Buscar

unidade1

Prévia do material em texto

Secao 1
Quando trabalhamos com problemas envolvendo fluidos é extremamente importante reconhecer os tipos de forças que podem agir sobre uma partícula.
Sobre os tipos de forças que agem sobre uma partícula assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As forças de superfície são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de campo são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético. 
b. As forças de contato são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de gravidade são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético.
c. As forças de contato são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de superfície são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético.
d. As forças de volume são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de campo são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético.
e. As forças de superfície são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de contato são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético.
a. As forças de contato são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de superfície são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético.
Errada, forças de superfície não são geradas por um campo, elas são forças que atuam sobre um elemento de superfície interno ou externo de um corpo material.
 
b. As forças de superfície são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de contato são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético.
Errada, as forças de contato são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de superfície não são geradas por um campo, elas são forças que atuam sobre um elemento de superfície interno ou externo de um corpo material.
 
c. As forças de volume são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de campo são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético.
Errada, as forças de volume são forças de longo alcance, não precisam do contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida. 
 
d. As forças de contato são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de gravidade são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético.
Errada, forças de superfície (pressão, atrito) é que são geradas pelo contato com outras partículas ou com superfícies sólidas e a força da gravidade é gerada apenas pelo campo gravitacional.
 
e. As forças de superfície são geradas pelo contato da partícula com outras partículas ou com uma superfície sólida e as forças de campo são geradas por um campo, como por exemplo, os campos gravitacional e eletromagnético.
Correta.
A lei de Newton da Viscosidade diz que a tensão de cisalhamento é proporcional ao gradiente de velocidade e a constante de proporcionalidade é a viscosidade dinâmica.
“A viscosidade dinâmica, que é uma propriedade do fluido, é uma medida da ____________ do fluido de se movimentar, correspondendo ao ____________ interno gerado nos fluidos devido a interações intermoleculares, sendo em geral uma função da ____________.”
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
Escolha uma:
a. resistência, atrito, temperatura. 
b. facilidade, atrito, pressão.
c. resistência, atrito, pressão.
d. facilidade, calor, temperatura.
e. resistência, calor, temperatura.
A Mecânica dos Fluidos é a ciência que estuda os fluidos em repouso e em movimento, por esse motivo é imprescindível conhecer a definição de fluido.
Sobre a definição de fluido assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Fluido é definido como sendo uma substância capaz de escoar e que não tem forma própria, característica apenas dos líquidos.
b. Fluido é definido como sendo uma substância capaz de escoar e que tem forma própria, característica dos líquidos e gases.
c. Fluido é definido como sendo uma substância capaz de escoar e que não tem forma própria, característica dos líquidos e gases. 
d. Fluido é definido como sendo uma substância capaz de escoar e que tem forma própria, característica apenas dos líquidos.
e. Fluido é definido como sendo uma substância capaz de escoar e que não tem forma própria, característica apenas dos gases.
Com a finalidade de reduzir o atrito entre duas placas planas paralelas, um óleo com viscosidade dinâmica igual à 0.027  é aplicado entre elas. As placas estão situadas a 1,5 mm de distância uma da outra e a placa superior move-se com velocidade de 7,2 km/h, enquanto a placa inferior está imóvel. Determinar a tensão de cisalhamento aproximada que agirá sobre o óleo.
Com base no texto assinale a alternativa correta.
Resposta: 36 N/m²
m reservatório graduado contém 500 ml de um líquido que pesa 6 N. Determine o peso específico , a massa específica  e a densidade relativa  desse líquido. 
Para aos cálculos adote g = 9,8  .                          
Com base no texto assinale a alternativa correta.               
Escolha uma:
a. Peso específico = 1200 , massa específica = 122,5  e densidade relativa = 0,12.
b. Peso específico = 12000 , massa específica = 1224,5  e densidade relativa = 1,22. 
c. Peso específico = 1200 , massa específica = 1224,5  e densidade relativa = 0,12.
d. Peso específico = 12000 , massa específica = 122,5  e densidade relativa = 1,22.
e. Peso específico = 12 , massa específica = 1,22  e densidade relativa = 0,12.
Tem-se que os fluidos são caracterizados pelas suas propriedades. Por exemplo, sabe-se que o ar frio é mais denso que o ar quente e que a água é muito menos viscosa que um óleo lubrificante. Portanto, podemos ter a mesma situação prática envolvendo dois fluidos diferentes, o que nos levará a diferentes soluções para o mesmo problema.
Analise as afirmações abaixo:
I. Massa específica é definida como a quantidade de massa de fluido por unidade de volume.
II. Peso específico é definido como a força, por unidade de volume, exercida sobre uma massa específica submetida a uma aceleração gravitacional.
III. A viscosidade cinemática é obtida a partir da relação da viscosidade dinâmica com a massa específica.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Em I, II e III 
b. Apenas em I
c. Apenas em II e III
d. Apenas em I e II
e. Apenas em I e III
Seção 2
A lei de Pascal é largamente utilizada em problemas que envolvem sistemas que transmitem e amplificam uma força, através da pressão aplicada em uma área, como por exemplo, em uma prensa hidráulica para conformação de metais, em um sistema de freio hidráulico, em servomecanismos, etc.
Sobre a Lei de Pascal é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Quando uma força é aplicada em um fluido ideal em equilíbrio, a pressão causada por essa força é a mesma em todos os pontos do fluido. 
b. Quando uma força é aplicada em um fluido ideal em equilíbrio, a pressão causada por essa força é maior nos pontos localizados no fundo do recipiente que o contém.
c. Quando uma força é aplicada em um fluido ideal em equilíbrio, a pressão causada por essa força é maior nos pontos localizados nas laterais do recipiente que o contém.
d. Quando uma força é aplicada em um fluido ideal em equilíbrio, a pressão causada por essa força é maior nos pontos localizados no centro do recipiente que o contém.
e. Quando uma força é aplicada em um fluido ideal em equilíbrio, a pressão causada por essa força é maior nos pontos localizadosna superfície do recipiente que o contém.
Tem-se que, se o fluido está em repouso, não existe movimento relativo entre suas partículas, ou seja, não existe tensão tangencial (ou de cisalhamento) atuando no interior de um fluido em repouso. Portanto, a única tensão presente neste caso é a tensão normal, também chamada de pressão.
A respeito da tensão normal, ou pressão, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Pressão é a razão entre a força normal aplicada em uma superfície (em newtons) e a área dessa superfície (em metros quadrados). Aumenta na razão direta da força e aumenta na razão inversa da área. 
b. Pressão é a razão entre a força normal aplicada em uma superfície (em newtons) e a área dessa superfície (em metros quadrados). Aumenta na razão inversa da força e aumenta na razão inversa da área.
c. Pressão é a razão entre a força normal aplicada em uma superfície (em newtons) e a área dessa superfície (em metros quadrados). Aumenta na razão direta da força e diminui na razão inversa da área.
d. Pressão é a razão entre a força normal aplicada em uma superfície (em newtons) e a área dessa superfície (em metros quadrados). Aumenta na razão direta da força e aumenta na razão direta da área.
e. Pressão é a razão entre a força normal aplicada em uma superfície (em newtons) e a área dessa superfície (em metros quadrados). Aumenta na razão inversa da força e aumenta na razão direta da área.
É intuitivo que a pressão em um fluido em repouso varia com a profundidade e o teorema de Stevin dita como é dada essa variação de pressão.
O teorema de Stevin diz que:
Escolha uma:
a. A pressão num líquido em repouso diminui proporcionalmente à profundidade, sendo a constante de proporcionalidade igual à massa específica do fluido.
b. A pressão num líquido em repouso diminui proporcionalmente à profundidade, sendo a constante de proporcionalidade igual ao peso específico do fluido.
c. A pressão num líquido em repouso aumenta proporcionalmente à profundidade, sendo a constante de proporcionalidade igual ao peso do fluido.
d. A pressão num líquido em repouso aumenta proporcionalmente à profundidade, sendo a constante de proporcionalidade igual à massa específica do fluido.
e. A pressão num líquido em repouso aumenta proporcionalmente à profundidade, sendo a constante de proporcionalidade igual ao peso específico do fluido. 
Uma força F de 850 N é aplicada ao pistão menor de um elevador hidráulico ilustrado na figura abaixo. A área a do pistão menor é de 15 cm2 e a área do pistão maior é de 150 . O fluido utilizado no elevador hidráulico é água (). Que massa m deve ser colocada no pistão maior para manter ambos os pistões no mesmo nível? Para seus cálculos adote g = 10 .
 
Com base no texto assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. m = 8,5 kg 
b. m = 850 kg 
c. m = 8500 kg
d. m = 85 kg
e. Não é possível manter ambos os pistões no mesmo nível.
Pa=pb
fa/Aa=fbAb
15cm^2 = 15.10^-4m^2 e  150 cm^2 = 150.10^-4 m^2 
850/15.10^-4 = m.g(10)/15.10^-3
m=850.15.10^-3/15.10^-4.10 
m=850 kg
No manômetro da figura abaixo, o fluido no reservatório A é a água e o fluido manométrico é o mercúrio. Qual é a pressão manométrica pA?
Dados: 
 
Com base no texto assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. pA = 12,15 kPa
b. pA = 14,77 kPa
c. pA = 10,38 kPa 
d. pA = 8,26 kPa
e. pA = 16,29 kPa
HCD=0.10-0.02=0.08M 
PA+YH20*HAB=Patm+YHG*HCD 
PA+10000*0,05=101,3+136000*0,08 
PA+500=10888 
PA=10888-500 
PA=10388 
PA=10388/1000 
PA=10,38K 
correto 
pA = 10,38 kPa Correto
Levando em consideração que a água seja 10000N/m^3  a resposta é PA 10,38 Kpa
HCD=0.10-0.02=0.08M 
PA+YH20*HAB=Patm+YHG*HCD 
PA+10000*0,05=101,3+136000*0,08 
PA+500=10888 
PA=10888-500 
PA=10388 
PA=10388/1000 
PA=10,38K
HCD=0.10-0.02=0.08M
PA+YH20*HAB=Patm+YHG*HCD
PA+10000*0,05=101,3+136000*0,08
PA+500=10888
PA=10888-500 
PA=10388
PA=10388/1000
pA = 10,38 kPa
No estudo da mecânica dos fluidos é muito importante conhecer os níveis de pressão de referência utilizados nos problemas de engenharia. Esse referencial pode ser o vácuo absoluto ou a pressão atmosférica local. Dependendo de qual for essa referência, a pressão recebe um nome específico.
Analise as informações a seguir:
I. Se o nível de referência utilizado for o vácuo, temos uma pressão absoluta.
II. Se o nível de referência utilizado for a pressão atmosférica, temos uma pressão efetiva.
III. Se a pressão efetiva for negativa, ou seja, caso a pressão medida for menor que a pressão absoluta, chamamos essa pressão de vacuométrica.
IV. Se a pressão efetiva for positiva, ou seja, caso a pressão medida for maior que a pressão atmosférica, chamamos essa pressão de manométrica.
É correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. Somente em II e III
b. Somente em I, II e III
c. Somente em I, II e IV 
d. Somente em I e II
e. Em I, II, III e IV.
Seção 3
Lagrange inventou um método de análise que acompanha a trajetória de uma única partícula de fluido ao longo do escoamento.
“Esse método é utilizado quando escolhemos um sistema, que é definido como uma região no espaço com uma quantidade de __________, como objeto de estudo. Tem-se que o sistema é delimitado por uma fronteira, através da qual __________ fluxo de massa, sendo que o volume do sistema __________ variar.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a. massa fixa, não há, não pode
b. massa fixa, não há, pode 
c. massa variável, há, não pode
d. volume variável, há, não pode
e. volume fixo, há, pode
Para o estudo da Cinemática dos Fluidos, precisamos saber como analisar o comportamento de um escoamento fluido.
“Esse método é utilizado quando escolhemos um volume de controle, que é uma quantidade de volume, ou região do espaço, através da qual há fluxo de massa, como objeto de estudo. Portanto, nesse método, as propriedades do campo de escoamento são descritas como sendo uma função das coordenadas espaciais e do tempo.”
Assinale a alternativa que apresenta o método de análise ao qual o trecho se refere.
Escolha uma:
a. Método Unidimensional
b. Método de Euler 
c. Métodos de Pascal
d. Método de Reynolds
e. Métodos de Lagrange
Para definir os limites de transição entre os regimes de escoamento, utilizamos o mais importante número adimensional de toda mecânica dos fluidos: o número de Reynolds, dado por . Para um escoamento interno, dentro de uma tubulação com diâmetro D, o número de Reynolds  é definido como:
Assinale a alternativa correta.
Resposta: ReD= Rô x Vm x D / u
Qual é a vazão volumétrica (Q) de um escoamento com velocidade média de 10 m/s através de uma tubulação de diâmetro igual a 10 cm?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Q = 0,78 
b. Q = 78,5 l/s 
c. Q = 1 .
d. Q = 100 
e. Q = 3,14 
Um líquido de massa específica 1000 kg/m3 e viscosidade dinâmica 1x10-3 N.s/m2 escoa com velocidade se 0,1 m/s por uma tubulação de 10 cm de diâmetro.
Sobre esse escoamento assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O escoamento é transicional.
b. O escoamento é invíscido.
c. O escoamento é laminar.
d. O escoamento é turbulento. 
e. O escoamento é compressível.
Qual o tempo necessário, em minutos, para o enchimento completo de um reservatório com capacidade de 3000 litros considerando uma vazão de 0,03 ?
Com base no texto assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. 2,45 minutos.
b. 1,67 minutos. 
c. 0,89 minutos.
d. 4,78 minutos.
e. 3,32 minutos.
Avaliaçao da unidade
Uma força  de 850 N é aplicada no cilindro menor de um elevador hidráulico. A área do pistão menor é de , a área do pistão maior é de  e o fluido de trabalho é a água (). Que força está sendo aplicada no pistão maior se ele está 75 cm abaixo do pistão menor? Para os cálculos, utilize .Com base no texto assinale a alternativa correta.                                                 
Escolha uma:
a. A força  aplicada é de aproximadamente 9130 N.
b. A força  aplicada é de aproximadamente 6590 N.
c. A força  aplicada é de aproximadamente 5670 N.
d. A força  aplicada é de aproximadamente 8610 N. 
e. A força  aplicada é de aproximadamente 7240 N.
O Venturi é um tubo convergente/divergente, como é mostrado na figura. Determinar a velocidade na seção mínima (garganta) de área , se na seção de entrada de área  a velocidade é 2 m/s. O fluido é incompressível.                                                                                                            
 
Com base no texto assinale a alternativa correta.                                       
Escolha uma:
a. 4 m/s.
b. 2 m/s.
c. 10 m/s.
d. 8 m/s. 
e. 6 m/s.
Um cilindro de massa 5 kg escorrega com velocidade constante de 2 m/s em um tubo vertical cuja superfície interna está coberta por uma camada de óleo de espessura 0,1 mm. Se o diâmetro e altura do cilindro são respectivamente D = 30 cm e L = 40 cm, determine a viscosidade do óleo.
 
Com base no texto assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. 
b.  0,0065 N.s/ m²
 c. 
d. 
e. 
Determine a diferença de pressão entre os reservatórios A e B mostrados na figura.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
 
DADOS:                                        
 
Com base no texto assinale a alternativa correta.                  
Escolha uma:
a. 
b. 
c.  PA– PB = 8901 Pa
d. 
e. 
Determine a velocidade média do escoamento, a partir de um diagrama de velocidades dado por uma função quadrática: . Supor que a área da seção transversal ao escoamento é dada por .                                                                                                                                
Com base no texto assinale a alternativa correta.                                   
Escolha uma:
a.  15 x H – h²/3
b. 
c. 
d. 
e.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes