Buscar

Fordismo informal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um exemplo que podemos citar de trabalho informal em que se aplica a mesma ideia do "fordismo Informal" são os comerciantes do mercado sobre trilhos de Maeklong, na Tailândia, onde os comerciantes quase que em sua totalidade informais, vendem seus produtos sobre os trilhos da linha férrea, e o mercado se estende ao longo da mesma. O que mais chama atenção no local é que a linha esta ativa, e todos os dias cruzam por ali 4(quatro) trens lotados de passageiros e mercadorias, obrigando cada comerciante desmontar sua tenda ao passar do trem, e remontar tudo em seguida. 
Os comerciantes do mercado de Maeklong precisam ser hábeis vendedores para não perderem vendas, já que cada pessoa ali é um cliente em potencial, mas oque define realmente o seu sucesso é a velocidade com que eles montam e desmontam suas tendas. Com seu tempo de trabalho já predefinido, ele precisa vender o máximo possível em um curto período de tempo entre cada trem que cruza por ali, recolher toda a mercadoria, desmontar as tendas, e em seguida refazer tudo novamente, pois com ele também chegam também os clientes que que saltam do vagão ainda em movimento em busca de frutos do mar frescos.
Assim como no “Fordismo informal” o fator mais importante no mercado sobre trilhos de Maeklong é a produtividade, o aproveitamento máximo do tempo, independente das condições insalubres, periculosidade e da falta de garantias trabalhistas.

Outros materiais