Buscar

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO HOSPITALARii

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301373455)
	
	Sobre o conceito de empresa-cidadã podemos afirmar, exceto:
		
	
	Contribui de maneira transformadora para a elevação do meio social em que se insere.
	 
	Cria valores e exemplos que influenciam não só outras empresas como as comunidades que são impactadas por essas ações.
	
	Cultiva e pratica livremente um conjunto de valores, muitas vezes explicitados num código de ética, que formata consensualmente a cultura interna, funcionando como referências de ação para todos os seus dirigentes nas relações com os parceiros.
	
	É aquela que tem responsabilidade social com a comunidade na qual está inserida.
	 
	Preocupa-se com os problemas sociais existentes no país em que opera, mas entende que a incorporação de populações relegadas ou excluídas do mercado é irrelevante para o próprio desenvolvimento empresarial.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301373459)
	
	O Pacto Federativo é um acordo firmado entre a União e os Estados federados. Este acordo estabelece as funções, direitos e deveres de cada um deles. Qual item corresponde às características do atual Pacto Federativo brasileiro?
		
	 
	Centralização do poder na Capital Federal e distribuição dos recursos arrecadados de maneira imparcial.
	
	Governo e arrecadação tributárias descentralizados.
	
	Governo Estadual com atribuições de emissão de moeda e política externa.
	
	Governos Municipais com autonomia jurídica na área penal.
	
	Centralização do poder na Capital Federal e maior distribuição dos recursos arrecadados para os Estados menos desenvolvidos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301373458)
	
	O Estado, nas últimas décadas, passou por significativas mudanças: o desmonte do Welfare State, o neoliberalismo, as compressões econômicas, os ajustes fiscais, a globalização da economia e as pressões das agências multilaterais. O receituário neoliberal influenciou e influencia não só a política econômica, mas também a social. Nessa direção, limitaram-se as prioridades das políticas públicas. Assim, introduziu-se fortemente o conceito de:
		
	
	Políticas e programas desenhados sob a ótica da universalidade.
	 
	Focalização e eleição dos pobres e de algumas minorias, como prioridades na proteção social.
	
	Desigualdade e exclusão.
	
	Equidade, ofertando múltiplas e distintas oportunidades para assegurá-la.
	
	Investimento social nas instituições sociais que ofertam os serviços públicos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301373453)
	
	É perceptível para a sociedade e, especialmente, para os usuários do serviço médico-hospitalar que os hospitais precisam estar preparados para cuidar de demandas extremas e é diante de situações críticas que a competência da empresa hospitalar é testada. Assim, as áreas de gerenciamento de estoque e de compras devem estar organizadas para responder às necessidades de todos pacientes, em especial dos que ingressam pela porta da emergência, sem hora marcada. Nesse contexto, NÃO é correto afirmar que:
		
	
	a logística hospitalar representa um dos maiores desafios da administração hospitalar, principalmente, quando se avalia o tamanho da sua importância em atender às necessidades do hospital, seja no serviço de apoio, higienização, lavanderia, manutenção, bem como os auxiliares de diagnósticos, hemodiálise, centro cirúrgico, banco de sangue, especialidades médicas e tantos outros.
	 
	a necessidade de se adotar inovações no sistema de logística de qualquer hospital, em última instância, está relacionada com um fato extremamente sensível: da eficiência e da eficácia dessa atividade depende, muitas vezes, a própria vida do paciente.
	
	esse tipo de demanda coloca a prestação do serviço médico-hospitalar no rol das atividades mais complexas no mercado, responsável por preservar a saúde e a vida dos pacientes.
	
	a importância dos estoques na saúde é dimensionada somente pelo seu valor monetário, desconsiderando aspectos relacionados à essencialidade de itens e prestação de serviços a que dão suporte.
	 
	essa responsabilidade vital é que torna a eficiência e eficácia do gerenciamento de estoques essencial para o sucesso dos objetivos do hospital.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301373457)
	
	A habilidade gerencial voltada para o aprendizado da administração, a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até ao conjunto de idéias sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais, é a habilidade.
		
	
	Da ação.
	 
	Cognitiva.
	
	Analítica.
	 
	De relações pessoais.
	
	Comportamental.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301373460)
	
	A literatura evidencia que as instituições e organizações públicas no Brasil, dispersas nos três níveis de governo: União, Estados e municípios, interagem de forma precária entre si. O Estado brasileiro possui uma administração pública ampla e complexa, cuja ação governamental é implementada por meio de um elevado conjunto de órgãos, o que tende a dificultar a execução de planos, programas e projetos, mesmo quando existe disponibilidade de recursos financeiros para implantá-los. Este texto nos leva a entender que:
		
	
	O conjunto de órgão da administração pública brasileira são capazes de superar dificuldades esporádicas e trabalhar de forma harmoniosa.
	
	Quando há recursos disponíveis os órgãos da administração pública brasileira interagem muito bem.
	 
	O setor público brasileiro tem enormes dificuldades para tornar efetivas as suas ações, que em geral são morosas e inflexíveis.
	
	Apesar de complexa, a administração pública brasileira trabalha de forma harmoniosa nos três níveis de governo.
	
	Os sistemas existentes permitem uma perfeita interação entre os órgãos da administração pública nos três níveis de governo.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201301373466)
	
	As alternativas a seguir, apenas UMA NÃO é um dos requisitos requeridos do líder, que atua como gestor hospitalar na área pública do brasil contemporâneo. Indique-a :
		
	 
	Competitivo.
	
	Legitimidade.
	
	Espírito de corpo.
	
	Capacidade de agregação.
	
	Visão sistêmica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301373465)
	
	Concernente aos direitos e garantias individuais e coletivos, como expressamente previstos na Constituição Federal, é correto afirmar:
		
	
	Não haverá penas: de morte, salvo em caso de guerra declarada, e de caráter perpétuo. Será admitida, em casos excepcionais, as penas de trabalhos forçados e de de banimento.
	
	É Impositiva a associação profissional ou sindical.
	
	É plena a liberdade de associação para fins lícitos, e de caráter paramilitar.
	
	Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral não são assegurados o contraditório e ampla defesa.
	 
	As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, independendo de lei regulamentatória para atingir suas finalidades.

Outros materiais