Buscar

contexto historico sociologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Contexto histórico 
Surgimento da Sociologia
*
O que é SOCIOLOGIA?
*
Sociologia: “Autoconsciência crítica da realidade social”. Ciência que estuda os fenômenos sociais.
 - A Sociologia procura emancipar o entendimento humano sobre a sociedade desvencilhando-se do senso comum. Possui discursos e métodos científicos próprios. 
*
Segundo Otavio Ianni: 
“ A sociologia nasce e desenvolve-se com o Mundo Moderno. Reflete suas principais épocas e transformações. (...) A Sociologia não nasce no-nada. Surge em um dado momento da história do mundo moderno. Mais precisamente, em meados do séc. XIX, quando ele já está em franco desenvolvimento, realizando-se. (...)
*
É possível dizer que a Sociologia é uma espécie de fruto muito peculiar desse Mundo. No que ela tem de original e criativa, bem como de insólita e estranha, em todas as suas principais características como forma de pensamento” 
*
Podemos dizer então que a Sociologia é “filha” da Modernidade, consequência das profundas transformações na Europa do século XIX com as chamadas Revoluções Burguesas.
Modernidade: conjunto de experiências históricas ambíguas e conflituosas que marcaram a sociedade europeia em meados do século XIX até a atualidade. Um período de profundas transformações sociais, econômicas e políticas.
*
2 aspectos importantes para a sociedade moderna: 
1) Desenvolvimento da sociedade burguesa e consolidação de sua hegemonia e valores. Criação do Estado Burguês. Com isso surge uma nova configuração social e o sistema societal feudal entre em colapso.
2) Consolidação do capitalismo como modo de produção e declínio do feudalismo 
*
Revoluções Burguesas 
*
 A critério didático podemos dividir o período das revoluções burguesas em três aspectos: econômico, cultural-científico e político.
*
1) Econômico
 Corresponde ao longo processo de superação da economia agrária feudal (assentada sobre a servidão) que desencadeou a chamada Revolução Industrial.
 Com o desenvolvimento do mercantilismo e a acumulação primitiva de capitais o modo de produção feudal entra em colapso observa-se a expropriação dos terrenos comunais da propriedade feudal (política dos cercamentos) e destruição da agricultura familiar, transformando-se em propriedade privada moderna.
*
 Como consequências a Revolução Industrial trouxe:
O fim do produtor independente
Êxodo rural e explosão demográfica urbana
Processo de proletarização
Miséria (doenças, prostituição, suicídios, alcoolismo, violências, etc.)
Primeiras manifestações operárias (ludismo, cartismo)
Criava-se uma sociedade altamente competitiva e individualista
*
*
2) Cultural-Científico 
Correspondente ao chamado Iluminismo (França) fruto de um longo processo de separação das concepções teológicas da Igreja Católica (autoridade política da época).
 Com as transformações do renascimento comercial e urbano surgem intensas transformações culturais e na forma de conhecer do homem (marco inicial com o Renascentismo) 
*
Instala-se um movimento anticlerical opondo-se diametralmente ao teocentrismo. 
O antropocentrismo inaugura um novo tipo de pensamento voltado para o homem como chave explicativa do mundo.
 O conhecimento deixa de ser objeto de revelação divina para ser interpretado pela razão (Ciência). 
*
*
*
 O racionalismo baseava-se no uso exclusivo da razão e no empirismo. O Iluminismo buscava transformar não só as formas de conhecimento, mas a própria sociedade, implantando os valores do Liberalismo político e econômico 
*
Consequências do IIuminismo 
Derrocada do Teocentrismo como forma explicativa do mundo
Consolidação do Liberalismo
Notório desenvolvimento das Ciências Naturais e Humanas
*
3) Política 
correspondente a Revolução Francesa que com os ideais iluministas (liberdade, igualdade e fraternidade) questionaram a monarquia absolutista. 
Foi um movimento que contou com forte apoio popular, mas de forte caráter burguês. 
*
Suas consequências principais foram: 
Queda do Estado monárquico e origem do Estado Moderno Burguês (executivo, legislativo e judiciário).
Criação do Estado Laico e fim do predomínio político da autoridade da Igreja Católica.
Burguesia toma o Estado e assume papel hegemônico 
*
O conjunto desses processos históricos trouxe não somente progressos como também uma infinidade de problemas sociais que conturbaram a Europa do século XIX. 
Esse “turbilhão social” faz com que surjam intelectuais preocupados e propostos a por uma “ordem social” oriunda dessas revoluções. 
Neste contexto é que surge a Sociologia. 
Pensadores como Tocqueville, Monstesquieu, Le Play, Saint-Simon, Augusto Comte entre outros vão sistematizar e refletir sobre a realidade social da época.
*
Positivismo 
Corrente científico-filosófica que foi umas das precursoras da Sociologia. Seus precursores foram Saint-Simon e Augusto Comte (discípulo de Saint-Simon, que inclusive criou o termo “Sociologia”). 
Era baseada principalmente na afirmação das ciências experimentais. 
*
Podemos caracterizar três premissas básicas no positivismo: 
1. A Sociedade é regida por leis Naturais, isto é, leis invariáveis, independentes da vontade e da ação humana; na vida social, reina uma harmonia natural. 
2. A Sociedade pode, portanto, ser Epistemologicamente assimilada pela Natureza e ser estudada pelo métodos, trajetória e processos empregados pelas Ciências da Natureza. 
3. As Ciências da Sociedade, assim como as da Natureza, devem limitar-se à observação e à explicação causal dos fenômenos, de forma objetiva, neutra, livre de julgamentos de valor ou Ideologias, descartando todas as pré-noções e preconceitos (neutralidade axiológica).
*
Augusto Comte
Em seu método, Comte propunha uma metodologia da observação dos fenômenos. Para ele o homem passou por três estagios evolutivos: 
*
1º Teológico: é a infância da humandidade em que o homem explica os fenomenos naturais através de causas fantásticas e sobrenaturais. (religiões monoteístas e politeístas)
2º Metafísico: explicações racionais, buscam o porque das coisas e substituem os deuses por entidades abstratas e términos metafísicos. (Filosofia)
3º Positivo (Científico): etapa definitiva, não se busca o porque das coisas, mas sim o como. O conhecimento se baseia nas observações e nas experiências. Busca-se o conhecimento das leis da natureza para conseguir seu domínio técnico. 
*
 Comte ainda avaliou que a sociedade possuía dois movimentos principais: dinâmico e estático.
Movimento dinâmico: é o responsável pela evolução social que imprime sobre as sociedades as transformações para estágios superiores e mais complexos. (progresso)
Movimento estático: é o responsável pela organização e equilíbrio do organismo que ajustaria a sociedade ao seu melhor funcionamento harmônico. (ordem)
*
*
*
Organicismo: parte do princípio de que existem caracteres universais presentes nos mais diversos organismos vivos, dispostos sob a forma de órgãos e sistemas – partes independentes cuja função primordial é a preservação do todo social. A sociedade é, portanto, concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico. Procuravam identificar leis biológicas com leis sociais, hereditariedade e história. Desse modo, ignoram a especificidade histórica e cultural do homem.
*
Cientificismo: crença no poder dominante e absoluto da ciência em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis, que seriam a base de regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento, pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por um método ou modelo eminentemente científico. Por essa razão, os primeiros pensadores sociais (Comte, Durkheim) buscaram no método das ciências naturais a base para a compreensão dos
fatos sociais.
*
*
Modernidade: conjunto de experiências históricas ambíguas e conflituosas que marcaram a sociedade européia em meados do século XIX até a atualidade. Um período de profundas transformações sociais, econômicas e políticas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais