Buscar

Jurisdição Caso Concreto 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto 04
O deputado federal Alfredo Rodrigues apresentou projeto de lei prevendo o estabelecimento de penas de prisão perpétua e de trabalhos forçados para os condenados pela prática de crimes considerados hediondos pela legislação brasileira. Outro deputado, Silmar Correa, decide consultá-lo(a) acerca da possibilidade de questionar perante o Poder Judiciário uma suposta inconstitucionalidade do referido projeto de lei antes mesmo que ele venha a ser submetido a votação pelo Congresso Nacional. Como deverá ser respondida a consulta? 
No Brasil, é praticado, em reduzidíssima escala, um controle preventivo da constitucionalidade, de natureza política, através dos pareceres das comissões de constituição e justiça das Casas Legislativas, emitidos sobre os projetos de leis apresentados, bem assim pelos Chefes do Executivo das três esferas políticas da Federação (Presidente, Governadores e Prefeitos), por meio do veto jurídico constitucional aposto a projetos de leis, por motivo de inconstitucionalidade.
Como Dirley da Cunha Junior esboça em seu livro que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal tem recusado controle judicial preventivo em sede abstrata e admitido, excepcionalmente, o controle preventivo in concreto, em face de mandado de segurança impetrado por parlamentar para a defesa de suas prerrogativas em decorrência de proposta inconstitucional, sendo o ocorrido no caso concreto, pois a norma é inconstitucional pois fere os Direitos e Garantias Fundamentais, conforme art. 60, § 4º, assim o remédio será o MS impetrado por outro membro do Congresso Nacional, devendo ser julgado antes do projeto ser convertido em lei. Se o projeto de lei chegar a ser aprovado terá que impetrar uma ADIN.
R: O deputado senhor correo poderá exercer o controle de constitucionallidade preventivo, impetrando mandado de segurança, por esta o projeto de lei violando o processo legislativo e as normas constitucionais.
Jurisprudência
I. Emenda constitucional: limitações materiais ("cláusulas pétreas); controle jurisdicional preventivo (excepcionalidade); a proposta de reforma previdenciária (PEC 33-I), a forma federativa de Estado (CF, art. 60, § 1º) e os direitos adquiridos (CF, art. 60, § 4º, IV, c/c art. 5º, 36): alcance das cláusulas invocadas: razões do indeferimento da liminar. II. Mandado de segurança: pedido de liminar: possibilidade de sua submissão ao Plenário pelo relator, atendendo a relevância da matéria e a gravidade das conseqüências possíveis da decisão.
(STF - MS: 23047 DF, Relator: Min. SEPÚLVEDA PERTENCE, Data de Julgamento: 11/02/1998, Tribunal Pleno, Data de Publicação: DJ 14-11-2003 PP-00014 EMENT VOL-02132-13 PP-02552)

Outros materiais