Buscar

Pesquisa mercadológica AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV1 - Pesquisa mercadológica 
Antes de iniciar uma pesquisa de mercado, é necessário saber que existem três tipos de pesquisa de mercado. Considerando a situação abaixo, classifique a pesquisa:
"A empresa Alfa vem perdendo clientes e o João, gerente de marketing ficou responsável em realizar uma pesquisa para descobrir os verdadeiros motivos deste problema. Para iniciar esta pesquisa, João faz uma pesquisa inicial com uma pequena amostra para tentar buscar as possíveis hipóteses, pois ele não faz ideia de o que pode estar provocando a queda de vendas."
Conforme a descrição, esta pesquisa é:
a) Pesquisa causal;
b) Pesquisa exploratória;
c) Pesquisa descritiva;
d) Pesquisa de descrição de produto;
e) Pesquisa de cliente oculto;
2) Os erros em pesquisa de mercado são mais corriqueiros do que se possa imaginar. Fica difícil para quem não está envolvido diretamente no processo da pesquisa verificar estes erros, ou mesmo, não percebem que essas falhas podem comprometer a confiabilidade do resultado. Um erro comum está na escolha das pessoas pesquisadas, ou ainda, no número de pessoas a serem abordadas de acordo com o universo pesquisado. Esse erro é conhecido como:
a) Erro de resposta;
b) Erro de não resposta;
c) Erro de amostragem;
d) Erro de processamento;
e) Erro de entrevista;
3) Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que as turbulências econômicas estão afetando a vida da população brasileira.(...) Sentindo no bolso as consequências - 59% disseram ter perdido poder de compra nos últimos 12 meses - e as pessoas estão fazendo ajustes em suas vidas. O estudo mostra, por exemplo, que 16% das pessoas mudaram de residência para reduzir custos e 13% trocaram os filhos de escola privada para escola pública nos últimos 12 meses. O levantamento da CNI ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios, entre os dias 18 e 21 de junho.
Fonte: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2015/09/1,71318/57-dos-brasileiros-alteraram-habitos-de-consumo-ou-planejamento-financeiro-em-funcao-da-crise.html
Considerando os resultados desta pesquisa que é estruturada e baseada em números, podemos dizer que a alternativa que melhor define esta pesquisa é:
a) Pesquisa de dados secundários;
b) Pesquisa qualitativa;
c) Pesquisa exploratória;
d) Pesquisa quantitativa;
e) Pesquisa de satisfação.
4) Considerando o levantamento de dados, a pesquisa pode ser de dados primários ou secundários. Analise  a situação abaixo e classifique ordenadamente:
I-Sr. Manoel pretende colocar  novos produtos em sua padaria para agradar a sua clientela. Realizou uma pequena pesquisa com os seus clientes no próprio estabelecimento para buscar a preferência dos consumidores.
II-Josué pretende abrir uma loja de produtos orgânicos, porém conhece pouco sobre este mercado. Fez uma pesquisa e encontrou dados relevantes em uma revista científica da universidade que ele estuda;
III- Juliana possui uma loja de cosmético no bairro que mora e é um sucesso. Deste modo, pensou em abrir mais uma unidade da loja em um outro bairro, mas por precaução fez uma pesquisa de viabilidade de mercado.
Analisando as três situações, podemos dizer que a coleta de dados segue:
a) I e II são pesquisa de dados primários e na situação III pesquisa de dados secundários;
b) I e III são pesquisa de dados primários e na situação II pesquisa de dados secundários;
c) II e III são pesquisa de dados secundários e na situação I pesquisa de dados primários;
d) Todos os dados coletados são primários;
e) Todos os dados coletados são secundários;
5) Pode ser considerado como o levantamento, registro e análise de informações sobre as alterações no ambiente de marketing da empresa. A reunião dessas informações por meio de pesquisas servem para o processo de planejamento de mercado. Este sistema de informações é conhecido também como:
a) Pesquisa de mercado;
b) CRM- Customer Relationchip Management;
c) Plano de marketing;
d) Inteligência de marketing;
e) Pesquisa de observação;

Outros materiais