Buscar

cpc 26 Acabado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Ciências Aplicadas de Belo Horizonte
Curso de Ciências contábeis
Disciplina: Contabilidade Empresarial
Professora: Aldenir Alves
27 de fev.2018
			 Apolinário Aiceu Alves Chaves-15039	
				
		 Resenha Critica: CPC 26																			O objetivo deste Pronunciamento técnico é definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis , para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades. Nesse cenário , este pronunciamento estabelece requisitos gerais para apresentação das demonstrações contábeis , diretrizes para sua estrutura e os requisitos mínimos para seu conteúdo. Segundo o CPC 26 as demonstrações contábeis devem apresentar apropriadamente a posição financeira , o desempenho financeiro e os fluxos de caixa de uma entidade.																								Este Pronunciamento deve ser aplicado em todas as demonstrações contábeis elaboradas e apresentadas de acordo com os Pronunciamentos , Orientações e Interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis ,orientando a elaboração de Balanço Patrimonial , Demonstração de Resultados , Demonstração de Resultado Abrangente , Demonstrações das Mutações do Patrimônio Liquido , Demonstrações dos Fluxos de Caixa , Demonstrações do Valor Adicionado , se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente , Notas Explicativas.																			O Balanço Patrimonial por vez , deverão deverá conter no mínimo as contas , são essas conhecidas como: Caixa e Equivalentes de Caixa; Clientes e outros Recebíveis ;Estoques; Ativos financeiros ; total de ativos classificados como disponíveis para venda; investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial; Propriedades para investimento; Imobilizado; Intangível; Contas a pagar; Provisões; Obrigações e relativos á tributação; Impostos diferidos ativos e passivos; Capital integralizado , reservas e outras contas que são atribuídas aos proprietários da entidade.
	Além disso, nos balanços patrimoniais deverão aparecer adicionais, como cabeçalho e subtotais, sempre que se fizer presente a necessidade de nomenclatura de contas utilizadas e sua ordem de apresentação ou agregação de itens que possam ser mudados de acordo com a natureza da entidade e suas transações. Deverá ainda, aparecer distinguidos os ativos e passivos, circulantes, e não circulantes. 
	Para ser classificado como ativo circulante, deverá satisfazer alguns critérios; Espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no percurso normal do ciclo operacional da entidade; Espera-se que seja realizado até doze meses após a data do balanço; Ou é caixa ou equivalente de caixa. Todos os demais ativos serão classificados como não circulante. Os ativos não circulantes, incluem ativos tangíveis, intangíveis e ativos financeiros associados a longo prazo e devem ser subdivididos em realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangíveis.
	A empresa classifica seus passivos financeiros como circulante quando a sua liquidação estiver prevista para o período de até doze meses após a data do balanço. O passivo circulante em contrapartida deverá atender as seguintes exigências: Espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade; Deve ser liquidado no período de até doze meses após a data do balanço. Todos os outros passivos serão classificados como não circulantes. O passivo é classificado como não circulante se o credor tiver concordado, até a data do balanço, em proporcionar um período de carência a terminar pelo menos doze meses após a data do balanço.
	A entidade, deste modo, deverá apresentar no balanço patrimonial e nas notas explicativas: Notas adicionais ás contas apresentadas, classificadas de forma adequada ás operações da empresa. As divulgações variam para cada item: Os itens do ativo imobilizado por exemplo, são segregados em classes de acordo com o Pronunciamento técnico CPC 27.
	A Demonstração do resultado do período por sua vez, deve, no mínimo, incluir as seguintes rubricas, obedecidas também as determinações legais como: Receitas; Custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos; Lucro bruto; Despesas com vendas e outros. A demonstração do resultado abrangente por sua vez, deve, no mínimo, incluir os seguintes quesitos: Resultado liquido do período; Cada item embasado em outros resultados abrangentes classificados conforme sua base; parcelas dos outros resultados abrangentes de empresas investidas e reconhecidas por meio do método de equivalência patrimonial e resultado abrangente do período.

Outros materiais