Buscar

AULA 4 LEGISLAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MÓDULO 1 
LEGISLAÇÃO PARA ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO
PROFESSORA: Nayhara Madeira Guimarães 
Graduanda em Farmácia
LEGISLAÇÃO
Portarias 
Constituição Federal 
Decretos
Leis 
Projetos de Leis 
Resoluções Sanitárias 
LEI nº3.820 de 11 de novembro de 1960
Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras Providências.
Art.1 - Ficam criados os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, destinados a zelar pela fiel observância dos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem atividades profissionais farmacêuticas no País.
LEI nº5.991, de 17 de dezembro de 1973. 
Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências
Art. 1º - O controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em todo o território nacional, rege-se por esta Lei.
O comércio de drogas, medicamentos e de insumos farmacêuticos é privativo das empresas e dos estabelecimentos definidos nesta Lei.
LEI nº 6.360, de 23 de setembro de 1976
Dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos, e dá outras providências.
Art.1 - Ficam sujeitos às normas de vigilância sanitária instituídas por esta Lei os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, definidos na Lei número 5.991, de 17 de dezembro de 1973, bem como os produtos de higiene, os cosméticos, perfumes, saneantes domissanitários, produtos destinados à correção estética e outros adiante definidos. 
Art.2 - Somente poderão extrair, produzir, fabricar, transformar, sintetizar, purificar, fracionar, embalar, reembalar, importar, exportar, armazenar ou expedir os produtos de que trata o Art.1 as empresas para tal fim autorizadas pelo Ministério da Saúde e cujos estabelecimentos hajam sido licenciados pelo órgão sanitário das Unidades Federativas em que se localizem.
LEI nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999
Altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e dá outras providências.
LEI nº 13.021, de 8 de agosto 2014
Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. 
Estabelece que: “FARMÁCIA é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientações sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos“.
RESOLUÇÃO CFF nº 586/2013 
Ementa: regula a prescrição farmacêutica e dá outras providencias.
Inclui a prescrição farmacêutica no rol de atribuições do farmacêutico relativas ao cuidado com a saúde, que define como: 
“ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas as cuidado à saúde do paciente, visando a promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e outros problemas de saúde! 
RESOLUÇÃO CFF nº 585/2014
 
Ementa: regulamenta as atribuições clinicas do farmacêutico e dá outras providências. 
Constitui a base legal para atuação clínica do profissional farmacêutico, permitindo a tomada de decisões sobre a melhor intervenção clínica possível para o paciente. 
RDC ANVISA nº 44/2009
Dispõe sobre as boas praticas farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento e dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácia e drogarias e dá outras providencias. 
O ato da prescrição farmacêutica constitui prerrogativa do farmacêutico legalmente habilitado e registrado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição. 
LOCAIS DE ATUAÇÃO DE UM PROFISSIONAL FARMACÊUTICO 
Acupuntura
Análises clínicas: Exames de DNA / fezes/ urina /sangue
Banco de leite humano/ sangue/ sêmen/órgãos
Biologia molecular
Bioquímica clínica 
Citologia clínica
Cosmetologia: indústria de cosméticos
Farmácia clínica
Farmácia de dispensação (Particular ou Pública) 
Farmácia magistral (Manipulação)
Fitoterapia
Toxicologia forense
Saúde pública
Imunogenética e histocompatibilidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais