Buscar

Web Desafios Contemporâneos Unidade 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIDADE 2
A Ética e os Direitos Humanos nas Relações de Trabalho
Prof. Dr. Alex Gomes
Desafios Contemporâneos
*
*
CONCEITOS PRINCIPAIS
*
*
CONCEITOS PRINCIPAIS
ÉTICA PROFISSIONAL
“Conjunto de atitudes e valores positivos aplicados ao ambiente de trabalho”. (DARRIEUX, 2015, p.6)
Competência que trata de “uma reflexão sobre o valor das ações sociais, levando em conta tanto o âmbito coletivo quanto individual”. (DARRIEIUX, 2015, p.6)
*
*
CONCEITOS PRINCIPAIS
A ética se fundamenta em três pré-requisitos
*
*
CONCEITOS PRINCIPAIS
Visões específicas da ética no cenário empresarial
*
*
CONCEITOS PRINCIPAIS
VANTAGENS DO CÓDIGO ÉTICA PROFISSIONAL
MAIOR PRODUÇÃO NA EMPRESA POR PARTE DOS COLABORADORES: possibilita conhecer a organização e suas normas.
AMBIENTE DE TRABALHO HARMONIOSO: cria um clima organizacional harmônico.
CONFIANÇA ENTRE FUNCIONÁRIOS E LÍDERES: conhecer a instituição possibilita um clima de maior confiança entre líderes e colaboradores.
*
*
CONCEITOS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS DE UM PROFISSIONAL ÉTICO
HONESTIDADE: realizar o que esperam que realize.
SIGILO: guardar segredo, honrando a confiança.
HUMILDADE: saber que não é detentor de todo conhecimento.
IMPARCIALIDADE: não tomar partido; analisar.
OTIMISMO: acreditar em coisas boas e nas pessoas.
FLEXIBILIDADE: aceitar as mudanças sem sofrer com elas.
INTEGRIDADE: Passar confiança, ser acreditado.
*
*
CONCEITOS PRINCIPAIS
DIREITOS HUMANOS E ÉTICA
Direitos Humanos
“Diz respeito ao direito de todas as pessoas, como o direito à vida, o direito de não ser discriminado, o direito ao trabalho, o acesso à educação, à garantia da dignidade da pessoa humana, de condições de saúde e de bem-estar etc.” (DARRIEUX, 2015, p.15)
“Atualmente violar os direitos humanos pode causar prejuízos materiais (como custos trabalhistas e desvalorização das ações na bolsa de valores) e imateriais (perda de talentos da organização e comprometimento da imagem na sociedade e no mercado) às empresas”. (DARRIEUX, 2015, p.17)
*
*
EM SÍNTESE
Alguns pontos importantes da ética no ambiente de trabalho:
I. É importante sempre saber a missão, a visão e os valores da empresa em que se atua, evitando assim julgar seus colegas de trabalho, seu comportamento ou até mesmo seu desempenho; importante destacar o respeito com seu horário de trabalho sendo pontual e não faltando sem necessidade; tenha também respeito pelos líderes e colegas; faça seu trabalho da melhor maneira possível, fazendo-o com qualidade, competência, zelo e eficiência. (DARRIEUX, 2015, p.11)
*
*
EM SÍNTESE
II. Saiba receber e também dar feedbacks. Quando for fazer alguma crítica a algum colega, garanta que ela será construtiva e evite expô-lo aos outros colegas e líderes falando de forma individual e 	privada. Sempre fale diretamente 	para ele, nunca 	pelas 	costas; defenda e assuma seus pontos de vista, quando sentir que deve fazê-lo, até mesmo quando souber que talvez outras pessoas possam ficar 	desconfortáveis com a situação; trabalho é trabalho, então evite misturar sua vida pessoal com 	ele e não conte sobre sua via particular a todos. 	(DARRIEUX, 2015, p.12)
*
*
EM SÍNTESE
III. Sempre seja profissional e cortês, inclusive 	com 	pessoas que não tenha tanta empatia, 	evitando 	climas ruins, fofocas e atritos desnecessários; 	utilize os equipamentos da empresa apenas com trabalhos ou pedidos da empresa, nunca para fins 	pessoais, inclusive e-mails e impressões; não considere e apresente como sua uma ideia que foi 	tida e/ou realizada por seu colega; muita 	atenção com o que escreve: as palavras vão ao 	vento, porém a escrita fica para sempre; tenha ética 	e seja honesto. (DARRIEUX, 2015, p 11-12)
!
*
*
CONCEITOS PRINCIPAIS
DIREITOS TRABALHISTAS
Revolução Industrial
“A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, promoveu uma reviravolta nas relações de trabalho. O fenômeno teve início na Inglaterra e transformou “trabalho/manufatura” em “emprego”, ou seja, algo muito mais organizado, sistemático e institucionalizado, reforçando que os empregados fossem pagos em troca das horas que dedicassem às empresas. ”. (DARRIEUX, 2015, p.15)
“No final do século XIX, houve uma disponibilização em massa de vagas de emprego nas indústrias, nisso desponta a figura do “operário”, mas sem nenhum tipo de apoio trabalhista ou normas de trabalho estabelecidas e justas. Por motivos como a redução da jornada de trabalho, o direito à greve por melhores condições e extinção do trabalho infantil, criou-se os sindicatos, com a finalidade de reivindicar melhores condições de trabalho. ”. (DARRIEUX, 2015, p.15)
*
*
CONCEITOS PRINCIPAIS
DIREITOS TRABALHISTAS
“Foi a partir desse panorama que surgiram as legislações trabalhistas em todo o mundo. No Brasil, essa legislação foi reconhecida pela Constituição de 1934 e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943”. (DARRIEUX, 2015, p.15)
As leis trabalhistas garantem os direitos fundamentais do individuo e do profissional.
“Os empregadores devem entender e cumprir a legislação trabalhista respeitando itens básicos como o registro em carteira de trabalho, férias remuneradas, pagamento de horas-extras, adicionais de insalubridade e periculosidade e todos os direitos de proteção ao trabalhador”. (DARRIEUX, 2015, p.15)
*
*
CONSIDERAÇÕES FINAIS
*
*
Desafio Unidade 2
*
*
Prof. Dr. Alex Gomes
Bons estudos!
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais