Buscar

atividade estruturada adm de cargos e salários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOME DA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS                     CÓDIGO:  GST1660/2880173 TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS ATIVIDADE: 
 Existem vários métodos para análise e descrição de cargos, a saber: observação direta, questionário, entrevista direta, métodos mistos. A utilização dos resultados da análise de cargos é ampla: ela constitui a base para o recrutamento e seleção de pessoal, levantamento de necessidades de treinamento, definição de programas de treinamento, planejamento da força de trabalho,avaliação de cargos para efeito de faixas salariais, projeto de equipamento e métodos de trabalho. Quase todas as atividades de RH baseiam-se em informações proporcionadas pela análise dos cargos. 
 OBJETIVO: - Capacitar o corpo discente a descrever e analisar um cargo. Em outras palavras identificar o conteúdo do cargo (aspectos intrínsecos) e analisar o cargo em relação aos requisitos que ele impõe ao seu ocupante (aspectos extrínsecos). Enquanto a descrição se preocupa com o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise estuda e determina todos os requisitos qualitativos, responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para o seu adequado desempenho. COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: 
COMPETÊNCIAS 
- Compreender as fases de análise e descrição de cargos. 
HABILIDADES 
- Agir com rapidez, inovação, criatividade e pro atividade no desenvolvimento de ações que estão relacionadas com os aspectos ligados ao Plano de Cargos e Salários, especialmente a descrição e análise de cargos. 
- Identificar as áreas de requisitos e seus fatores de especificação.
 DESENVOLVIMENTO: Descrição de Cargos 
 A fase de descrição dos cargos envolve a redação das funções segundo determinados critérios. Descrever um cargo, em linhas gerais, significa definir o escopo ou abrangência deste cargo, bem como os requisitos básicos de qualificação. A descrição dos cargos representa a fase em que se dá visibilidade ao conjunto de funções componente de cada cargo da Empresa. Atualmente as descrições estão focadas, predominantemente, nos objetivos do cargo e não mais nos detalhes das funções (o que, como e para que). A descrição contém ainda o título e a síntese do cargo, os requisitos básicos de qualificação (escolaridade, formação, experiência, idioma, cursos e conhecimentos adicionais, entre outros), o CBO (código brasileiro de ocupação) e a classificação interna do cargo. 
Análise de Cargos
 A análise de cargos é a atividade que envolve observar se as funções, componentes de um determinado cargo, são relativamente homogêneas entre si, particularmente quanto aos aspectos ligados à responsabilidade, complexidade e requisitos básicos. Esta fase se destina a analisar as funções identificadas na fase anterior, buscando-se a compreensão das atividades levantadas, as interfaces entre os diversos segmentos internos, os níveis de responsabilidade e autonomia, as hierarquias definidas internamente, entre outras questões. 
O aluno deverá escolher um dentre os diversos cargos administrativos existentes em uma empresa e realizar a descrição e análise deste cargo, utilizando o modelo de formulário que consta no item PRODUTO / RESULTADO. PRODUTO/RESULTADO: Análise e Descrição de cargos. 
Modelo:
Descrição de Cargo e Análise de Cargo
TÍTULO DO CARGO 
DATA
CBO:
SETOR / SEÇÃO
 PARTE I – Descrição Sumária:
PARTE II – Descrição do Cargo:
PARTE III – Análise do Cargo:
Requisitos Mentais:
Requisitos Físicos:
Responsabilidades Envolvidas:
Condições de Trabalho:
Elaborado por:
Aprovado por:

Outros materiais