Buscar

Trabalho Anatomia

Prévia do material em texto

As articulações do corpo humano, são os locais onde encontramos a junção de ossos, são responsáveis por muitos movimentos que realizamos, como acontece nos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros, dentre outros.
Alguns elementos que fazem parte das articulações são: a cartilagem articular (tecido conjuntivo elástico), os ligamentos (estruturas fibrosas), a cápsula articular (membrana fibrosa), a membrana sinovial (bolsa com líquido sinovial) e os meniscos (estrutura de articulação dos joelhos).
 
Elas podem ser classificadas em 3 tipos diferentes: 
- Sinartrose (fibrosas) : São as articulações fibrosas localizadas entre um osso e outro; são caracterizadas por serem inflexíveis, por exemplo, a articulação do crânio (sutura), dos dentes e do maxilar, da tíbia e a fíbula.
Podem ser: 
Suturas > têm a forma de linha ondulada encontradas entre os ossos do crânio
Sindesmose > tem uma lâmina de tecido fibroso e ligamentos. Este tipo só é encontrado na articulação tíbio-fibular distal;
Gonfose > tem um processo cônico inserido em um encaixe ósseo. Este tipo é encontrado somente entre as raízes dentárias e os alvéolos da mandíbula e do maxilar.
- Anfiartrose (cartilaginosas): São articulações flexíveis e cartilaginosas, ou seja, aquelas que possuem cartilagens entre os ossos e permitem movimentos os quais evitam o desgaste excessivo dos ossos, auxiliando, dessa maneira, no deslizamento de uns sobre os outros a partir dos diferentes movimentos do corpo.
Podem ser:
  Sincondroses > mantêm os ossos articulados por cartilagem hialina. Devido a isso, podem ser do tipo temporário (placas epifisárias) e permanente (cartilagem costal);
   Sínfise > mantêm os ossos articulados por tecido fibrocartilaginoso. Ex.: sínfise púbica.
- Diartroses (sinoviais): Localizadas entre a pele e os ossos, a diartrose são articulações flexíveis e sinoviais, caracterizadas pela presença das bolsas sinoviais (líquido sinovial ou sinóvia) que evitam os desgastes ocasionados pelo atrito, por exemplo as articulações dos ombros, dos joelhos e dos cotovelos.
COMPONENTES SINOVIAIS: 
• Face articular: é a face do osso que participa da articulação e é revestida pela cartilagem articular. 
• Cápsula articular: É uma membrana conjuntiva que envolve juntural sinovial como um manguito. Apresenta duas camadas uma externa chamada de membrana fibrosa e outra interna chamada de membrana sinovial. 
• Cavidade articular: Espaço entre as superfícies articulares e a cápsula. É preenchida pelo liquido sinovial.
• Ligamentos: São faixas de tecido conjuntivo que servem para manter as peças ósseas juntas e limitar o grau de movimento.Podem ser extracapsulares (limitar) e intracapsulares (fixação dos ossos).
 
• Meniscos ou Discos articulares: Um tecido fibrocartilaginoso que serve para melhorar a adaptação das superfícies que se articulam (tornando as congruentes) e também é destinada a receber violentas pressões, agindo como amortecedores. E são encontrados nas articulações do joelho, nas articulações esternoclavicular e temporomandibular.
• Bolsas sinoviais: São pequenos sacos que contêm líquido sinovial ,situados entre tendões e ossos e que servem para evitar atritos.Os tendões, ao cruzarem as articulações são envolvidos por bainhas contendo líquido sinovial ,que permitem o deslizamento sem tração.
• Periósteo: é uma membrana de tecido conjuntivo denso, vascularizada, fibrosa e resistente que envolve por completo os ossos, excepto nas articulações cartilaginosas.
Exerce funções como proteger o ossso,fixar músculos, produzir novas celular, entre outras. 
• Disco Epifisário ou cartilagem de crescimento: É a estrutura responsável pelo crescimento longitudinal de ossos longos.
Classificação das Articulações Sinoviais
 O movimento das articulações depende, essencialmente da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limita-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem realizar movimentos de um, dois ou três eixos. Este é o critério adotado para classifica-las funcionalmente.
- Uniaxiais: Articulações realizam movimentos em torno de um eixo, ou seja, possuem apenas 1 grau de liberdade;
- Biaxiais: Articulações realizam movimentos em torno de dois eixos de movimento. Portanto, possuem 2 graus de liberdade;
- Triaxiais: Articulações realizam movimentos em todos os eixos de movimento, possuindo 3 graus de liberdade
Tipos de Articulações Sinoviais 
Planas: Superfícies articulares planas ou ligeiramente curvas; Permitem discreto deslizamento das superfícies em qualquer direção; Amplitude de movimento reduzida. Ex: articulações inter-társicas
Gínglimo: Também chamadas de articulações em dobradiça; São mono-axiais e só se movimentam em torno do eixo látero-lateral- flexãoextensão; Nessa categoria nem sempre a forma definirá a articulação como gínglimo. Ex: articulação úmero-ulnar no cotovelo
Trocóides: Superfícies articulares tem aspecto cilindróide; São mono-axiais e permitem apenas a rotação, em torno do eixo céfalo-caudal; Exemplo: Articulação rádio-ulnar proximal
Elipsoide ou Condilar: Superfícies articulares tem forma elíptica (elipsóide); Permitem flexão e extensão e adução e abdução; São bi-axiais, pois possuem dois eixos de movimento: látero-lateral e ântero-posterior. Ex: articulação rádio-cárpica
Selar: Nessa categoria, uma das superfícies articulares tem forma de sela; Apresentam concavidade em um sentido e convexidade em outro e se encaixa em uma peça onde esse sentido é inverso; São bi-axiais e permitem movimentos ao longo dos eixos ântero-posterior e látero-lateral.Ex: articulação trapézio-metacarpal do polegar
Esferóides: Superfícies articulares esferóides que se encaixam em receptáculos ocos; São tri-axiais, ou seja, permite movimentos em torno dos três eixos; Exemplos: articulações gleno-umeral e coxo-femoral.
 
Músculos 
Funções dos Músculos: 
• Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr. 
• Estabilização das Posições Corporais: A contraçãoo dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar. 
• Regulação do Volume dos órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisospode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco. 
•  Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. 
• Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal. 
Os músculos chamados de Superficiais ou cutâneos se localizam logo abaixo da pele, por exemplo, cabeça (crânio e face), pescoço e mão (região hipotênar). Já os músculos profundos ou subaponeuróticos são músculos que não apresentam inserções na camada profunda da derme e geralmente se inserem nos ossos, por exemplo, pronador quadrado.
Se classificarmos os músculos quanto a forma teremos 3 tipo:
	
	
	 Longos: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações.
Exemplo: Bíceps braquial.
	
	
	Curtos: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização.
Exemplo: Músculos da mão.
	
	
	b) Largos: Caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome).
Exemplo: Diafragma.
 
 
 
BIOGRAFIA: http://www.todamateria.com.br/articulacoes-do-corpo-humano/
http://cienciasmorfologicas.webnode.pt/anatomia%20sist%C3%AAmica/sistema-articular/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABtYQAI/resumo-articulacoeshttp://pt.slideshare.net/portaldaanatomia/artrologia-estudo-das-articulaes-13587235
https://pt.wikipedia.org/wiki/Peri%C3%B3steo
http://www.icb.usp.br/mol/7-37-discoepif-1.html
https://sites.google.com/site/anatomiafisioterapia/roteiros-praticos/sistema-articular
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe98gAD/articulacoes-sinoviais-diartroses
http://ulbra-to.br/morfologia/2011/08/26/Sistema-Articular
http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/gen-musc.htm
http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/54896/os-musculos-e-suas-classificacoes#ixzz44P0Pgrs0

Continue navegando