Buscar

AD2 PRÁTICA DE ENSINO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
		Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Avaliação a Distância (AD2) 1º Sem. 2017
Disciplina: Prática de Ensino 2: Currículo
Coordenador: Professora Therezinha Carlomagno Garcia
	CURSO: LETRAS
	POLO: PIRAÍ
	ALUNO: NELMA ARZAMENDIA DA SILVA 
	MATRÍCULA: 142 131 201 60
	
	DATA: 18 / 04 / 2017
ATENÇÃO:
 Caro aluno (a),
Esta prova (AD2) deve ser enviada online, até o dia 01de maio de 2017. Todas as questões foram retiradas do conteúdo do caderno didático (até a aula nº 14), da bibliografia indicada e do material de estudo das aulas da plataforma. Para tirar qualquer dúvida sobre a AD2 o aluno tem que se comunicar com a tutora presencial, no polo.
 
QUESTÃO I: ESCREVA UM TEXTO sobre:“A importância do PPP (projeto político-pedagógico) para a educação escolar”.
(Valor total: 3 pontos).
 
ATENÇÃO: 
O texto tem que ser legível, com cerca de 12 linhas (cuidado com a pontuação, a ortografia etc.).
Caso faça alguma citação, respeite as normas da ABNT. A citação não pode ter mais do que 8 (oito) linhas, que não serão computadas ao total das 12 (doze) linhas do texto.
Os itens (1, 2 e 3) devem ser considerados no texto.
 1) Organização do tempo escolar 
 2) Segmentos da escola que participam como atores e autores na construção do PPP, e forma de participação destes segmentos.
3) Questões básicas que as escolas tentam responder.
O Projeto Político Pedagógico – PPP tem grande importância na construção do saber, na formação do cidadão, para educação escolar. É através dele que a comunidade escolar se organiza de forma política e pedagógica em ações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.
O PPP estrutura como, quando e de que forma o tempo escolar será administrado. É relevante entender a configuração cultural, social e econômica da comunidade para que o PPP seja desenvolvido de forma satisfatória conforme a realidade em questão.
A escola é o espaço democrático onde a comunidade escolar atua como protagonista e coadjuvante, onde os diversos segmentos escolares devem colaborar de forma participativa na construção do PPP, tendo em comum o enriquecimento na qualidade do processo ensino-aprendizagem. 
A reflexão sobre a formação do indivíduo para a sociedade que almejamos são questões que as escolas intentam responder.
QUESTÃO II: Marque com um X dentro de cada parêntese a opção que completar as proposições (1, 2 e 3), justificando a resposta com outras informações importantes sobre o conteúdo exposto (cerca de três linhas em cada justificativa) (Valor total: 3,0 pontos).
1 – O multiculturalismo representa uma perspectiva advinda das lutas de grupos sociais discriminados e excluídos de uma cidadania plena, que se refere(...)
a - ( ) à disputa por diferentes espaços para os povos europeus e latinos 
b - ( X ) à perspectiva curricular que envolve o espaço disputado por diferentes culturas.
A concepção curricular elege o espaço escolar como local onde deve acontecer a pluralidade cultural que deve ser incentivada e respeitada na construção da cidadania e de uma sociedade livre de preconceitos.
c - ( ) às culturas com base na inter-relação entre os mesmos grupos culturais do ocidente 
d - ( ) ao aspecto conservador que percebe as culturas africanas como discriminadas
2 – A ação docente é sempre uma ação política em que o professor deve se expressar, (...)
a - ( ) concordando com as políticas educacionais que lhes são impostas ou oferecidas
 
b - ( ) discordando das políticas educacionais que lhes são impostas ou oferecidas
 
c - ( ) demonstrando-se alheio às propostas educacionais que lhes são impostas 
d - ( X ) apoiando, contrapondo-se ou demonstrando-se alheio às propostas educacionais
Para o êxito educacional é necessário que o docente posicione-se de forma visionária perante às propostas educacionais apresentadas. O professor deve participar de forma ativa nas ações educacionais que serão formatadas no processo ensino-aprendizagem e na construção do indivíduo e da sociedade em que atua.
3 – As propostas curriculares interdisciplinares priorizam a construção do (...) 
a - ( ) conteúdo escolar específico de cada disciplina
b - ( X ) conhecimento de maneira global e articulada
Nessas propostas curriculares interdisciplinares são abordados temas transversais que tratam de assuntos como ética, pluralidade cultural e orientação sexual, meio ambiente e saúde. Conteúdos assistidos por todos e para todos, respeitando a individualidade de cada comunidade.
c - ( ) conhecimento de forma mecânica e específica
d - ( ) conteúdo de forma desarticulada e particular
QUESTÃO III: Coloque a letra V (VERDADEIRO), ou a letra F (FALSO), dentro dos parênteses, completando cada opção com outras informações pertinentes (Cerca de três linhas em cada informação. Valor total:4 pontos).
a - ( V ) a escola muitas vezes é injusta. 
Podemos entender como injusta, a medida em que a escola enaltece alunos que tenham méritos, desfavorecendo psíquica ou socialmente alunos que não o tenham, ou seja, temos como exemplo os alunos que se comportam “adequadamente” e que recebem elogios enquanto outros que não se enquadrem nessa visão sofrem injustiça, são deixados de lado.
b - ( V ) o complexo temático pode ser definido como uma forma dialógica de planejamento escolar.
Muitos são os caminhos para o saber, que nunca é pleno. O complexo temático é um caminho, uma proposta inclusa no planejamento escolar no processo ensino-aprendizagem, uma forma popular para atingir o objetivo proposto.
c - ( F ) para que os alunos dominem outro universo cultural, os professores têm que usar nas suas aulas uma linguagem desconhecida pelas crianças.
A linguagem utilizada em sala de aula, em qualquer situação, deve ser aquela que faça com que o aluno compreenda a mensagem que o professor deseja transmitir no processo de socialização e ensino-aprendizagem. Dessa forma o educando encontra no educador um parceiro na busca de novos universos culturais.
d - 
 ( F ) o objetivo do Conselho de Classe é de os professores ditarem para a secretária da escola os conceitos alcançados pelos alunos em cada bimestre.O objetivo do Conselho de Classe deve ser de troca ideias, onde professores buscam propostas entre si para atuar de forma satisfatória no processo ensino-aprendizagem, percebendo que o educando é muito mais do que um conceitos impresso, é um cidadão em construção e de responsabilidade do seu educador.
 � HYPERLINK "https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwjzhLSOja7QAhUBE5AKHcGsBygQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Fjacarei.educacaoadventista.org.br%2Fdestaques%2F1%2Fgeral%2F162%2Fconselho-de-classe-fund-ii-e-ens-medio.html&psig=AFQjCNFttSDAVwcL0cEhMcw7G3hiaO8beg&ust=1479414064402424" \n _blank��Colégio Adventista de Jacareí�
� HYPERLINK "https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwius_z_ro3SAhXCiZAKHb7WCoYQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Fwww.wreducacional.com.br%2Fcursos%2Feducacao%2Fprojeto-politico-pedagogico&psig=AFQjCNHmrZZaGSMUf6ceVhme0WDJ6b_tlw&ust=1487085130191690" \n _blank��WR Educacional�
 � HYPERLINK "https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjYo8nIvbXQAhWIGZAKHZU1BeIQjB0IBg&url=https%3A%2F%2Fensaiosdegenero.wordpress.com%2F2012%2F08%2F15%2Fpedagogia-e-celebracao-da-identidade-e-da-diferenca-alguns-pontos-criticos%2F&psig=AFQjCNHspgcz3SqmtQO0YWvVvvrm13LuPg&ust=1479667611569217" \n _blank��Ensaios de Gênero - WordPress.com�

Outros materiais