Buscar

Caso clínico Patologia Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO
FISIOLOGIA VETERINÁRIA E PATOLOGIA GERAL
ACADÊMICA: PATRICIA COSTA DE OLIVEIRA
TURMA: 3M2
DATA: 21/11/2017
1) A-> Os exames bioquímicos alterados foram Alanina transaminase(ALT), Fosfatase alcalina(FA), Ureia, Creatinina, a Albumina apresentou valores baixos. Diagnóstico complementar de bilirrubina direta com valor acima para o padrão da espécie.
Fatores etiológicos que podem ter influenciado seriam uma dieta alta em proteína, lesão hepato-celular, síndrome hepato-renal.
B-> O nível de albumina plasmática estava baixo, e como ela é sintetizada pelo fígado, a duração de vida no sangue da albumina é de cerca de 20 dias, sendo o principal agente da osmolaridade sanguínea e transportador de ácidos graxos livres, Aa, metais, cálcio, hormônios e bilirrubina. 
Paciente veio a óbito pois não foi capaz de sintetizar e detoxificar todos os medicamentos pelo fígado, por uma provável lesão no figado. Mas como apresentou níveis de bilirrubina direta elevados, pode ser uma obstrução no canal biliar. 
C-> Visível necrose por isquemia ou coagulação no fígado que é uma glândula anfícrina e intestino grosso que é onde a água é reabsorvida.
Com a necropsia podemos correlacionar as alterações macroscópicas com exames bioquímicos e termos diagnósticos mais precisos.
2) A-> Nas fotos observa-se inapetência, prurido, lacrimejamento, edema de barbela. Com a evolução da doença, ocorre o “quebramento de orelhas”, poliúria, icterícia, enfraquecimento, desidratação, enrugamento e formação de crostas em grandes partes da pele.
B-> A icterícia é causada por que afeta o fígado do animal, onde a bilirrubina é conjugada. Assim o pigmento se acumula no sangue. Neste caso pode ser, hepatocelular ou obstrutiva. 
C-> Se dá através da ingestão do agente biológico P. chartarum, um fungo presente em algumas plantas e forragens. Causará uma série de danos nos hepatócitos, que consequentemente deixaram de realizar suas funções. Como por exemplo, a queda na síntese de proteínas do sangue, induzindo a edemas pela baixa pressão oncótica.
D-> O tratamento da fotossensibilização deve proceder inicialmente na retirada dos animais acometidos do sol, colocando-os em lugares cobertos. Administrar protetores hepáticos, anti-histamínicos e hidratantes, em bovinos e ovinos. Pomadas antissépticas e cicatrizantes podem ser passadas nas lesões. 
Após a cura dos animais investir em melhores pastagens.

Outros materiais