do povo - bens do Estado, mas destinados ao uso da população. Ex.: praças, ruas etc. 
C)  Bens de uso especial - bens, móveis ou imóveis, que se destinam ao uso pelo próprio Poder Público para a prestação de serviços. Ex.: prédio da câmara municipal, prédio da prefeitura, etc.
Privilégios: A) possuem imunidade de impostos, art. 150 inciso 6 alínea A e parágrafo; b) presunção de legitimidade e veracidade de seus atos; c) prazos em quádruplo para contestar e em dobro para recorrer; d) impenhorabilidade, imprescritibilidade e inalienabilidade de seus bens; e) execução fiscal de seus créditos lei 6830/80.; e) juízo privativo para o processo nos mesmos casos do ente criador; f) legitimação ativa para a execução fiscal na cobrança de seus creditos; g) paramento dos seus débitos por meio do sistema de precatórios
Controle : existem três formas das autarquias : administração direta, Cidadão, fiscalização finalistica. Tutela administrativa tribunal de contas TCU UF
 TCE ESTADOS
MUNICIPIOS 
 EXECUTIVO SP TC MUNICIPIO
	RJ TC MUNICIPIO
Responsabilidade estatal por atos da autarquia. Art. 37 § 6º CF. A união responde se der causa a autarquia ou na hipotese de se esgotarem todos os recursos financeiros da autarquia . Nesta hipotese a responsabilidade da administração direta sera subsidiaria.
Servidores = as vagas são supridas por concurso publico exceto cargos de chefia, de confiança, direção, assessoria, são de livre nomeação e exoneração.
Atos = contratos 
Patrimônio. Os bens das autarquias são bens públicos e são impenhoráveis e imprescritíveis.
AUTARQUIAS ESPECIAIS- são dotadas de regime juridico especial, recebendo a qualificação de agências executivas ou reguladoras.
AGÊNCIA EXECUTIVA - autarquias ou fundações publicas que passam a gozar de regime juridico especial após celebrarem contrato de gestão com o órgão da Administrasção publica direta ao qual estão vinculados. 
O objetivo do contrato de gestão é aumentar a eficiência e diminuir os custos da própria autarquia, que deve apresentar um plano estrategico de reestruturação e desenvolvimento. A qualidade executiva á atribuida por decreto. Em troca a autarquia ganha mais autonomia gerencial, orçamentaria e financeira.
AGENCIAS REGULADORAS
Autarquias de regime juridico especial. Criadas para regular, nromatizando e fiscalizando, determinadas atividades objeto de privatização (energia eletrica), ou a exploração, mediante concessão, de bens publicos (petroleo)
CARACTERISTICAS: poder normativo esepcifico; maior autonomia em relação a administração direta, denominada independencia relativa; estabilidade de seus dirigentes, que detem mandato fixo e são nomeados pelo presidente da republica após aprovação do senado,
FUNDAÇÃO
“Pessoa jurídica de direito público ou privado criadas para a prestação de serviços públicos, contando com patrimônio personalizado destacado pelo seu instituidor, para a preservação do interesse público”. 
 Patrimônio publico descentralizado com personalidade jurídica própria. (criadas por lei) . Funcionam igual as autarquias.
São registradas, por escritura publica, em órgão competente. Por submeterem-se a regime idêntico ao das autarquias são consideradas autarquias fundacionais.
São exemplo dessas fundações as seguintes entidades: Biblioteca nacional; Hospital das clínicas; Fundação Butantã. Fundação Memorial da América Latina.
CARACTERISTICAS: autonomia financeira, autonomia administrativa, dirigentes próprios, patrimônio próprio e personalizado.
EMPRESA PÚBLICA
“São pessoas jurídicas de Direito Privado, criadas para a prestação de serviços públicos ou para a exploração de atividades econômicas, constituídas por um capital exclusivamente público e sob qualquer modalidade empresarial.”
As empresas públicas só podem assumir personalidade jurídica de Direito Privado, contrariamente ao que se observou nas fundações e autarquias. Seu capital é inteiramente público.
São exemplos de empresas públicas as seguintes instituições: RADIOBRAS; INFRAERO; BNDES; CAIXA ECONOMICA FEDERAL
 - Pessoas jurídicas de direito Privado, instituídas pelo poder publico. A sua criação é autorizada por lei.
 Conceito : Sociedade mercantil industrial constituída mediante autorização de lei e sob a égide de direito privado, com capital exclusivamente da administração publica ou composto em sua maior parte de recursos dela advindos e de outras entidades governamentais destinadas a realizar imperativos da segurança nacional e relevantes interesses da comunidade. Art. 173 CF
Patrimônio: caso se trate e uma empresa publica que explora atividade econômica o patrimônio será privado e portanto penhorável alienável e prescritível. Caso se trate de empresa publica prestadora de serviço publico o patrimônio é considerado publico portanto, impenhorável, inalienável e imprescritível.
Servidores: regra geral prestam concurso, exceção chefia direção e assessoria, não precisam prestar concurso.
Responsabilidade: a responsabilidade de empresa publica que explora atividade econômica é subjetiva ( é relevante mostrar a intençãodo agente) e se a empresa publica for extinta pela união então, a união respondera dentro dos limites do seu patrimônio A empresa publica que presta um serviço publico tem a mesma responsabilidade das autarquias.
Atos e contratos: Empresa publica que explora atividade econômica. Tem que licitar tudo que não for ligado diretamente ao serviço direto da empresa. Caso se trate de empresa publica que preste serviço todas as contratações precisam de licitação.
Controle: Empresa publica que explora atividade econômica, esta sujeita ao controle do judiciário e tribunal de contas. E se prestar serviço publico esta sujeito a todos os controles da Adm direta, Trib. de contas e ao Judiciário.
Forma societária: As empresas publicas podem adotar quaisquer formas societárias admitidas em direito.
 Privilégios: as empresas publicas que exploram atividade econômica não possuem qualquer espécie de privilégios e estão sujeitas as mesmas obrigações fiscais trabalhistas civis e comerciais que as demais empresas. 
Exceção : empresas publicas que excepcionalmente que prestam serviços públicos. Ex. Infraero, correios
SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA
“Pessoas jurídicas de Direito Privado, criadas para a prestação de serviços públicos ou para a exploração de atividades econômicas, contando com um capital misto e constituídas somente sob a modalidade empresarial de sociedade anônima..
Sociedade mercantil industrial cuja instituição, autorizada por lei, faz-se essencialmente, sob a égide de Direito Privado, com recursos públicos e particulares, para a realização de imperativos necessários à segurança nacional e de interesses relevantes da comunidade. Art. 173 CF.
Assumem personalidade de pessoa jurídica de Direito Privado e podem ser criadas tanto para a prestação de serviços públicos como para a exploração de atividades econômicas. 
A criação depende de autorização legislativa e atos constitutivos devidamente registrados.
Extinção precisa de um ato de dissolução devidamente registrado. autorização da lei e de um ato dissolvendo a pessoa jurídica devidamente registrado
A sociedade de economia mista somente poderão assumir a modalidade de sociedades anônimas, ficando assim sujeitas à Lei n. 10.303/2001.
Entre suas características destacam-se: autonomia administrativa e financeira e de patrimônio próprio
Natureza: pessoa jurídica de privado “ instituída pelo poder publico”.
Fins: explorar atividade econômica visando lucro e exceção prestar serviço publico.
Criação: autorização da lei e atos constitutivos
Forma: na esfera federal obrigatoriamente uma Soc. De economista deve adotar a forma de Soc. Anônima. E nas demais esferas quaisquer das formas.
Capital: O capital das Soc. De economia mista deve ser composto de recursos públicos e privados. Assim sendo a maioria das ações com direito a voto, no mínimo, deve ser publica e o restante particular.
Patrimônio: se explorarem uma atividade econômica o capital será privado (penhorável, prescritível e alienável). Se prestadoras de serviço publico o patrimônio é considerado publico.
Servidores: obrigatório prestar concurso publico e com vinculo CLT.
Prerrogativas: se explorarem atividade econômica, não só não possuem privilégios como estarão sujeitas as mesmas obrigações, civis, comerciais trabalhistas e tributárias das demais pessoas jurídicas de direito privado. Se prestarem serviço publico podem ser alcançadas por alguns privilégios a exemplo da imunidade de impostos, impenhorabilidade de bens.
Atos e contratos: Se explorarem atividade econômica a atividade finalística não estão sujeitas licitação, mas, às atividades estranhas à atividade principal estão sujeitas a licitação. Se prestarem serviço publico, estão sujeita a licitações.
Responsabilidade: Se explorarem atividade econômica a responsabilidade será apenas dela esta sujeita a falência, responsabilidade é subjetiva. Administração direta apenas respondera se extinguir a sociedade de economia mista, até o limite do patrimônio revertido. Se prestadoras de serviços públicos quem responde é própria Soc. de economia mista não havendo responsabilidade solidária com a administração direta. Essa responsabilidade será objetiva. Respondera em duas hipóteses em caso de dissolução da soc. E se esgotados os recursos financeiros.
Controle: se explorar atividade econômica não sofrem controle da administração direta mais sofrem controle do tribunal de contas e do judiciário. Se prestarem serviço publico sofrem controle da adm. direta, trib. de contas e judiciário.
TERCEIRO SETOR
A composição do denominado Terceiro Setor é realizada por particulares, pessoas jurídicas de Direito Privado, que não integram a estrutura da Administração Pública, contudo, com ela mantêm parcerias com o intuito de preservar o interesse público.
 
Estão entre elas as seguintes organizações:
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
pessoas jurídicas de Direito Privado, sem fins lucrativos, criadas por particulares, para desempenhar serviços sociais não exclusivos do Estado, como: ensino, pesquisa científica, proteção ao meio ambiente, incentivoà cultura, program de saúde. No âmbito federal foram criadas pela lei n. 9.637/1998 Ex.: OSESP, Associação Amigos do Museu da Imagem e do Som. 
ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO - pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que atendam aos requisitos instituídos pela Lei n. 9.790/1999.  
SERVIÇOS SOCIAIS AUTÔNOMOS 
 aqueles instituídos por lei com personalidade jurídica de Direito Privado para ministrar assistência ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais, e que não tenham finalidade lucrativa[6]. Ex.: Senai, Sesi, Sesc e Senac.

Continue navegando