Buscar

Resumo Hidroterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo Hidroterapia
A Europa foi precursora quanto à busca científica acerca dos efeitos terapêuticos da água. A primeira publicação sobre os efeitos de banhos terapêuticos foi assinada pelo médico inglês John Flayer, em 1697. A América só despertou seu interesse pelas atividades terapêuticas pela água no início deste século. O primeiro centro desta natureza foi aberto em Boston, nos EUA, em 1903.
A hidrocinesioterapia possui uma longa historia e é tão importante atualmente quanto foi no passado, ela tem crescido cientificamente principalmente nas últimas décadas. Dentre os estados do Brasil que se destacam no trabalho de hidrocinesioterapia, podem ser citados São Paulo, Paraná e o Rio Grande do Sul.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Em muitas culturas, o uso da água foi estreitamente ligado à adoração mística e religiosa da água e ao seu percebido poder de cura. O termo hidroterapia nasceu do grego: hidor = água; therapia = cura. O início do uso de hidroterapia como uma modalidade terapêutica é desconhecido, porém registros que datam antes de 2400 a.C.
 O Homem sugeriu o uso de banhos quentes para a redução da fadiga, para a promoção da cicatrização das feridas e para o combate da depressão e da melancolia. Os gregos desenvolveram centros próximos a nascentes e rios, utilizando-os para banhos e recreações. Os banhos eram centros onde se realiza a atividade intelectual, recreacionais e de saúde e higiene.
Os pioneiros da hidrocinesioterapia foram Sir John Floyer, que escreveu um tratado em 1697: “Um inquérito sobre a utilização correta e o abuso dos banhos quentes, frios e temperados”. A terapia natural raramente era levada em consideração. O professor Winterwitz de Viena dedicou sua vida ao estudo científico da prática hídrica e deu uma base de sustentação precisa para a hidroterapia moderna.
Atualmente, a popularidade e o valor crescente da hidroterapia parecem ser salientados por um aumento da pesquisa em muitos aspectos diferentes da água, como o estudo da fisiologia dos exercícios aquáticos, e assim por diante.

Outros materiais