A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliando RTM I

Pré-visualização | Página 2 de 2

Técnica de Jones no trapézio, pompage no trapézio e grande dorsal
	
	Técnica de Jones no trapézio, pompage no trapézio e romboide
	 
	Técnica de Jones no trapézio, pompage no trapézio e levantador da escápula
	
	Técnica de Jones no trapézio, pompage no trapézio e escalenos
	
	Técnica de Jones no trapézio, pompage no grande dorsal e romboide
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608119409)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione as seguintes técnicas: Vibração, Pompage, Fricção e Digitopressão, com seus respectivos objetivos:
		
	 
	remoção de secreção; tensionar um segmento corporal; liberação de ponto gatilhos fibrosados; liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos
	
	tensionar um segmento corporal; liberação de ponto gatilhos fibrosados; remoção de secreção; liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos
	
	remoção de secreção; liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos; liberação de ponto gatilhos fibrosados; tensionar um segmento corporal
	
	tensionar um segmento corporal; remoção de secreção;liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos; liberação de ponto gatilhos fibrosados
	
	remoção de secreção; tensionar um segmento corporal; liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos; liberação de ponto gatilhos fibrosados
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607274284)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir determinam os efeitos terapêuticos da manipulação e percussão produzidos pelo impacto mecânico direto nos tecidos e pela resposta reflexa do sistema nervoso: I. Aliviar a dor crônica devido a distúrbios circulatórios. II. Estimular músculos hipotônicos por distúrbios neurológicos. III. Aliviar neuralgia após amputação. IV. Liberar o muco pulmonar, favorecendo a expectoração. V. Estimular o tecido cicatricial recém-formado, favorecendo a neovascularização.
		
	
	Todas as opções são corretas.
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	 
	Existem três alternativas corretas.
	
	Somente duas alternativas são corretas.
	
	Existe apenas uma alternativa correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608207748)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A massagem é um procedimento da Fisioterapia relativamente seguro. No entanto, pacientes podem sofrer algum dano se o tratamento for indicado de forma inapropriada. É necessário conhecer as contraindicações para seu uso, dentre elas:
		
	
	Infecções agudas, dor crônica, edema crônico, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
	
	Dor crônica, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, distúrbios respiratórios assocaidos à retenção de muco.
	
	Edema crônico, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, cicatriz tecidual superficial na pele.
	
	Infecções agudas, espasmo muscular, edema crônico, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
	 
	Infecções agudas, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201607271699)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque terapêutico é direcionado ao processo de reabilitação funcional, seja enquanto avaliação, seja enquanto tratamento propriamente dito. Ele gera alterações fisiológicas e psicológicas que podem tanto facilitar a reabilitação, quanto prejudicá-la. Nas questões abaixo, marque aquela que expressa a relação correta entre o toque e suas alterações possíveis.
		
	
	Em condições inflamatórias agudas, o toque passa a ser terapêutico quando facilita o aumento do metabolismo local e a vasodiltação.
	
	Nas lesões cutâneas abertas, utilizamos o toque de forma a prevenir aglomerados de fibroblastos, também denominados como queloides.
	 
	Em uma condição de espasmo ou tensão muscular, otimizam-se toques que facilitam boa resposta psicossomática, aumento do metabolismo e relaxamento, entre outros.
	
	Pacientes somáticos tendem a demonstrar quadros fisiológicos compensatórios, conscientes, que só cedem terapeuticamente a toques não terapêuticos.
	
	Edemas residuais dificultam toques terapêuticos profundos, necessários à resposta inflamatória, já que provocam hiperalgesia e alterações de humor e comportamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608208007)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O sistema linfático tem várias funções importantes bem estabelecidas e que auxiliam no bom funcionamento de nosso organismo. Marque a alternativa incorreta referente as funções do sistema linfático.
		
	
	Atua na retirada do excesso de líquido que o sistema venoso não eliminou.
	
	Remove as proteínas plasmáticas de grande peso molecular, que dos capilares sanguíneos passam para o espaço intersticial.
	
	Em caso de infecções os linfonodos, componente do sistema linfático, podem aumentar de volume para atuar na defesa do organismo.
	 
	Assim como o sistema renal é um importante sistema para excreção de catabólitos.
	 
	Atua na defesa do organismo contra agentes externos já que produz e armazena glóbulos brancos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608230625)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A pompage é um dos recursos terapêuticos manuais muito utilizado para promover liberação de aderências teciduais. Sendo importante observar atentamente uma condição indispensável para a realização desta técnica.
		
	
	ser realizada sempre no momento inspiratório final
	 
	ser realizada sempre no momento expiratório final
	
	pode ser realizada na expiração ou na inspiração
	
	ser realizada sempre no momento inspiratório
	
	ser realizada sempre no momento expiratório
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608208099)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Técnica que utiliza um movimento efetuado com uma ou duas mãos, em que as bordas laterais e as superfícies dorsais dos dedos golpeiam a superfície da pele em rápida sucessão, com o objetivo de criar um efeito estimulante e vigoroso.
		
	
	Rolamento da pele
	
	Fricção transversa
	
	Amassamento
	 
	Cutilada
	
	Deslizamento superficial
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607272616)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque terapêutico é um conjunto de sensações táteis que surgem da estimulação sensorial na pele. O toque é um veículo de conhecimento do outro. Por meio do toque conhece-se a suavidade ou rigidez da musculatura, a secura da pele ou a vivacidade dos tecidos. O toque é uma forma primária de contato, conhecimento e comunicação, sendo a principal ferramenta na terapia manual. Assinale abaixo a opção correta sobre o toque terapêutico.
		
	 
	Tocar de modo sistemático, vigorosa ou suavemente, nos pontos e direções certos.
	
	Sexual, hostil e agressivo.
	
	O toque não deve ser realizado, apenas a anamnese.
	
	Tocar de forma hostil e precisamente, em posições diferentes.
	
	Tocar de forma sempre suave, precisa e ética, em pontos difusos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.