Buscar

Relatório QGE 7 soluções 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA 
DISCIPLINA – Química Geral Experimental - Turma: PE1
Prof. Renata
 Alunos: Fabrício Dantas da Silva Durval
 Leonardo Patrick Pereira Gonçalves
 
Data da prática: 31/10/2017
Roteiro 6- Preparo de soluções
Belo Horizonte
2º semestre 2017
Introdução 
As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, as quais são moléculas ou íons. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria. Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea. Soluções sólidas, como certas ligas metálicas, são comuns. A grande maioria das soluções, entretanto, existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás, líquido ou sólido em um líquido. Se o líquido é a água, a solução é chamada de solução aquosa. 
Um modo simples de saber ou comprovar se uma solução é ácida, neutra ou básica é através de indicadores, tais como: papel de tornassol ou solução alcoólica de fenolftaleína. O papel de tornassol azul em meio ácido adquire a coloração vermelha e o papel de tornassol vermelho em meio básico adquire a coloração azul. A solução de fenolftaleína permanece incolor em meio ácido e em meio básico adquire coloração rosa. 
Objetivo 
Preparação correta das soluções aquosas de Hidróxido de sódio e de Ácido clorídrico, bem como a verificação qualitativa de seus respectivos pH's. 
Materiais
Balança;
Bureta de 25 mL;
Béqueres de 100 mL;
Bastão de vidro;
Garrafa lavadeira;
Balão volumétrico de 100 mL e 250 mL;
Vidro de relógio;
Espátula;
Papel indicador de pH;
Papel de tornassol vermelho; 
Tubos de ensaio;
Frascos para estoque de soluções.
Reagentes
NaOH(s);
HCl concentrado (36% em massa;
Solução alcoólica de fenolftaleína.
Procedimento
 Preparação de 250 mL de solução 0,10 mol/L de NaOH 
Pesou-se 1g de NaOH, com o auxílio de uma espátula, e o transferiu para um béquer. O hidróxido de sódio pesado foi diluído com aproximadamente 50mL de água com o auxílio de um bastão de vidro. Após a diluição, a solução foi transferida para um balão volumétrico de 250 mL. Então, completou-se o volume da solução até o menisco de referência do balão e agitou-se a solução para homogeneizar a mistura. 
 Observação qualitativa de pH
Uma pequena fração (3mL) da solução preparada no procedimento anterior foi transferida para um béquer. Mergulhou-se a ponta de um papel tornassol vermelho e de um papel medidor universal de p H na solução, a fim de medir o mesmo. No mesmo béquer foram adicionadas 2 gotas de fenolftaleína. Os resultados observados nos papéis e na solução foram anotados. 
Preparação de 100mL de Solução 0,10 mol/ L HCl 
Calculou-se o volume de ácido clorídrico necessário para preparação da solução. Em seguida, aproximadamente 30 mL de água destilada foram colocadas em um balão volumétrico de 100,00 mL. Transferiu-se o ácido clorídrico concentrado necessário à solução - utilizando uma bureta de 25,00 mL - para o balão volumétrico de 100,00 mL. Então, aos poucos, completou-se o menisco até seu ponto de referência. O balão foi agitado para homogeneizar a solução. 
 Observação qualitativa do pH
Uma pequena fração (3mL) d a solução preparada no Procedimento 3 foi transferida para um béquer. Mergulhou-se a ponta de um papel tornassol azul e de um papel medidor universal de pH na solução, a fim de medir o mesmo. No mesmo béquer foram adicionadas 2 gotas de fenolftaleína. Os resultados observados nos papéis e na solução foram anotados. 
Resultados e discussão
Procedimento 1- Preparação de 250 mL de solução 0,10 mol/L de NaOH 
Cálculos: 
I) 0,1 mol NaOH → 1000 mL (molaridade necessária ao experimento) 
X mol NaOH → 250 mL (molaridade em 250 mL, balão volumétrico 
utilizado) 
X = 0,025mol de NaOH é necessário para preparar a solução 
II) 1 mol NaOH → 40g de NaOH 
0,025 mol NaOH → X g de NaOH 
X = 1g de NaOH deve-se utilizar na preparação da solução 
Estes cálculos foram necessários para descobrir a massa de NaOH utilizada na preparação da solução.
Procedimento 2- Observação qualitativa de pH 
 Após mergulhar o papel tornassol vermelho e o papel medidor universal de pH no 
frasco contendo NaOH, observou-se que: 
 O papel tornassol vermelho alterou sua coloração para azul, indicando, portanto, a 
basicidade do hidróxido de sódio; 
O papel universal, que possui a coloração amarela, alterou sua coloração para um azul intenso, e pela tabela de tonalidades verificou-se que essa coloração corresponde a faixa de pH situada entre 12 e 14, confirmando a basicidade da solução, encontrada no pH teórico. 
A adição de 2 gotas de fenolftaleína tornou a solução rósea, comprovando novamente a basicidade da solução de hidróxido de sódio. 
 Cálculo pH teórico: 
pOH = -log [OH-] 
pOH = -log 0,1 
pOH = 1 
pH = 14 – pOH 
pH = 14 – 1 
pH = 13
Procedimento 3- Preparo de 100mL de solução 0,10 Mol/L de HCl
Cálculos:
36g HCl → 100g solução
0,365g HCl → x x= 1,014g solução
0,1 Mol/L de HCl V=100 mL
C= m/MM:V → 0,1 mol/L= m/36,5: 0,100L m= 0,365
→ d= m/v dHCl=1,18g/mL
V=m/d= 1,014/1,18 v= 0,86 mL
Estes foram os cálculos utilizados para se obter o volume necessário de HCl para preparar a solução, visto que o mesmo é um reagente obtido por meio de uma solução concentrada.
 Procedimento 4 - Observação qualitativa de pH
 Após mergulhar o papel tornassol azul e papel medidor universal de pH no frasco contendo HCl, observou-se que: 
 O papel tornassol azul alterou sua coloração para vermelho, indicando, portanto, a acidez do ácido clorídrico; 
 O papel universal, que possui a coloração amarela, alterou sua coloração para um vermelho, e pela tabela de tonalidades verificou -se que essa color ação cor responde a faixa de pH situada entre 1 e 2, confirmando a acidez da solução, já esperada pelo cálculo do pH teórico. 
 A adição de 2 gotas de fenolftaleína não alterou a coloração da solução, isto é, a mesma permaneceu incolor, indicando um meio ácido. 
 Cálculo do pH teórico: 
[H+] = 0,1 mol/L 
pH = -log [H+] 
pH = - log 0,1 
pH = 1
Conclusão
Como visto, o preparo de soluções é algo muito importante e corriqueiro dentro de um laboratório. Por isso, deve-se saber como realizar esses procedimentos corretamente, desde a medida e pesagem das substâncias até o armazenamento delas em recipientes apropriados, passando por etapas como a transferência quantitativa da solução para o balão volumétrico, a homogeneização da solução e ambientação da vidraria utilizada.
Referências 
Tito/Canto; “Química na abordagem do cotidiano – volume único”; Ed. Moderna. 
Mortimer, Eduard Fleury; Química, volume único: ensino médio/ Eduard Fleury Mortimer, Andréa Horta Machado. São Paulo: Scipione, 2005.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes