Buscar

Psicologia do Desenvolvimeno e da Aprendizagem

Prévia do material em texto

CEL0241_AV_201512727075 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	Avaliação: AV
	Aluno: 201512727075 - ANGELO MACHADO PLAZA
	Nota da Prova:    Nota de Partic.:    Av. Parcial.:      Data: 15/06/2016 16:46:54 
	
	 1a Questão (Ref.: 598255)
	Pontos:   / 1,0
	Aprendizagem significativa exige mudanças da ação docente e do ambiente de aprendizagem, promovendo mudanças também na forma de aprender do aluno. Disserte sobre as referidas mudanças usando a referência teórica de Ausubel.
		
	
	
Gabarito:
O docente deve aproveitar os conhecimentos prévios dos alunos, fazendo o processo de ancoragem, para tal deve conhecer melhor o aluno e permitir sua participação mais efetiva. Dessa forma haverá maior interação docente/discente e um ambiente de maior autonomia e liberdade de expressão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 49386)
	Pontos:   / 1,0
	Luiza tem 4 anos de idade e estuda na educação infantil, seus pais trabalham o dia todo e ela fica no turno integral. Na hora do almoço a merendeira colocou o suco de Luiza em um copo de vidro, como não costuma usar copo de vidro, Luiza pediu para mudar o suco para um copo plástico. Na presença da menina, a merendeira virou o suco que estava no copo de vidro que era mais estreito em um copo de plástico mais largo. No mesmo instante, Luiza ficou aborrecida e começou a chorar porque ela teria menos suco para beber. Considerando a teoria de Piaget, explique por que Luiza pensou que receberia menos suco, citando e explicando a característica de pensamento do período pré-operatório que foi utilizada.
		
	
	
Gabarito:
Como Luiza está na fase pré-operatória não conseguiu construir a função operatória de conservação do volume e em sua percepção, ao trocar os copos, ficou com menos suco, pois analisou apenas uma dimensão do recipiente e não a quantidade de líquido.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 30631)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Duas irmãs indianas, que tinham se perdido e foram criadas por uma família de lobos, quando encontradas, não apresentavam um comportamento humano: andavam de quatro, se alimentavam só de carne crua ou podre e comiam e bebiam como os animais. Coisa parecida aconteceu com Mogli, o menino-lobo e com Tarzã. Este foi criado pelos primatas, que o acolheram como filho. Estes exemplos, elaborados a partir de alguns princípios do desenvolvimento humano, demonstram que o Homem tem:
		
	
	possibilidade de encontrar ótimos pais entre os animais.
	
	sua conduta determinada por herança genética.
	 
	seu comportamento construído e moldado pelo ambiente, pela cultura.
	
	semelhança com os animais no seu desenvolvimento.
	
	o comportamento como instinto animal, fruto da sua base biológica.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 72690)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola Archê está promovendo uma seleção para a contratação de professores para atuarem junto às turmas do primeiro ano do ensino fundamental, como professores regentes. Como pré-requisito para a contratação, são exigidos formação em pedagogia e experiência com docência de pelo menos 2 anos e conhecimento sobre as práticas de alfabetização. Além disso, é necessário conhecimento da teoria de Lev Vygotsky, pois a escola está fundamentada no sociointeracionismo como concepção de conhecimento que fundamentará a atuação docente. Das respostas abaixo, qual é a única que faz parte dos pressupostos teórico-metodológicos da concepção sociointeracionista?
		
	
	A criança é um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio em que vive, pois na teoria sociocultural há uma relevância dos aspectos ambientais na formação psíquica do aluno.
	
	O aluno construirá seu conhecimento na interação com os objetos que fazem parte de sua cultura, sobretudo, os instrumentos da informática, pois esses são os mais importantes para serem utilizados na escola como material de nosso contexto sociocultural.
	 
	Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pois na concepção sociointeracionista, o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem. Desta forma, as atividades escolares, mediadas pelo professor, devem colaborar para trazer novas informações que ressignifiquem os conhecimentos cotidianos que os alunos já trazem.
	
	A aprendizagem na concepção sociointeracionista acontece mediante o treino e a memorização dos conteúdos que são trabalhados na sala de aula, pois a aprendizagem exige a disciplina de estudo e de exercícios que ajudem ao aluno fixar o conteúdo.
	
	O sociointeracionismo tem uma concepção de desenvolvimento muito específica: ele é resultado das pressões do meio sociocultural sobre a criança e acontece a partir dos conhecimentos que são transmitidos às crianças, pelos companheiros mais experientes, nas interações escolares.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 30657)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A aprendizagem significativa depende de alguns pressupostos que envolvem a relação professor – aluno - conhecimento. Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que:
		
	
	A disposição para a aprendizagem significativa não depende exclusivamente do aluno, demanda que a prática didática garanta condições para que essa atitude se manifeste e prevaleça.
	
	A aprendizagem significativa depende de uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.
	 
	O professor precisa elaborar muitas atividades, de modo que sobrecarregue o aluno com informações excessivamente detalhadas e pormenorizadas para facilitar a aprendizagem.
	
	O professor necessita fazer uso de organizadores prévios que facilitem realmente a aprendizagem, principalmente quando o conteúdo não for familiar ao aluno.
	
	O professor precisa conhecer a estrutura cognitiva de seus alunos e propor desafios compatíveis com suas potencialidades.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 30899)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo:
		
	
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
	 
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
	
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	 
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 242151)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O APARECIMENTO DA LINGUAGEM, QUE VAI ACARRETAR MODIFICAÇÕES NOS ASPECTOS INTELECTUAL, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA, OCORRE, SEGUNDO PIAGET, NO PERÍODO:
		
	
	SENSÓRIO-MOTOR.
	
	PRÉ-CONCRETO.
	
	OPERAÇÕES CONCRETAS.
	
	OPERAÇÕES FORMAIS.
	 
	PRÉ-OPERATÓRIO.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 693022)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante um experimento,  uma criança recebeu 25 animais de brinquedo: dezoito vacas e sete cachorros. Quando perguntada se havia mais vacas ou mais animais ela ficou perplexa e respondeu que havia mais vacas.  Segundo Piaget, neste estágio a criança não pode conciliar itens individuais pertencendo a duas classes diferentes ao mesmo tempo. Em que estágio do desenvolvimento cognitivo ocorre esta situação.
		
	
	sensório motor
	
	operações concretas
	
	operações formais
	 
	pré-operacional
	
	equilibração
		
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 24618)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao perceber que Michelle, aos 12 anos de idade, tem dificuldade em ver as horas em relógio analógico, não segue a sequência corretados números arábicos e romanos, não difere esquerda e direita e, por fim, troca os sinais ao fazer as operações aritméticas, Ana solicitou uma avaliação psicopedagógica para investigar a possibilidade de discalculia. Ao ter o resultado positivo deste transtorno de aprendizagem no desenvolvimento de Michelle, Ana iniciou uma intervenção fundamentada nos símbolos matemáticos. Marque a única alternativa que NÃO contempla um trabalho pedagógico direcionado para desenvolver as habilidades espaciais, numéricas e de ordenação que atendam à necessidade de um aluno discalcúlico.
		
	
	Trabalhar com um relógio (despertador) e a cada dia ensinar uma operação matemática a partir do relógio (divisão de hora em minutos), ponteiros de horas e minutos (tamanho), ordem dos números que formam as horas, entre outras.
	 
	Listas com contas e tabuadas para serem resolvidas e decoradas, respectivamente com o objetivo de melhorar o desempenho matemático através da memorização dos sinais e das operações de multiplicação e divisão.
	
	Iniciar as aulas de matemática com jogos de tabuleiro (dama, xadrez, ludo e dominó) trabalhando as funções operatórias de tamanho, quantidade, ordenação e conservação.
	
	Ana elaborou o momento lúdico, uma atividade que é oferecida diariamente para Michelle que utiliza jogos e brinquedos de sucata que trabalham as funções operatórias: ordenação, conservação, tamanho, organização espacial e quantidade.
	
	Aplicar o desafio semanal, no qual Michele deve levar para casa e elaborar no final de semana a resposta para um problema que envolva conhecimento matemático, bem como noções de lateralidade, espaço, distância e horas.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 30325)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Piaget sustentava que é na adolescência que se começa a atingir o pensamento operacional formal. Em sua teoria esse estágio é o último do desenvolvimento cognitivo, originando-se de uma combinação de fatores maturacionais e da experiência, uma das características importantes que surge nesse estágio é a capacidade de pensar:
		
	
	possibilidades imaginadas apenas em coisas ligadas ao dia a dia.
	
	em compartilhar e dividir objetos concretos.
	 
	a partir da realidade perceptível.
	 
	na possibilidade, e não apenas na realidade.
	
	apenas quando constata na prática o fenômeno estudado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes