Buscar

GABARITO DO LIVRO DIDÁTICO UNIDADE 1 GESTÃO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITOS DO LIVRO DIDÁTICO DISCIPLINA GESTÃO DE PESSOAS
UNIDADE 1.
GABARITO 1
1 – E
Resposta comentada: Resposta correta (e). Nela as etapas são definir o negócio, definir a visão e objetivos, formular estratégias, implementar as estratégias e avaliar os resultados.
2 - VERDADEIRA
Resposta comentada: Resposta certa é a verdadeira. Na estratégia são definidas as metas de longo prazo e para o alcance são aplicadas as táticas ou ações
3 - Dissertativa Resposta comentada: Plano e padrão são os primeiros. Os dois próximos Ps são posição e perspectiva. Finalmente, o último P é de pretexto.
4 – D - Resposta comentada: Na gestão de pessoas o compartilhamento de informações e pontos de vista é prioritário e o acesso aos dirigentes é livre.
5- VERDADEIRA - Resposta comentada: Verdadeira, esses são os 5Ps da estratégia organizacional.
6. Dissertativa - Resposta comentada: Processo de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas.
7 – RESPOSTA CORRETA - Profissionais comprometidos e engajados.
GABARITO 2
Dissertativa Resposta comentada: Sim, é possível. As crises podem servir como estímulos a novos investimentos que, por consequência, alavancam os negócios.
Dissertativa Resposta comentada: As competências essenciais são as competências que conferem o diferencial à organização quando comparada a seus concorrentes. A relação com as competências individuais é que nas competências essenciais é basicamente o indivíduo e suas características que agregam valor.
 Letra D - Resposta comentada: A resposta certa é a letra D. Os cargos devem trazer nas descrições as competências necessárias de modo a articular estratégia e desenhos de cargos. 
F; F; V; F; F..
Falso - Não, apesar do processo de globalização, aspectos locais configuram a cultura de um povo. Falso - O índio entende o jogo de futebol e o show, pois através dos meios de comunicação tem acesso a esses eventos. Verdadeiro - O processo de globalização proporciona para as pessoas, através dos meios de comunicação, acesso à informação. Falso - Não, pois isso varia de acordo com a cultura e o contexto histórico de cada população, havendo valores de conhecimento distintos. Falso - São questões históricas e culturais, não havendo comparações entre diferentes povos e culturas.
VERDADEIRA: Resposta comentada: pois é uma forma de descrever globalização.
RESPOSTA CORRETA: Valores, Crenças e Princípios.
LETRA B - Resposta comentada: O aparato tecnológico é de fundamental importância para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
GABARITO 3 
Dissertativa Resposta Comentada: A maioria das empresas menores e familiares não possui estratégias definidas de gestão de pessoas, incluindo talentos. É necessária uma mudança de pensamento desses administradores para investir em um planejamento estratégico voltado para esse objetivo
Verdadeira. Resposta Comentada: O conhecimento tácito implica em insights que surgem com as experiências e aprendizados.
 3 Letra b. Resposta Comentada: A empresa que dá ênfase à especialização acaba perdendo as possibilidades de crescimento organizacional e de colaboradores. Hoje o mercado precisa de pessoas com múltiplas especialidades. Estamos na época da gestão do conhecimento.
4. Dissertativa Resposta Comentada: A resposta é não. Na verdade, os colaboradores são considerados recursos intangíveis. Pessoas não são bens que podem ser facilmente substituídos. O conhecimento tácito é praticamente um valor sem preço, pois é um diferencial que de fato agrega valor aos negócios.
5. Verdadeira. Resposta Comentada: Pessoas representam o verdadeiro valor de uma organização.
6. Letra c. Resposta Comentada: Capital Intelectual, pois envolve as habilidades cognitivas. É reconhecido como a verdadeira riqueza da organização.
7. Verdadeira Resposta Comentada: A afirmação é verdadeira, os estudiosos Takeuchi e Nonaka (1997) fazem essa afirmação.
Gabarito 4.
Verdadeira. Resposta Comentada: Afirmação é verdadeira, pois mudanças requerem tempo para serem compreendidas e assimiladas.
Letra c. Resposta Comentada: A segunda afirmativa justifica a primeira porque a cultura organizacional compõe um conjunto de normas externamente impostas, que é utilizado pelos diversos atores empresariais como norteador de seus modos de perceber, sendo assim, precisam desse conjunto de normas para relacionar-se entre si e com o ambiente externo.
 Letra d. Resposta Comentada: Uma reflexão sobre a cultura de uma organização, levará o profissional a decidir se trabalhar nesta o naquela empresa será satisfatório e se esta organização o ajudará a trilhar sua carreira, dando oportunidades de se desenvolver e que esteja alinhada também aos seus U1 Introdução à gestão de pessoas: começando a entender de pessoas 5 valores pessoais, como ética, trabalho em equipe, empatia entre outros.
Verdadeiro. Resposta Comentada: Através da cultura de uma organização, seus trabalhadores sentem-se estimulados ou não a contribuírem com o que eles têm de melhor. Sendo assim, para um resultado positivo, a organização deve cuidar de sua estrutura, processos e principalmente das pessoas, pois todos esses fatores acabam por impactar o desempenho da organização e de seus colaboradores.
Dissertativa Resposta Comentada: com a cultura organizacional não se visa estabelecer controle, mas determina-se os rumos tomados acerca dos direcionamentos, já que representam as visões dos dirigentes da organização. Sendo assim, a cultura não visa o controle das pessoas.
Dissertativa Resposta Comentada: A resposta deve conter um raciocínio próximo a: Há diversos fatores internos bem como tendências perceptivas, que influenciam o que cada um de nós vê e ouve do mundo que nos cerca. Assim, pessoas diferentes organizam suas percepções da realidade de modo diferente, exclusivamente seu. Dentro do contexto do trabalho, essas diferenças podem motivar prontamente a maneira como as pessoas reagem às diversas práticas organizacionais e gerenciais. Pessoas diferentes, por exemplo, darão importância diferente a recompensas intrínsecas, relacionadas ao trabalho, o estilo de liderança que preferem, suas necessidades de contato e interações interpessoais e à sua tolerância e aceitação das responsabilidades do cargo.
 Letra “d”. Resposta Comentada: Rotatividade de pessoal, greves e absenteísmo são sinais indicativos de que o clima organizacional não é favorável.

Outros materiais