Buscar

QUESTÕES Históricos, Geográficos e Culturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aspectos Históricos, Geográficos e Culturais – de 06 até 10
06-Ano: 2014 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Palhoça – SC Prova: Procurador do Município (adaptada)
Do total de água existente no nosso planeta, 97,61% é água salgada e apenas 2,39% do restante existente é água doce. Com relação à escassez mundial de água potável, é correto afirmar:
 a) A falta de água potável frequente na Região Nordeste do Brasil é provocada pelo consumo exagerado nas cidades e na irrigação
 b) Com o consumo crescente e em ritmo acelerado da água potável, que não permite tempo suficiente para a natureza reciclá-la, surgem os riscos da sua escassez.
 c) O risco de escassez de água no Brasil é mínimo, pois os rios do país concentram em torno de 20% da água potável do mundo.
 d) A água potável é um recurso natural renovável e inesgotável, pois o tempo e a natureza permitem a sua descontaminação.
 e) O desmatamento indiscriminado e a poluição progressiva dos lençóis freáticos transformam a água potável em recurso não renovável.
Resposta correta letra B
07-Ano: 2014Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Palhoça – SC Prova: Procurador do Município
Assinale a alternativa correta sobre um dos acontecimentos históricos relevantes e que em 2015 rememora o seu final, com repercussão internacional, inclusive no Brasil há 70 anos. (Adaptada)
 a) O início dos conflitos que deram origem à Guerra do Contestado
 b) O fim da Segunda Guerra Mundial mas que deu origem a uma temerosa corrida armamentista nuclear. 
 c) A renúncia de Jânio Quadros à presidência da República.
 d) A conquista do tricampeonato mundial de futebol pela seleção brasileira
 e) O golpe que depôs João Goulart da presidência da República
resposta correta letra B
08-(Udesc 2009 Adaptada) A implantação das colônias no Estado de Santa Catarina, dentre outros fatos, deu início ao processo de disputa pela terra entre colonos e populações nativas. Das leituras possíveis sobre essa história, a que se apresenta como incorreta na historiografia atual é:
Os colonos utilizavam armas de fogo para afugentar os indígenas, estes, por sua vez, também atacavam os colonos com as armas que possuíam. As disputas aumentavam em força e agressividade, marco disso foram as contratações dos serviços dos "bugreiros" para caçar e matar os indígenas nos próprios acampamentos.
Dentro de um quadro em que o nativo aparecia como selvagem, não civilizado, etc., as disputas pela terra que sustentaram o processo colonizador praticamente dizimaram as nações indígenas que viviam no interior do território catarinense.
O território que na atualidade se identifica como o Estado de Santa Catarina era coberto de floresta, com exceção do litoral e das áreas esparsas do planalto; o interior do território era ocupado quase tão somente pelas populações indígenas, até pelo menos meado do século XIX.
Por mais dura e cruel que possa parecer, a exterminação dos indígenas Guarani, Xokleng e Kaingang foi indispensável para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Sem os europeus que aqui chegaram, o Estado jamais teria adentrado no processo civilizador. Além disso, hoje há medidas compensatórias, além das demarcações de reservas para os índios, há as cotas universitárias.
Com a colonização aumentando a cada dia, mais terras eram requisitadas e mais florestas eram derrubadas com a intenção de transformá-las em propriedade agrícola, esse processo reduziu drasticamente a área da qual os indígenas dependiam para seu sustento, isso acirrou os embates. Era a luta pela sobrevivência.
Resposta letra D
09-(Udesc 2009 – adaptada) Sobre a ocupação e a economia do litoral Catarinense pode-se afirmar:
	
A população originaria dessa região é de origem paulista e açoriana e os destaques econômicos atuais para a região da Grande Florianópolis são os setores da tecnologia e turismo.	
Essa região possui destaque no cultivo da erva-mate, sendo o segundo maior produtor nacional.	
No setor secundário, Lauro Muller destaca-se como o maior pólo moveleiro do estado, responsável pela exportação de móveis.
Com relação aos problemas ambientais, podemos destacar a poluição pela indústria de papel, mobília e madeira, além do assoreamento dos rios, em decorrência da erosão do solo.
Embora o setor terciário seja pouco expressivo, está desenvolvendo nos últimos anos o turismo, através do circuito chamado "Caminho dos Príncipes".
Resposta letra A
(Adaptada - 2015)
10-sobre o município de Palhoça, assinale a alternativa que não condiz com a realidade:
O município de Palhoça faz parte da Grande Florianópolis e faz divisa, entre outros municípios, com São Pedro de Alcantara.
As tradições culturais da região são de origem germânica, fruto da vinda de imigrantes alemães durante o governo de D. Pedro II
Segundo dados do IBGE, o município de Palhoça é o que mais cresce na Grande Florianópolis
Palhoça ainda possui um dos grandes mangues da América do Sul. 
O litoral do município é recortado e cheio de belezas naturais, o que o favorece para o desenvolvimento do turismo na alta temporada de verão.
Resposta incorreta letra B

Outros materiais