Buscar

Gabarito AD1 comportamento do consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância (2018/1º)
Disciplina: Comportamento do consumidor
Coordenador: Ana Cláudia Azevedo Peixoto
A área de marketing tem uma abordagem muito peculiar para o consumo: é uma troca e um relacionamento, algo mais que a transação. O que se diz sobre a transação?(Aula 1)
R. O argumento é que o foco em transação diz muito sobre o interesse dos que ofertam, sobre suas necessidades operacionais, mas muito pouco sobre os consumidores, sobre seus reais desejos e necessidades, e tudo o que o produto e a experiência de compra/consumo significa para eles. A troca é utilitariamente vista como a interação entre uma parte que procura algo que lhe é útil, o comprador, e outra parte, o vendedor, que precisa de algo que lhe é de muito valor, os recursos monetários. É uma abordagem pontual, sem localização no tempo e no espaço, sem considerar aspectos subjetivos. A meta é vender. Nesse contexto, desenvolve-se o chamado marketing de transação, que tem como princípio o direcionamento dos esforços de marketing para a criação de trocas, fazendo com que as pessoas comprem.
Caracterize a tomada de decisão Limitada (dissonância cognitiva reduzida)(Aula 2)
R. Na decisão limitada ou comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida, o envolvimento do indivíduo tende a ser moderado. Ou seja, há grande possibilidade de que o comprador incorra em mais riscos do que apenas funcional ou financeiro. Há comparação de preço e produto, mas o gasto de tempo e dinheiro é bem menor em relação à decisão extensiva. Normalmente o comprador vê pouca diferença entre as marcas do produto pesquisado. Por se tratar de um produto não tão caro e de compra não tão frequente, o tomador de decisão irá pesquisar sobre ele, mas por fim acabará comprando com relativa rapidez devido ao preço ou à conveniência.
Caracterize o nível Afetivo-social da pirâmide de Maslow (Aula 3)
R. Necessidades sociais, 3ª fase da pirâmide: aquelas relacionadas a amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube. Também tem a ver com: bom clima de convivência, respeito, aceitação, interação com colegas, superiores e clientes, etc.
Na Aula 4, diz-se que existem dois tipos de motivos: os racionais e os emocionais. Explique.
R. A literatura também ilustra que existem dois tipos de motivos: os racionais e os emocionais. Motivos racionais são aqueles nos quais o consumidor se comporta de modo racional, considerando cuidadosamente todas as alternativas e escolhendo as que lhe dão utilidade máxima. Os motivos emocionais são aqueles que implicam a seleção de objetivos de acordo com critérios pessoais. É importante salientar que nem sempre um motivo que parece ser racional para um consumidor será também para outro consumidor. Cada um busca a maximização de sua satisfação e, obviamente, a avaliação da satisfação é um processo muito pessoal.
Na aula 5, diz-se que os profissionais de marketing acreditam que a personalidade atua de forma a influenciar os tipos e as marcas de produtos adquiridos. Explique.
R. A personalidade pode influenciar não só na escolha de produtos e marcas, mas também possivelmente nas respostas dos consumidores aos esforços promocionais, bem como na forma como consomem produtos e serviços específicos, quando, onde e quando consomem.

Outros materiais