Buscar

interpretação e produção de textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conhecimentos de língua: fonológico, morfológico e sintático; ex.: memorização de determinada palavra (reconhece qdo lê e sabe significado dela). De texto: o leitor tem na sua memória a estrutura, ex.: texto narrativo qdo tem um conto, um romance o leitor sabe indentificar que o texto é uma historia e não um texto opinativo. De mundo: o leitor ativa conhecimento de se mundo social, cultural e os relaciona com o texto lido.
Estratégias de conexão: relacionar o q se lê com os conhecimentos prévio, há 3 tipos de conexão: 1 de texto para texto relação de texto lido com outros textos. 2 de texto para leitor conexão entre o q o leitor lê e os episódios de sua vida. 3 de texto para o mundo conexão entre o texto lido e algum acontecimento global.
Estratégias são procedimentos que abrangem os objetivos da leitura, o planejamento das opções para atingir os objetivos, sua avaliação e possível mudança. Elas envolvem o cognitivo e o metacognitivo. “Existe uma fase na vida chamada puberdade. Todos, meninos e meninas, passam por ela entre os 9 e 12 anos.” (exemplo de texto – leitura cognitiva). Linguagem representa: 1.o mundo objetivo (físico); 2.o mundo social (coletivo, de conversação etc.); 3.o mundo subjetivo (experiência individual). A linguagem organiza-se em discursos, em textos, que se diversificam em gêneros. É por meio dos textos que os mundos representados são construídos. 
Diferentes linguagens: da música, da dança, da pintura, dos surdos-mudos, dos sinais de trânsito, da língua que se fala, entre outras. Linguagem verbal: aquela que utiliza as palavras para estabelecer comunicação. Variação da língua , diferenças regionais, diferenças individuais. Linguagem não verbal: aquela que utiliza outros sinais que não as palavras para estabelecer comunicação. Formal: gesto e apito juiz no jogo. Informal: gesto para xingamento
Texto descritivo: poema, descrição subjetiva a visão de mundo do descritor, descrição mais objetiva é encontrada em textos técnicos e científicos.Texto narrativo: é aquele que serve de estrutura para narrar, contar história seja ela real ou ficcional ex.: romance, conto, crônica, conflito. Argumentação: Intenção de convencer e/ou persuadir o outro sobre a validade de uma tese que compreende uma proposição a ser defendida no desenvolvimento do texto. (afirmação, posicionamento quadro de problematização, formulação de argumentos, conclusão) acadêmico cientifica.
Expositivo: informar ao leitor sobre um dado referente, utilizados em discursos da ciência filosofia e livros didáticos.
Opinião: muito veiculado nas esferas da política e jornalismo, apresenta o ponto de vista do autor sobre o tema. 
Injunção: exprime uma ordem ao interlocutor para executar ou não uma determinada ação.
Didáticos: exercícios, perguntas de provas, e receitas culinárias em que aparece a forma injuntiva. Ex: guias, manuais de instalação, leis, regimentos, regras de jogos. Retextualização: adaptação do texto oral para texto escrito 
Gênero gramática: variação das palavras em masculino e feminino. Gênero linguística: diversidade de textos (bula, poema, conversação) Gênero historia: significa estudos voltados sobre a mulher na sociedade (desigualdade, luta)
Gêneros orais: conversa pública, telefônica, espontânea, reportagem ao vivo, entrevista debate, noticiaria, narrativa, piadas.Gêneros escritos: bilhete, outdoor, carta, noticia, formulário, anuncio, instrução, bula, receita, lei.
Textos: orais e descritivos que fazem parte do contexto social, os quais utilizamos conforme nossas intenções comunicativas, e necessidade de comunicação. Características gênero: assunto; pode ser dito por meio daquele gênero, estilo; as palavras, expressões, frases selecionadas e o modo de organizá-las, formato; estrutura em que cada agrupamento textual é apresentado. Conteúdo temático: característico de um gênero. Ex artigo cientifico. Estilo: modo de dizer, recursos utilizados pelo produtor do texto.
Construção composicional: à forma, à estrutura do texto que se estabelece de acordo com o gênero. Ex. artigo cientifico: Pré-textual: titulo, autoria, currículo e resumo. Textual: introdução, desenvolvimento, conclusão. Pós-textual: titulo, resumo em língua estrangeira, notas e bibliografia.
Narração: gênero romance, conto, crônica e epopeia. Descrição: gênero romance, conto, bula, conversação. Opinativo: gênero carta do leitor, crônica, conversação. Expositivo: gênero bula, enciclopédia, dicionário. Argumentativo: gênero dissertação, tese, artigo cientifico.Suporte Material: revista Gêneros: noticia, reportagem, horóscopo conteúdo: seleção(política da revista) participantes: nível social, formação educacional, faixa etária, sexo. Nível de linguagem: (in)formal, culta e técnica. Discurso jornalítico: gêneros editorial, carta do leitor, notícia, reportagem, suporte material Jornal. Textualidade: conj de características que fazem com que uma sequencia linguística seja um texto, fatores: intencionalidade diz respeito à intenção do produtor de elaborar um texto – seja oral ou escrito –coeso e coerente, de modo a cumprir a função sociocomunicativa, aceitabilidade diz respeito à predisposição do receptor de considerar um texto coeso e coerente e colaborar no processo de produção de sentido. Informatividade as informações veiculadas por meio dos textos escritos ou visuais, como anúncios, artes plásticas, artigos, dentre outros. Situacionalidade diz respeito à adequação do texto à situação sociocomunicativa. Esse fator de textualidade está ligado às expectativas, às crenças e aos objetivos dos agentes envolvidos no processo de interlocução. Intertextualidade Diz respeito aos fatores que fazem tanto a produção quanto a recepção de um texto dependentes do conhecimento que os agentes envolvidos no processo sociocomunicativo têm de outros textos. coesão e coerência relação entre as palavras, entre as orações, entre os períodos, enfim, entre as partes que compõem o texto como um todo. Virgula: usa-se virgula para isolar ou não, que indicam respostas, pode indicar elipse(omissão de um termo).

Outros materiais