Buscar

questionario unidade 2

Prévia do material em texto

Fazer teste: Questionário Unidade II (2017/1) 
Conteúdo
Parte superior do formulário
Sugestões de Tecnologia de Apoio [é aberta numa nova janela] 
Informações do teste
Instruções
	Descrição
	
	Instruções
	ATENÇÃO: este questionário segue as seguintes configurações:
possui número de tentativas ilimitadas;
valida sua frequência e nota na disciplina em questão;
apresenta as justificativas corretas para auxílio em seus estudos – porém, aconselhamos que as consulte como último recurso;
considera nota 0 (zero) para “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas);
possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico) – após essa data não será possível o acesso ao conteúdo, então sugerimos o armazenamento e/ou impressão do mesmo para futuros estudos;
a NÃO realização prevê nota 0 (zero).
	Várias tentativas
	Este teste permite várias tentativas. 
	Forçar conclusão
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente. 
Parte inferior do formulário
Pergunta 1 
A alfabetização ambiental é um processo contínuo de desenvolvimento de competências, habilidades, compreensões e ações, não um processo discreto em que se classificam as pessoas simplesmente como alfabetizadas ou não alfabetizadas. Nesse processo contínuo, Roth (1992, citado pelo EECO, 2000, p. 15-16) definiu três pontos, caracterizados por comportamentos observáveis. Cada ponto representa um aumento do nível de sofisticação no que diz respeito à aprendizagem de comportamentos ambientais. Esses três níveis de alfabetização ambiental descritos por Roth podem servir como diretrizes específicas para a educação não formal planejada para o público em geral. Os três níveis de alfabetização ambiental e seus comportamentos associados são:
	
	a.
	 Alfabetização ambiental organizacional, funcional e operacional.
 
	
	b.
	 Alfabetização ambiental nominal, organizacional e constitucional.
 
	
	c.
	Alfabetização ambiental funcional, constitucional e organizacional.
 
	
	d.
	 Alfabetização ambiental organizacional, constitucional e operacional.
 
	
	e.
	 Alfabetização ambiental nominal, funcional e operacional.
 
0,5 pontos   
Pergunta 2 
A interdisciplinaridade resgata a complexidade inerente à questão ambiental. Ou seja, quando se faz a distribuição do conhecimento humano em compartimentos estanques, promove-se um reducionismo indesejável, que deixa de ressaltar importantes inter-relações características dos fenômenos naturais, dos quais fazem parte as pessoas. Com relação à interdisciplinaridade é correto afirmar que ela:
	
	a.
	Não pretende a unificação dos saberes, mas deseja a abertura de um espaço de mediação entre conhecimentos e articulação de saberes, no qual as disciplinas estejam em situação de mútua coordenação e cooperação, construindo um marco conceitual e metodológico comum para a compreensão de realidades complexas. A meta, neste caso, não é unificar as disciplinas, mas estabelecer conexões entre elas para a construção de novos referenciais conceituais e metodológicos consensuais, promovendo a troca entre os conhecimentos disciplinares e o diálogo dos saberes especializados com os saberes não científicos.
	
	b.
	 Radicaliza a ideia de reacomodação e unificação dos conhecimentos disciplinares, com relativo desaparecimento de cada disciplina. Assim, cada campo especializado do saber envolvido no estudo de certo fenômeno seria fundido em um amplo corpo de conhecimentos universais e não especializados, que poderiam ser aplicados a quaisquer fenômenos. A ideia de um saber comum, unitário, que abarque o conhecimento de toda a realidade é pretensão bastante controversa, pois, de certa forma, repõe a crença em uma razão unitária e em sua capacidade ilimitada de saber tudo sobre o real.
	
	c.
	Diz respeito à situação em que diversas disciplinas, com base em seu quadro teórico-metodológico, colaboram com o estudo ou tratamento de dado fenômeno. Os limites disciplinares são mantidos e não se supõe, necessariamente, a integração conceitual ou metodológica das disciplinas no âmbito de um novo campo do conhecimento. Congressos e simpósios são exemplos de situações em que se lança mão do debate multidisciplinar.
	
	d.
	É uma posição fácil, cômoda e estável, pois exige maneira de conceber o campo da produção de conhecimento buscada no contexto de uma mentalidade disciplinar. Trata-se de um combate ao mesmo tempo externo e interno, no qual a manutenção estável das áreas e das formas de relacionar os conhecimentos corresponde à estruturação de nossa própria maneira de conhecer e nos posicionar perante o conhecimento, ressaltando os condicionamentos históricos que nos constituem.
 
	
	e.
	O conceito de interdisciplinaridade não se aplica à compreensão das complexidades. Segundo Morin et al. (2003), essas complexidades são melhor apreendidas quando despedaçadas e seus objetos são analisados isoladamente, tomando-se o cuidado de articular os saberes fragmentários, reconhecendo assim as relações todo-parte.
 
0,5 pontos   
Pergunta 3 
A interpretação ambiental é uma categoria única de atividades que promovem o aprendizado ambiental. O termo “interpretação” é usado para descrever atividades de comunicação planejadas com o intuito de promover melhorias no aprendizado desenvolvido em parques, zoológicos, museus, aquários e outros locais similares. Com relação à interpretação ambiental, assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	 A interpretação deve associar o tema do programa à personalidade ou experiência dos participantes.
 
	
	b.
	 A interpretação para crianças deve seguir uma abordagem exatamente igual àquela feita para adultos.
 
	
	c.
	 A meta principal da interpretação não é a instrução, mas a provocação.
 
	
	d.
	 Um tema é uma mensagem facilmente compreensível ou uma ideia geral. Toda apresentação interpretativa deve ser organizada ao redor de um tema.
 
	
	e.
	 Informação não é interpretação; interpretação é a revelação baseada em informações.
 
0,5 pontos   
Pergunta 4 
A psicologia ambiental é o ramo da psicologia que vem ganhando muitos adeptos. O alvo dos estudos e elaborações dos psicólogos ambientais é a interação homem-ambiente em escala macro e microambiental. Daí existirem linhas de pesquisa no contexto da psicologia ambiental que visam a incrementar a adoção de comportamentos pró-ambientais, ou seja, comportamentos que tenham como meta a redução de impactos ambientais a curto e longo prazo.
A seguir são apresentados alguns exemplos de comportamentos pró-ambientais, com  exceção do apresentado na alternativa:
	
	a.
	 Fechar a torneira ao escovar os dentes para economizar água.
 
	
	b.
	 Economizar energia elétrica, apagando a luz sempre que possível e aproveitando a luminosidade do sol.
 
	
	c.
	 Efetuar a coleta seletiva de lixo.
 
	
	d.
	 Utilizar papel reciclado sempre que possível.
 
	
	e.
	 Utilizar o carro para ir ao trabalho sozinho, pois o automóvel não causa danos ao ambiente.
 
0,5 pontos   
Pergunta 5 
Hoje, o discurso ambiental permeia os diversos setores da sociedade e é, inclusive, uma das principais causas defendidas por políticos, especialmente em época de eleição. Esse marketing ambiental intensivo certamente movimenta grandes somas de dinheiro anualmente. Assinale a alternativa que melhor ilustra o marketing ambiental.
	
	a.
	.
	
	b.
	.
	
	c.
	.
	
	d.
	.
	
	e.
	.
0,5 pontos   
Pergunta 6 
Na elaboração de programas e atividades em educação ambiental, quais fatores são considerados essenciais?
 
	
	a.
	Relevância do tema que será tratado e classe social do público-alvo. Não se deve selecionar temas desatualizados.
 
	
	b.
	Relação do tema com a educação ambiental sistemática e holística.
 
	
	c.
	 O nível de amadurecimento dos participantes e as característicasdo local onde as atividades serão realizadas.
 
	
	d.
	 O local onde as atividades serão realizadas e a proximidade com a residência dos participantes são os únicos fatores que interferem no sucesso da alfabetização ambiental.
 
	
	e.
	 A interação entre indivíduos de diferentes idades é essencial para que se obtenha sucesso na alfabetização ambiental, portanto, o público-alvo nunca deve ser separado por faixa etária. Além disso, o local onde as atividades serão realizadas deve estar próximo da escola.
 
0,5 pontos   
Pergunta 7 
No contexto da educação ambiental, as propostas pedagógicas devem ser elaboradas visando ao desenvolvimento de práticas sociais comprometidas com o meio ambiente. Conforme Jacobi (2004), o dinamismo da transformação socioambiental que o processo educacional deve acompanhar é favorecido por propostas pedagógicas que procuram centralizar sua atenção nos seguintes aspectos:
	
	a.
	 Conscientização, capacidade de avaliação e participação efetiva dos educandos.
 
	
	b.
	Desenvolvimento de competências, conscientização, capacidade de avaliação, mudança de comportamento e participação efetiva dos educandos.
 
	
	c.
	 Desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação, mudança de comportamento, compreensão do conteúdo e participação efetiva dos educandos.
 
	
	d.
	 Capacidade de avaliação, questionamento, mudança de comportamento e atitude da comunidade.
 
	
	e.
	 Desenvolvimento de competências, conscientização, questionamento, capacidade de avaliação e mudança de comportamento.
 
0,5 pontos   
Pergunta 8 
O Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. O reconhecimento da existência desses variados contextos nacionais e, portanto, da existência de diferentes modos de relacionamento humano-humano e humano-natureza é um passo fundamental para a implementação de programas de Educação Ambiental que efetivamente resultem em melhorias na qualidade de vida da população. Qual das alternativas a seguir explica como o educador ambiental deve agir com relação a essa diversidade?
	
	a.
	 Um mesmo professor que alterne seu turno de trabalho entre uma escola rural e uma escola situada em um grande centro urbano deve utilizar sempre a mesma linguagem, gestos e metodologia. A forma como o docente irá transmitir os conteúdos da aula não deve ser alterada nunca.
 
	
	b.
	 O trabalho do educador ambiental deve se embasar não só no conhecimento das várias dimensões que caracterizam os problemas ambientais em si, mas também na forma com que os atores sociais envolvidos interagem com o ambiente. 
 
	
	c.
	 Compreender que todos são iguais e a forma de abordar um assunto deve ser sempre a mesma independentemente das características socioculturais é um passo fundamental para a implementação de programas de educação ambiental que efetivamente resultem em melhorias na qualidade de vida da população.
 
	
	d.
	 A existência dessa diversidade de contextos socioambientais leva a um dos grandes objetivos a ser atingido pela educação ambiental: o da formação de um método nacional único de ensino inflexível e imutável.
	
	e.
	 Os diversos atores sociais (indivíduos, grupos, segmentos) apresentam características próprias quanto à obtenção e utilização de recursos ambientais. Nesse contexto, o educador ambiental deve assumir o papel de transmissor de informações e definir que ator social está certo e defendê-lo sempre, independentemente dos conflitos de interesses.
0,5 pontos   
Pergunta 9 
O Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. Essa diversidade é denominada:
 
	
	a.
	Ideologismo.
 
	
	b.
	 Multidisciplinaridade.
 
	
	c.
	Individualidade.
 
	
	d.
	 Pluralidade.
 
	
	e.
	 Interdisciplinaridade.
 
0,5 pontos   
Pergunta 10 
Os educadores, de maneira geral, especialmente os educadores ambientais, frequentemente estabelecem uma diferenciação entre educação formal e não formal. Com relação à educação formal, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	 A educação formal seria originada de um sistema socialmente sancionado, no qual os participantes têm de desenvolver múltiplas formas de aprendizado e de competências. A motivação intrínseca inclui desejos ou interesses pessoais do participante. Por exemplo, o participante pode manifestar interesse em determinado tópico ou atividade, ou algum desejo de realização pessoal. Essa é a motivação geralmente associada à educação formal.
	
	b.
	 A educação não formal seria originada de um sistema socialmente sancionado, no qual os participantes têm de desenvolver múltiplas formas de aprendizado e de competências. 
 
	
	c.
	 A educação não formal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo, neste caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Dispensa ambientes específicos. Pode ter lugar em parques, zoológicos, museus etc., que, sem dúvida, também podem servir para o desenvolvimento de atividades de educação formal.
	
	d.
	 A educação não formal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo, neste caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Transcorre em ambientes educacionais específicos, tais como as salas de aula de escolas e universidades, embora também possa se dar em uma viagem de campo ou na sala de reuniões de um hotel.
	
	e.
	A motivação extrínseca se refere a recompensas externas ou a incentivos ao aprendizado, tais como provas, certificados, diplomas, promoções no emprego ou mesmo a aprovação de um grupo. Essa é a principal motivação incorporada pelos sistemas de educação não formal.

Outros materiais